A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balça, Angela Maria Franco Martins de Paiva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4382
Resumo: Neste artigo, debate-se a questão da família e da sua formação, como mediadora de leitura, desenvolvida muitas vezes na escola. Os objetivos do artigo são: compreender como a família tem um papel fundamental como primeira mediadora de leitura/ promotora de uma educação literária; debater a necessidade de formação da família; conhecer programas de formação da família. Após a compreensão da realidade, apresenta-se um conjunto de projetos de formação da família. Os resultados desse levantamento de dados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo, organizado e sistemático, sustentado na escola, no que diz respeito à formação da família mediadora de leitura.Palavras-chave: Família. Escola. Mediador de Leitura. Formação.
id UFMT-3_f9f395daee8d5a3dcc043a96d4bc5530
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4382
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leituraFamíliaescolamediador de leituraformaçãoEducação Infantil e leituraNeste artigo, debate-se a questão da família e da sua formação, como mediadora de leitura, desenvolvida muitas vezes na escola. Os objetivos do artigo são: compreender como a família tem um papel fundamental como primeira mediadora de leitura/ promotora de uma educação literária; debater a necessidade de formação da família; conhecer programas de formação da família. Após a compreensão da realidade, apresenta-se um conjunto de projetos de formação da família. Os resultados desse levantamento de dados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo, organizado e sistemático, sustentado na escola, no que diz respeito à formação da família mediadora de leitura.Palavras-chave: Família. Escola. Mediador de Leitura. Formação.Universidade Federal de Mato Grosso2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/438210.29286/rep.v26i63.4382Revista de Educação Pública; v. 26 n. 63 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, set./dez. 2017; 713-7272238-20970104-596210.29286/rep.v26i63reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4382/pdfCopyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBalça, Angela Maria Franco Martins de Paiva2017-09-05T10:32:22Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4382Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-09-05T10:32:22Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura
title A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura
spellingShingle A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura
Balça, Angela Maria Franco Martins de Paiva
Família
escola
mediador de leitura
formação
Educação Infantil e leitura
title_short A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura
title_full A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura
title_fullStr A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura
title_full_unstemmed A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura
title_sort A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura
author Balça, Angela Maria Franco Martins de Paiva
author_facet Balça, Angela Maria Franco Martins de Paiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balça, Angela Maria Franco Martins de Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Família
escola
mediador de leitura
formação
Educação Infantil e leitura
topic Família
escola
mediador de leitura
formação
Educação Infantil e leitura
description Neste artigo, debate-se a questão da família e da sua formação, como mediadora de leitura, desenvolvida muitas vezes na escola. Os objetivos do artigo são: compreender como a família tem um papel fundamental como primeira mediadora de leitura/ promotora de uma educação literária; debater a necessidade de formação da família; conhecer programas de formação da família. Após a compreensão da realidade, apresenta-se um conjunto de projetos de formação da família. Os resultados desse levantamento de dados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo, organizado e sistemático, sustentado na escola, no que diz respeito à formação da família mediadora de leitura.Palavras-chave: Família. Escola. Mediador de Leitura. Formação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4382
10.29286/rep.v26i63.4382
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4382
identifier_str_mv 10.29286/rep.v26i63.4382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4382/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 26 n. 63 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, set./dez. 2017; 713-727
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v26i63
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216361275392