FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madureira Vieira da Silva, Lílian Carine
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Forgearini Nunes, Marília, Alves de Melo, Camila, Sperrhake, Renata, Soares Martini, Júlia, Wurth Geller, Joana, Rocha Quadros, Giovanna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1177
Resumo: O presente texto tematiza a importância da experiência leitora e mediadora, bem como as especificidades da textualidade e da ação leitora implicadas na realização de uma experiência de mediar a aproximação do leitor ao texto literário. Para balizar essa discussão parte-se da pergunta: quais conhecimentos servem de base para o desenvolvimento de mediadores de leitura literária? Elabora-se a resposta a partir da análise das ações e conhecimentos entendidos como necessários para o fazer da mediação da leitura literária e que foram base para a organização de um curso de extensão. Dentre os conhecimentos elencados nas análises deste texto, sobressaem-se os seguintes elementos: 1) a especificidade do texto literário; 2) o ensino da compreensão de leitura literária; 3) a problematização sobre os temas que permeiam os livros literários, mas que não podem ser critério principal de escolha; e 4) a complexidade da ação do mediador para aproximar livro e leitor promovendo a produção de sentidos a partir desse encontro.
id UENP-2_c7d72989ba6c7d2bb17b3ce66f4227fd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1177
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASELeituraLiteratura infantilFormação de mediadoresO presente texto tematiza a importância da experiência leitora e mediadora, bem como as especificidades da textualidade e da ação leitora implicadas na realização de uma experiência de mediar a aproximação do leitor ao texto literário. Para balizar essa discussão parte-se da pergunta: quais conhecimentos servem de base para o desenvolvimento de mediadores de leitura literária? Elabora-se a resposta a partir da análise das ações e conhecimentos entendidos como necessários para o fazer da mediação da leitura literária e que foram base para a organização de um curso de extensão. Dentre os conhecimentos elencados nas análises deste texto, sobressaem-se os seguintes elementos: 1) a especificidade do texto literário; 2) o ensino da compreensão de leitura literária; 3) a problematização sobre os temas que permeiam os livros literários, mas que não podem ser critério principal de escolha; e 4) a complexidade da ação do mediador para aproximar livro e leitor promovendo a produção de sentidos a partir desse encontro.Claraboia2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1177Claraboia; n. 20 (2023): A FORMAÇÃO DE MEDIADORES E DE LEITORES LITERÁRIOS EM CONTEXTOS DIVERSOS2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1177/pdfCopyright (c) 2023 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMadureira Vieira da Silva, Lílian CarineForgearini Nunes, MaríliaAlves de Melo, CamilaSperrhake, RenataSoares Martini, JúliaWurth Geller, JoanaRocha Quadros, Giovanna2023-10-06T16:10:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1177Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2023-10-06T16:10:39Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASE
title FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASE
spellingShingle FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASE
Madureira Vieira da Silva, Lílian Carine
Leitura
Literatura infantil
Formação de mediadores
title_short FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASE
title_full FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASE
title_fullStr FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASE
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASE
title_sort FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL: ALGUNS CONHECIMENTOS DE BASE
author Madureira Vieira da Silva, Lílian Carine
author_facet Madureira Vieira da Silva, Lílian Carine
Forgearini Nunes, Marília
Alves de Melo, Camila
Sperrhake, Renata
Soares Martini, Júlia
Wurth Geller, Joana
Rocha Quadros, Giovanna
author_role author
author2 Forgearini Nunes, Marília
Alves de Melo, Camila
Sperrhake, Renata
Soares Martini, Júlia
Wurth Geller, Joana
Rocha Quadros, Giovanna
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madureira Vieira da Silva, Lílian Carine
Forgearini Nunes, Marília
Alves de Melo, Camila
Sperrhake, Renata
Soares Martini, Júlia
Wurth Geller, Joana
Rocha Quadros, Giovanna
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Literatura infantil
Formação de mediadores
topic Leitura
Literatura infantil
Formação de mediadores
description O presente texto tematiza a importância da experiência leitora e mediadora, bem como as especificidades da textualidade e da ação leitora implicadas na realização de uma experiência de mediar a aproximação do leitor ao texto literário. Para balizar essa discussão parte-se da pergunta: quais conhecimentos servem de base para o desenvolvimento de mediadores de leitura literária? Elabora-se a resposta a partir da análise das ações e conhecimentos entendidos como necessários para o fazer da mediação da leitura literária e que foram base para a organização de um curso de extensão. Dentre os conhecimentos elencados nas análises deste texto, sobressaem-se os seguintes elementos: 1) a especificidade do texto literário; 2) o ensino da compreensão de leitura literária; 3) a problematização sobre os temas que permeiam os livros literários, mas que não podem ser critério principal de escolha; e 4) a complexidade da ação do mediador para aproximar livro e leitor promovendo a produção de sentidos a partir desse encontro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1177
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1177/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 20 (2023): A FORMAÇÃO DE MEDIADORES E DE LEITORES LITERÁRIOS EM CONTEXTOS DIVERSOS
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422778351616