Consumo de enchidos portugueses no Ceará – Brasil: avaliação da aceitação, familiarização e disponibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Raquel Pontes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/59482
Resumo: Os enchidos (ou, na denominação brasileira, embutidos) são considerados produtos tradicionais em Portugal, onde existe uma grande variedade. Alguns apresentam características sensoriais semelhantes a produtos consumidos no Brasil, já outros, diferem muito daqueles. No entanto, o consumo de enchidos portugueses no Brasil é reduzido. O objetivo principal do presente trabalho foi uma análise do consumo de enchidos/embutidos portugueses no Ceará - Brasil, sob três vertentes: a aceitação, a familiarização e a disponibilidade no mercado. Como forma de atingir o objetivo do estudo, desenvolveram-se coletas de dados através de pesquisas bibliográficas, questionários para entrevistas, análise sensorial e grupos de foco, o que permitiu caracterizar o cenário atual de consumo de enchidos portugueses na região, detetar possíveis causas que dificultam a evolução da exportação destes produtos, e contribuiu ainda para detetar oportunidades de mercado. Foram realizados estudos de análise sensorial através de um Grupo de Foco (15 consumidores, divididos por duas sessões) usando como material quatro amostras diferentes de chouriço, uma de farinheira, uma de morcela e uma de linguiça para assar, todos produtos Continente. Foram ainda realizados Testes de Aceitação e Check-All-That-Apply (Marque Tudo Que se Aplique), com um conjunto de 100 provadores locais, usando amostras de 4 chouriços distintos. Constatou-se um grande desconhecimento do produto, mas uma boa aceitação, em particular das amostras com características organoléticas mais aproximadas dos enchidos consumidos na região, como é o caso da amostra 2 de chouriço (Chouriço de Carne Corrente Fumado Regional) e a Linguiça Extra. Outro resultado obtido e que pode ser importante na eventual escolha de produtos a vender neste mercado, está relacionado com a perceção dos atributos que os consumidores consideram ideais e que gostariam que estivessem presentes nas amostras. Como forma de complementar essas análises e reforçar os resultados, foram aplicados questionários de entrevistas em empresas exportadoras e importadoras de enchidos portugueses, restaurantes de comida portuguesa na cidade de Fortaleza e consumidores da região, estes comprovam a falta de conhecimento existente sobre os enchidos portugueses e a escassa disponibilidade destes produtos no mercado.
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