Análise diagnóstica da formação: um estudo de caso exploratório numa organização empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carla Sofia Morais
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/44178
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
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spelling Análise diagnóstica da formação: um estudo de caso exploratório numa organização empresarialTraining diagnostic analysis: an exploratory case study in a business organizationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)A formação tem vindo a ser entendida como um processo individual de apropriação de conhecimentos e competências seguindo uma lógica compensatória de reciclagem e de terapia individual assistida por um diagnóstico prévio. Esse diagnóstico, comumente designado de análise de necessidades de formação, tem vindo a assumir-se como uma etapa decisiva na formatação das estruturas, dos processos e das práticas de formação uma vez que, supostamente, sustenta toda a conceção, gestão e avaliação da formação. Subjacente a este entendimento, está uma conceção de formação que deriva de uma perspetiva positivista/objetivista de cariz tecnicista e instrumental onde as necessidades humanas se tornam os critérios de base de aferição e colmatação de problemas relacionados com a dimensão técnica do trabalho. A racionalidade tecnocrática e economicista aposta na produção de indivíduos tecnicamente qualificados para o posto de trabalho, excluindo do campo de análise dimensões relacionais, individuais e contextuais, centrais na identificação dessas “necessidades”, digamos problemas e expetativas das pessoas, por elas identificados, e que podem não corresponder aos problemas das organizações. Daí que se tenha vindo a defender que a deteção de necessidades adquira um caráter mais humanista, defendendo-se a participação e implicação dos formandos-trabalhadores (ou vice-versa) em todo o processo formativo, começando pela fase do diagnóstico. A participação e implicação possíveis reduzem-se, muitas vezes, a uma “negociação de necessidades” para a resolução de problemas detetados em contexto de trabalho. Aqui se afirma uma estratégia que legitima os poderes organizacionais instituídos, daqui se excluem interesses, desejos, expetativas e objetivos pessoais, sociais, relacionais. O mundo do trabalho sobrepõe-se à vida das pessoas, na sua durée. Partindo desta ideia, neste trabalho atrevemo-nos a substituir a expressão “análise de necessidades de formação”, e os contornos concetuais que a enformam, pela noção de “análise diagnóstica da formação”. Este exercício obriga-nos a imprimir abrangência à análise, uma análise que se pretende crítica e fundamentada. Neste trabalho de investigação/intervenção, procurou-se perceber quais as conceções e perspetivas subjacentes à empresa no que diz respeito à formação, bem como compreender o alicerce da análise de necessidades, mas sobretudo, procurou-se entender o que está intrínseco à formação e que é muitas vezes esquecido, o ser humano, os valores, a comunicação, as suas vontades, a sua comunidade, o seu trajeto formativo, as suas opções de vida, no trabalho e para lá do trabalho.Training has been understood as an individual process of knowledge and skills appropriation following a recycling and individual assisted therapy compensatory logic for a previous diagnosis. This diagnosis, commonly referred as training needs analysis, has been assuming itself has as a decisive step in shaping the structures, processes and training practices as it supposedly supports all the design, management and evaluation of training. Underlying this understanding, it is a training conception that derives from a perspective positivist/objectivist of technicist and instrumental nature where human needs become the basis of measurement criteria and problems clogging related to the technical dimension of work. The technocratic and economistic rationality bets in the production of technically qualified individuals for the job, excluding from the field of analysis relational, contextual and individual dimensions, central in identifying these "needs", let´s say problems and expectations of the people, identified by them, and which may not correspond to the problems of organizations. Hence, it has been advocated that the detecting of needs should get a more humanistic character, advocating the participation and involvement of students-workers (or vice versa) throughout all the training process, starting with the stage of diagnosis. The participation and possible implication are reduced, often to a "needs negotiation" to solve detected problems in the workplace. Here it is stated a strategy that legitimizes the established organizational powers, from here interests are excluded, desires, expectations and personal, social, relational goals. The world of work overlaps the lives of people in its durée. Starting from this idea, in this work we dare to replace the term "analysis of training needs", and the conceptual contours that shape it, through the the notion of "diagnostic analysis of the training." This exercise requires us to give comprehensiveness to the analysis, an analysis that is to be critical and reasoned. In this work of research / intervention, it was tried to understand witch conceptions and perspectives used by the company in the training process and understand the foundation of needs analysis, but above all, it was tried to understand what is intrinsic to the training and that is often overlooked, the human being, the values, the communication, their will, their community, their formative path, their life choices, at work and beyond work.Rocha, M. 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