Avaliação do Ensino Remoto Emergencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.30774 |
Resumo: | A epidemia de COVID-19 provocou um grande impacto na vida das pessoas em todo o mundo. O sistema de educação não ficou imune. A Universidade disponibilizou cursos na sua plataforma para capacitar os professores, visando implantar o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Este artigo tem o objetivo de descrever a percepção dos professores sobre as ações de mitigação dos efeitos da pandemia no sistema de ensino da Universidade, além de apresentar estratégias realizadas para vencer os obstáculos encontrados durante a crise do COVID-19. O Grupo de Trabalho Tecnologias e Capacitação recomendou a plataforma Google Classroom para o ERE, o Google Meet para desenvolver as atividades síncronas, e uma forma adaptada do Google Meet para gravar videoaulas. Foi desenvolvido um questionário, com base em 4 fatores relacionados a Modelos de Aceitação de Tecnologia: Autoeficácia, Condições Facilitadoras, Motivação Intrínseca e Emoção, que foi respondido por 139 professores. Com a aplicação do Teste t, Motivação Intrínseca e Emoção foram confirmados como fatores críticos. O estudo concluiu que já existe uma mudança na maneira de enxergar o ERE pelos professores, pois cerca de 86% deles afirmaram que vão continuar utilizando a plataforma, mesmo com o retorno ao ensino presencial. Isso mostra que os professores identificaram no Ensino Remoto um facilitador das aulas, pois 50% dos professores afirmaram que passaram atividades na plataforma para os alunos toda semana, independente se o encontro era síncrono ou assíncrono. |
id |
RCAP_1b1ae4a62a1716ec8e531a429ad9a8ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30774 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação do Ensino Remoto EmergencialArtigosA epidemia de COVID-19 provocou um grande impacto na vida das pessoas em todo o mundo. O sistema de educação não ficou imune. A Universidade disponibilizou cursos na sua plataforma para capacitar os professores, visando implantar o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Este artigo tem o objetivo de descrever a percepção dos professores sobre as ações de mitigação dos efeitos da pandemia no sistema de ensino da Universidade, além de apresentar estratégias realizadas para vencer os obstáculos encontrados durante a crise do COVID-19. O Grupo de Trabalho Tecnologias e Capacitação recomendou a plataforma Google Classroom para o ERE, o Google Meet para desenvolver as atividades síncronas, e uma forma adaptada do Google Meet para gravar videoaulas. Foi desenvolvido um questionário, com base em 4 fatores relacionados a Modelos de Aceitação de Tecnologia: Autoeficácia, Condições Facilitadoras, Motivação Intrínseca e Emoção, que foi respondido por 139 professores. Com a aplicação do Teste t, Motivação Intrínseca e Emoção foram confirmados como fatores críticos. O estudo concluiu que já existe uma mudança na maneira de enxergar o ERE pelos professores, pois cerca de 86% deles afirmaram que vão continuar utilizando a plataforma, mesmo com o retorno ao ensino presencial. Isso mostra que os professores identificaram no Ensino Remoto um facilitador das aulas, pois 50% dos professores afirmaram que passaram atividades na plataforma para os alunos toda semana, independente se o encontro era síncrono ou assíncrono. The Covid-19 epidemic has had a major impact on people's lives around the world. The education system was not immune. The University made courses available on its platform to train teachers, aiming to implement Emergency Remote Teaching (ERE). This article aims to present the actions of the Working Group (GT) Technologies and Training, to record what was done to overcome obstacles, in addition to describing the perception of teachers about what was done to mitigate the effects of COVID-19. 19. The GT recommended Google Meet for synchronous activities, recommended the Google Classroom platform for ERE, and chose an adapted form of Google Meet to record video classes. 139 teachers responded to the survey, who self-assessed 4 factors: Self-efficacy, Facilitating Conditions, Intrinsic Motivation and Emotions. With the application of the t Test, Intrinsic Motivation and Emotions were confirmed as critical factors. Teachers have always been against Remote Teaching (formerly EaD), but the pandemic forced them to use new technological platforms. The study concludes that there is already a change in the way teachers see ERE. This becomes clear when 86% of them state that they will continue using the platform, even after returning to On-Campus Teaching. It's because? Because they identify a facilitator of classes in Remote Learning. This can be proven by the statement that 50% of professors spend activities on the platform for students every week, regardless of whether the meeting is synchronous or asynchronous.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2023-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.30774por1646-2335Neves dos Santos, João AlbertoSoares Murta, Aurélio Lamaredos Santos Alves, Francisco JoséPereira de Oliveira, Eliãinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-31T13:30:24Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/30774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:54.040049Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do Ensino Remoto Emergencial |
title |
Avaliação do Ensino Remoto Emergencial |
spellingShingle |
Avaliação do Ensino Remoto Emergencial Neves dos Santos, João Alberto Artigos |
title_short |
Avaliação do Ensino Remoto Emergencial |
title_full |
Avaliação do Ensino Remoto Emergencial |
title_fullStr |
Avaliação do Ensino Remoto Emergencial |
title_full_unstemmed |
Avaliação do Ensino Remoto Emergencial |
title_sort |
Avaliação do Ensino Remoto Emergencial |
author |
Neves dos Santos, João Alberto |
author_facet |
Neves dos Santos, João Alberto Soares Murta, Aurélio Lamare dos Santos Alves, Francisco José Pereira de Oliveira, Eliã |
author_role |
author |
author2 |
Soares Murta, Aurélio Lamare dos Santos Alves, Francisco José Pereira de Oliveira, Eliã |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves dos Santos, João Alberto Soares Murta, Aurélio Lamare dos Santos Alves, Francisco José Pereira de Oliveira, Eliã |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
A epidemia de COVID-19 provocou um grande impacto na vida das pessoas em todo o mundo. O sistema de educação não ficou imune. A Universidade disponibilizou cursos na sua plataforma para capacitar os professores, visando implantar o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Este artigo tem o objetivo de descrever a percepção dos professores sobre as ações de mitigação dos efeitos da pandemia no sistema de ensino da Universidade, além de apresentar estratégias realizadas para vencer os obstáculos encontrados durante a crise do COVID-19. O Grupo de Trabalho Tecnologias e Capacitação recomendou a plataforma Google Classroom para o ERE, o Google Meet para desenvolver as atividades síncronas, e uma forma adaptada do Google Meet para gravar videoaulas. Foi desenvolvido um questionário, com base em 4 fatores relacionados a Modelos de Aceitação de Tecnologia: Autoeficácia, Condições Facilitadoras, Motivação Intrínseca e Emoção, que foi respondido por 139 professores. Com a aplicação do Teste t, Motivação Intrínseca e Emoção foram confirmados como fatores críticos. O estudo concluiu que já existe uma mudança na maneira de enxergar o ERE pelos professores, pois cerca de 86% deles afirmaram que vão continuar utilizando a plataforma, mesmo com o retorno ao ensino presencial. Isso mostra que os professores identificaram no Ensino Remoto um facilitador das aulas, pois 50% dos professores afirmaram que passaram atividades na plataforma para os alunos toda semana, independente se o encontro era síncrono ou assíncrono. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.30774 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.30774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133547226726400 |