Potencialidades da contextualização da temática de radiação utravioleta para o ensino de física na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shneiders, Ediane Cristina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2257
Resumo: O Ensino de Física na Educação Básica pode ser aprimorado, abordando tópicos diferentes da matriz curricular quase padrão que encontramos atualmente, inserindo temas atuais que são relevantes à sociedade. No intento de apresentar possibilidades didáticas de abordagem à contextualização da temática de radiação solar para o Ensino de Física na Educação Básica, relacionando o cotidiano dos educandos com a Física Moderna e Tecnologias de Informação, constituiu-se esse trabalho. O fato de ter conhecimento sobre determinado assunto possibilita que as pessoas tomem decisões sobre o que afeta seu cotidiano. Nesse trabalho apresenta-se uma proposta que pode ser utilizada diretamente em sala de aula com a utilização da ferramenta Arduino. O Arduino é uma ferramenta que possui simples funcionamento e com a qual podem ser construídos diversos tipos de ambientes interativos. Com o auxílio de sensor ultravioleta pode-se realizar medidas do índice diário da radiação ultravioleta e, juntando assim um tema ligado à saúde pública, o cotidiano, a Física Moderna e as Tecnologias de Informação, proporcionando uma aula interativa e dinâmica.
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O Arduino é uma ferramenta que possui simples funcionamento e com a qual podem ser construídos diversos tipos de ambientes interativos. Com o auxílio de sensor ultravioleta pode-se realizar medidas do índice diário da radiação ultravioleta e, juntando assim um tema ligado à saúde pública, o cotidiano, a Física Moderna e as Tecnologias de Informação, proporcionando uma aula interativa e dinâmica.The teaching of Physics in Basic Education can be improved, approaching topics different from the almost standard curriculum matrix that we find currently, inserting current themes that are relevant to society. In the attempt to present didactic possibilities of approach to the contextualization of the theme of solar radiation for the Teaching of Physics in Basic Education, relating the students' daily life with Modern Physics and Information Technologies, this work was constituted. Being knowledgeable about a given subject enables people to make decisions about what affects their daily lives. This paper presents a proposal that can be used directly in the classroom using the Arduino tool. Arduino is a tool that has simple operation and with which different types of interactive environments can be built. With the aid of an ultraviolet sensor, measurements can be made of the daily index of ultraviolet radiation, and thus bringing together a theme related to public health, daily life, Modern Physics and Information Technology, providing an interactive and dynamic lesson.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2018-12-20T15:56:09Z No. of bitstreams: 1 SCHNEIDERS.pdf: 1343551 bytes, checksum: 4d6e5ba97610677eda5d2baee1e6909b (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-01-17T11:15:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHNEIDERS.pdf: 1343551 bytes, checksum: 4d6e5ba97610677eda5d2baee1e6909b (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-17T11:15:48Z (GMT). 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