Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/6985 |
Resumo: | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte é relativa à dimensão reflexiva e remete para as experiências vivenciadas nos contextos de prática de ensino supervisionada de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta é apresentada uma reflexão fundamentada com as aprendizagens mais importantes. A segunda parte é referente à dimensão investigativa, na qual é apresentado um estudo de carácter qualitativo realizado no contexto da Prática Pedagógica do 1.º Ciclo do Ensino Básico I com uma turma de 1.º ano de escolaridade que incide na área da matemática. Este estudo pretendeu analisar as estratégias utilizadas por estes alunos na resolução de problemas matemáticos, bem como evidenciar as dificuldades apresentadas pelos mesmos. Para isso, foi proposto aos alunos a resolução de três problemas utilizando os conhecimentos que já tinham adquirido. Os dados foram recolhidos através das produções escritas, da observação e das gravações audiovisuais das apresentações orais dos alunos. Desta forma percebeu-se a resolução com recurso preferencial do desenho, as estratégias que escolheram, como as aplicaram, bem como as suas dificuldades, nomeadamente, ao nível da compreensão e/ou interpretação do enunciado, na compreensão e utilização dos conteúdos matemáticos, na aplicação das estratégias e falta de conhecimento das bases para apresentar o problema matematicamente. |
id |
RCAP_1ad5bd5199b5ad3a4a9a707ffc196172 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6985 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º anoEducação Pré-EscolarEnsino básico do 1º cicloMatemáticaEnsino da matemáticaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte é relativa à dimensão reflexiva e remete para as experiências vivenciadas nos contextos de prática de ensino supervisionada de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta é apresentada uma reflexão fundamentada com as aprendizagens mais importantes. A segunda parte é referente à dimensão investigativa, na qual é apresentado um estudo de carácter qualitativo realizado no contexto da Prática Pedagógica do 1.º Ciclo do Ensino Básico I com uma turma de 1.º ano de escolaridade que incide na área da matemática. Este estudo pretendeu analisar as estratégias utilizadas por estes alunos na resolução de problemas matemáticos, bem como evidenciar as dificuldades apresentadas pelos mesmos. Para isso, foi proposto aos alunos a resolução de três problemas utilizando os conhecimentos que já tinham adquirido. Os dados foram recolhidos através das produções escritas, da observação e das gravações audiovisuais das apresentações orais dos alunos. Desta forma percebeu-se a resolução com recurso preferencial do desenho, as estratégias que escolheram, como as aplicaram, bem como as suas dificuldades, nomeadamente, ao nível da compreensão e/ou interpretação do enunciado, na compreensão e utilização dos conteúdos matemáticos, na aplicação das estratégias e falta de conhecimento das bases para apresentar o problema matematicamente.Barata, Clarinda Luisa FerreiraIC-OnlineSilva, Regina Maria da Cruz2022-04-13T12:58:18Z2022-02-252022-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6985TID:202992128porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:17Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:06.109249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano |
title |
Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano |
spellingShingle |
Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano Silva, Regina Maria da Cruz Educação Pré-Escolar Ensino básico do 1º ciclo Matemática Ensino da matemática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano |
title_full |
Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano |
title_fullStr |
Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano |
title_sort |
Refletindo sobre a prática pedagógica e as estratégias de resolução de problemas matemáticos numa turma de 1º ano |
author |
Silva, Regina Maria da Cruz |
author_facet |
Silva, Regina Maria da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barata, Clarinda Luisa Ferreira IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Regina Maria da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino básico do 1º ciclo Matemática Ensino da matemática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino básico do 1º ciclo Matemática Ensino da matemática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte é relativa à dimensão reflexiva e remete para as experiências vivenciadas nos contextos de prática de ensino supervisionada de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta é apresentada uma reflexão fundamentada com as aprendizagens mais importantes. A segunda parte é referente à dimensão investigativa, na qual é apresentado um estudo de carácter qualitativo realizado no contexto da Prática Pedagógica do 1.º Ciclo do Ensino Básico I com uma turma de 1.º ano de escolaridade que incide na área da matemática. Este estudo pretendeu analisar as estratégias utilizadas por estes alunos na resolução de problemas matemáticos, bem como evidenciar as dificuldades apresentadas pelos mesmos. Para isso, foi proposto aos alunos a resolução de três problemas utilizando os conhecimentos que já tinham adquirido. Os dados foram recolhidos através das produções escritas, da observação e das gravações audiovisuais das apresentações orais dos alunos. Desta forma percebeu-se a resolução com recurso preferencial do desenho, as estratégias que escolheram, como as aplicaram, bem como as suas dificuldades, nomeadamente, ao nível da compreensão e/ou interpretação do enunciado, na compreensão e utilização dos conteúdos matemáticos, na aplicação das estratégias e falta de conhecimento das bases para apresentar o problema matematicamente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-13T12:58:18Z 2022-02-25 2022-02-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/6985 TID:202992128 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/6985 |
identifier_str_mv |
TID:202992128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136993180909568 |