Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Maria do Rosário Ávila
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3095
Resumo: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 27 de Junho de 2014, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
id RCAP_266f797976e96790585cbe3f813f13cf
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3095
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemáticaEducaçãoEnsino Básico (1º Ciclo)Ensino da MatemáticaMatemáticaMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 27 de Junho de 2014, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).[…]. Com a elaboração deste trabalho e refletindo sobre o percurso realizado, conclui-se que as tarefas implementadas, além de estimularem a identificação, construção e compreensão de padrões, proporcionaram aos alunos a oportunidade de comunicar em linguagem matemática e de generalizar padrões estudados, com claras vantagens para o desenvolvimento da capacidade de abstração. A exploração de padrões também contribuiu de forma pertinente para estimular o processo de resolução de problemas. Pudemos constatar que, nos primeiros anos de escolaridade, a descoberta de padrões e a resolução de problemas são grandes potenciadores da atividade matemática, ao nível das capacidades de visualização, imaginação, generalização e comunicação.ABSTRACT: […]. With the making of this work and looking back to the process that it took, we can conclude that the implemented tasks not only stimulated the identification, construction and comprehension of patterns, but also offered students the opportunity to communicate in a mathematical language and to generalize studied patterns, with clear advantages for the improvement of the capacity of abstraction. The development of patterns also pertinently contributed for the stimulation of the process of problem solving. We could observe that in the early school years the discovery of patterns and the resolution of problems foster the visualization, imagination, generalization and communication skills and in that sense, they contribute decisively to improve the quality oh mathematical activity in the classroom.Cascalho, José ManuelTeixeira, Ricardo Emanuel CunhaRepositório da Universidade dos AçoresCastro, Maria do Rosário Ávila2014-07-02T15:36:08Z2014-06-272014-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3095201405920porCastro, Maria do Rosário Ávila de. "Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemática". 2014. ix, 81 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:30:59Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3095Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:41.662536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemática
title Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemática
spellingShingle Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemática
Castro, Maria do Rosário Ávila
Educação
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino da Matemática
Matemática
title_short Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemática
title_full Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemática
title_fullStr Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemática
title_sort Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemática
author Castro, Maria do Rosário Ávila
author_facet Castro, Maria do Rosário Ávila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cascalho, José Manuel
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Maria do Rosário Ávila
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino da Matemática
Matemática
topic Educação
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino da Matemática
Matemática
description Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 27 de Junho de 2014, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02T15:36:08Z
2014-06-27
2014-06-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3095
201405920
url http://hdl.handle.net/10400.3/3095
identifier_str_mv 201405920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Castro, Maria do Rosário Ávila de. "Os padrões e a resolução de problemas no 1º ciclo do ensino básico: potencialidades para o ensino-aprendizagem da matemática". 2014. ix, 81 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130707373588480