O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos Moreira da Rocha, Sueli
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: , Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt, Carvalho da Rocha , Ernani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.24887
Resumo: O cenário da educação atual exige várias adaptações e mudanças ante à pandemia da covid-19, portanto, transitando de um ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial(ERE)[1]. Desta forma, a coordenação pedagógica precisa caminhar a passos largos para acompanhar e compreender os processos que se entrelaçam nessa transição de ensino. O estudo visa analisar o Ensino Remoto Emergencial na educação profissional e tecnológica sob o viés das reflexões de um coordenador pedagógico. A construção do texto delineia-se metodologicamente por meio da pesquisa bibliográfica e descritiva. As análises e os resultados apontam a necessidade de flexibilização e de redirecionamento perante os desafios encontrados no percurso do Ensino Remoto Emergencial, e ainda, a viabilidade de formações que permitam ao coordenador pedagógico proporcionar cooperação aos docentes numa visão de colaboração. [1] O termo acompanha o conceito  proposto por Behar (2020).
id RCAP_64dd6338090ac43acd73195a3449b381
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24887
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica:ArtigosO cenário da educação atual exige várias adaptações e mudanças ante à pandemia da covid-19, portanto, transitando de um ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial(ERE)[1]. Desta forma, a coordenação pedagógica precisa caminhar a passos largos para acompanhar e compreender os processos que se entrelaçam nessa transição de ensino. O estudo visa analisar o Ensino Remoto Emergencial na educação profissional e tecnológica sob o viés das reflexões de um coordenador pedagógico. A construção do texto delineia-se metodologicamente por meio da pesquisa bibliográfica e descritiva. As análises e os resultados apontam a necessidade de flexibilização e de redirecionamento perante os desafios encontrados no percurso do Ensino Remoto Emergencial, e ainda, a viabilidade de formações que permitam ao coordenador pedagógico proporcionar cooperação aos docentes numa visão de colaboração. [1] O termo acompanha o conceito  proposto por Behar (2020).Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2021-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.24887por1646-2335Matos Moreira da Rocha, Sueli, Cleonice Pereira do Nascimento BittencourtCarvalho da Rocha , Ernaniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:53Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:02.215553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica:
title O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica:
spellingShingle O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica:
Matos Moreira da Rocha, Sueli
Artigos
title_short O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica:
title_full O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica:
title_fullStr O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica:
title_full_unstemmed O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica:
title_sort O Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica:
author Matos Moreira da Rocha, Sueli
author_facet Matos Moreira da Rocha, Sueli
, Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt
Carvalho da Rocha , Ernani
author_role author
author2 , Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt
Carvalho da Rocha , Ernani
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos Moreira da Rocha, Sueli
, Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt
Carvalho da Rocha , Ernani
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O cenário da educação atual exige várias adaptações e mudanças ante à pandemia da covid-19, portanto, transitando de um ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial(ERE)[1]. Desta forma, a coordenação pedagógica precisa caminhar a passos largos para acompanhar e compreender os processos que se entrelaçam nessa transição de ensino. O estudo visa analisar o Ensino Remoto Emergencial na educação profissional e tecnológica sob o viés das reflexões de um coordenador pedagógico. A construção do texto delineia-se metodologicamente por meio da pesquisa bibliográfica e descritiva. As análises e os resultados apontam a necessidade de flexibilização e de redirecionamento perante os desafios encontrados no percurso do Ensino Remoto Emergencial, e ainda, a viabilidade de formações que permitam ao coordenador pedagógico proporcionar cooperação aos docentes numa visão de colaboração. [1] O termo acompanha o conceito  proposto por Behar (2020).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.24887
url https://doi.org/10.25755/int.24887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950890684416