O propósito organizacional como fator motivacional para os colaboradores : estudo de caso : I have the power
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/45749 |
Resumo: | Num período caracterizado pelo ritmo acelerado da mudança das forças económicas e sociais, cresce a preocupação com o bem-estar das organizações e dos seus indivíduos e com a garantia de uma força de trabalho competente e motivada na conquista dos objetivos organizacionais. Neste contexto, surge a tendência de enfatizar o propósito como chave no desenvolvimento sustentável das organizações, capaz de contribuir para os níveis de envolvimento, motivação e bem-estar dos colaboradores. Considerando o atual contexto organizacional e a crescente generalização do conceito de Propósito Organizacional, a presente investigação centra-se na avaliação da potencialidade do propósito organizacional como fator motivacional para os colaboradores, propondo-se averiguar os contributos da comunicação interna do propósito organizacional para a motivação laboral. O principal objetivo desta dissertação prende-se, assim, na exploração da natureza da relação entre Propósito Organizacional, Motivação Laboral e Comunicação Interna. Para sustentar a investigação realizada, a fim de comprovar as hipóteses em estudo, a metodologia adotada é um Estudo de Caso à organização portuguesa I HAVE THE POWER, empenhada no treino de pessoas e empresas, sendo aplicada uma entrevista ao CEO e um questionário aos colaboradores da organização para avaliação da sua perceção relativa ao propósito e motivações. Os resultados obtidos revelam que, globalmente, o propósito organizacional atua como fator motivacional para os colaboradores da I HAVE THE POWER, constituindo a comunicação interna uma ferramenta estratégica relevante na incorporação do propósito da organização. A preocupação premente em comunicar eficientemente o propósito organizacional resulta numa força de trabalho consciente do propósito da sua organização e que reconhece a sua relevância enquanto orientador nos processos de gestão e decisão e fonte de motivação para as suas tarefas diárias, sendo reveladora da importância de fazer do propósito organizacional um tema prioritário em todos os níveis da organização e planificar e empreender estratégias de comunicação capazes de espelhar o propósito organizacional. |
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Considerando o atual contexto organizacional e a crescente generalização do conceito de Propósito Organizacional, a presente investigação centra-se na avaliação da potencialidade do propósito organizacional como fator motivacional para os colaboradores, propondo-se averiguar os contributos da comunicação interna do propósito organizacional para a motivação laboral. O principal objetivo desta dissertação prende-se, assim, na exploração da natureza da relação entre Propósito Organizacional, Motivação Laboral e Comunicação Interna. Para sustentar a investigação realizada, a fim de comprovar as hipóteses em estudo, a metodologia adotada é um Estudo de Caso à organização portuguesa I HAVE THE POWER, empenhada no treino de pessoas e empresas, sendo aplicada uma entrevista ao CEO e um questionário aos colaboradores da organização para avaliação da sua perceção relativa ao propósito e motivações. Os resultados obtidos revelam que, globalmente, o propósito organizacional atua como fator motivacional para os colaboradores da I HAVE THE POWER, constituindo a comunicação interna uma ferramenta estratégica relevante na incorporação do propósito da organização. A preocupação premente em comunicar eficientemente o propósito organizacional resulta numa força de trabalho consciente do propósito da sua organização e que reconhece a sua relevância enquanto orientador nos processos de gestão e decisão e fonte de motivação para as suas tarefas diárias, sendo reveladora da importância de fazer do propósito organizacional um tema prioritário em todos os níveis da organização e planificar e empreender estratégias de comunicação capazes de espelhar o propósito organizacional.In a period characterized by the fast pace of change in economic and social forces, there is a growing concern with the well-being of organizations and their individuals and with the guarantee of a competent and motivated workforce in the achievement of organizational goals. In this context, arises a tendency to emphasize purpose as a key to the sustainable development of organizations, capable of contributing to the levels of involvement, motivation and well-being of employees. Considering the current organizational context and the growing generalization of the concept of Organizational Purpose, this research focuses on the evaluation of the potential of organizational purpose as a motivational factor for employees and intends to investigate the contributions of internal communication of organizational purpose to work motivation. The main objective of this dissertation is, therefore, to explore the nature of the relationship between Organizational Purpose, Work Motivation and Internal Communication. To support this research, in order to prove the hypotheses under study, the methodology adopted is a Case Study of the Portuguese organization I HAVE THE POWER, committed to training people and companies. It’s applied an interview to the CEO and a survey to the organization employees to assess their perception about purpose and own motivations. The results obtained reveal that, globally, the organizational purpose acts as a motivational factor for I HAVE THE POWER employees, constituting internal communication a relevant strategic tool in the incorporation of the organization's purpose. The concern to efficiently communicate the organizational purpose results in a workforce that is aware of the purpose of its organization and that recognizes its relevance as a guide in management and decision processes and a source of motivation for its daily tasks, revealing the importance of making organizational purpose a priority issue at all levels of the organization and plan and implement communication strategies capable of mirroring the organizational purpose.Seruya, José Manuel MenanoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGuerreiro, Ana Sofia António2023-03-082022-112025-01-12T00:00:00Z2023-03-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/45749TID:203247914porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:48:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/45749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:48:01Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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