Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Regina Maria da Cruz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/6985
Resumo: O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte é relativa à dimensão reflexiva e remete para as experiências vivenciadas nos contextos de prática de ensino supervisionada de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta é apresentada uma reflexão fundamentada com as aprendizagens mais importantes. A segunda parte é referente à dimensão investigativa, na qual é apresentado um estudo de carácter qualitativo realizado no contexto da Prática Pedagógica do 1.º Ciclo do Ensino Básico I com uma turma de 1.º ano de escolaridade que incide na área da matemática. Este estudo pretendeu analisar as estratégias utilizadas por estes alunos na resolução de problemas matemáticos, bem como evidenciar as dificuldades apresentadas pelos mesmos. Para isso, foi proposto aos alunos a resolução de três problemas utilizando os conhecimentos que já tinham adquirido. Os dados foram recolhidos através das produções escritas, da observação e das gravações audiovisuais das apresentações orais dos alunos. Desta forma percebeu-se a resolução com recurso preferencial do desenho, as estratégias que escolheram, como as aplicaram, bem como as suas dificuldades, nomeadamente, ao nível da compreensão e/ou interpretação do enunciado, na compreensão e utilização dos conteúdos matemáticos, na aplicação das estratégias e falta de conhecimento das bases para apresentar o problema matematicamente.
id RCAP_1ad5bd5199b5ad3a4a9a707ffc196172
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6985
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º anoEducação Pré-EscolarEnsino básico do 1º cicloMatemáticaEnsino da matemáticaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte é relativa à dimensão reflexiva e remete para as experiências vivenciadas nos contextos de prática de ensino supervisionada de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta é apresentada uma reflexão fundamentada com as aprendizagens mais importantes. A segunda parte é referente à dimensão investigativa, na qual é apresentado um estudo de carácter qualitativo realizado no contexto da Prática Pedagógica do 1.º Ciclo do Ensino Básico I com uma turma de 1.º ano de escolaridade que incide na área da matemática. Este estudo pretendeu analisar as estratégias utilizadas por estes alunos na resolução de problemas matemáticos, bem como evidenciar as dificuldades apresentadas pelos mesmos. Para isso, foi proposto aos alunos a resolução de três problemas utilizando os conhecimentos que já tinham adquirido. Os dados foram recolhidos através das produções escritas, da observação e das gravações audiovisuais das apresentações orais dos alunos. Desta forma percebeu-se a resolução com recurso preferencial do desenho, as estratégias que escolheram, como as aplicaram, bem como as suas dificuldades, nomeadamente, ao nível da compreensão e/ou interpretação do enunciado, na compreensão e utilização dos conteúdos matemáticos, na aplicação das estratégias e falta de conhecimento das bases para apresentar o problema matematicamente.Barata, Clarinda Luisa FerreiraIC-OnlineSilva, Regina Maria da Cruz2022-04-13T12:58:18Z2022-02-252022-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6985TID:202992128porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:17Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:06.109249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano
title Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano
spellingShingle Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano
Silva, Regina Maria da Cruz
Educação Pré-Escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Matemática
Ensino da matemática
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano
title_full Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano
title_fullStr Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano
title_full_unstemmed Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano
title_sort Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano
author Silva, Regina Maria da Cruz
author_facet Silva, Regina Maria da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barata, Clarinda Luisa Ferreira
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Regina Maria da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Matemática
Ensino da matemática
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Ensino básico do 1º ciclo
Matemática
Ensino da matemática
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte é relativa à dimensão reflexiva e remete para as experiências vivenciadas nos contextos de prática de ensino supervisionada de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta é apresentada uma reflexão fundamentada com as aprendizagens mais importantes. A segunda parte é referente à dimensão investigativa, na qual é apresentado um estudo de carácter qualitativo realizado no contexto da Prática Pedagógica do 1.º Ciclo do Ensino Básico I com uma turma de 1.º ano de escolaridade que incide na área da matemática. Este estudo pretendeu analisar as estratégias utilizadas por estes alunos na resolução de problemas matemáticos, bem como evidenciar as dificuldades apresentadas pelos mesmos. Para isso, foi proposto aos alunos a resolução de três problemas utilizando os conhecimentos que já tinham adquirido. Os dados foram recolhidos através das produções escritas, da observação e das gravações audiovisuais das apresentações orais dos alunos. Desta forma percebeu-se a resolução com recurso preferencial do desenho, as estratégias que escolheram, como as aplicaram, bem como as suas dificuldades, nomeadamente, ao nível da compreensão e/ou interpretação do enunciado, na compreensão e utilização dos conteúdos matemáticos, na aplicação das estratégias e falta de conhecimento das bases para apresentar o problema matematicamente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-13T12:58:18Z
2022-02-25
2022-02-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/6985
TID:202992128
url http://hdl.handle.net/10400.8/6985
identifier_str_mv TID:202992128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136993180909568