A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/21635 |
Resumo: | Neste artigo, debate-se a questão da família e da sua formação, como mediadora de leitura, desenvolvida muitas vezes na escola. Os objetivos do artigo são: compreender como a família tem um papel fundamental como primeira mediadora de leitura/promotora de uma educação literária; debater a necessidade de formação da família; conhecer programas de formação da família. Após a compreensão da realidade, apresenta-se um conjunto de projetos de formação da família. Os resultados desse levantamento de dados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo, organizado e sistemático, sustentado na escola, no que diz respeito à formação da família mediadora de leitura. |
id |
RCAP_1b2915ba39f25c0d1a5bab0216d93734 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/21635 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leituraFamíliaEscolaMediador de leituraFormaçãoNeste artigo, debate-se a questão da família e da sua formação, como mediadora de leitura, desenvolvida muitas vezes na escola. Os objetivos do artigo são: compreender como a família tem um papel fundamental como primeira mediadora de leitura/promotora de uma educação literária; debater a necessidade de formação da família; conhecer programas de formação da família. Após a compreensão da realidade, apresenta-se um conjunto de projetos de formação da família. Os resultados desse levantamento de dados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo, organizado e sistemático, sustentado na escola, no que diz respeito à formação da família mediadora de leitura.2017-12-21T16:25:34Z2017-12-212017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/21635http://hdl.handle.net/10174/21635porCIDEHUSapb@uevora.ptndndBalca, AngelaAzevedo, FernandoBarros, Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:12:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/21635Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:46.209380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura |
title |
A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura |
spellingShingle |
A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura Balca, Angela Família Escola Mediador de leitura Formação |
title_short |
A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura |
title_full |
A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura |
title_fullStr |
A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura |
title_full_unstemmed |
A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura |
title_sort |
A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura |
author |
Balca, Angela |
author_facet |
Balca, Angela Azevedo, Fernando Barros, Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Fernando Barros, Lúcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balca, Angela Azevedo, Fernando Barros, Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Família Escola Mediador de leitura Formação |
topic |
Família Escola Mediador de leitura Formação |
description |
Neste artigo, debate-se a questão da família e da sua formação, como mediadora de leitura, desenvolvida muitas vezes na escola. Os objetivos do artigo são: compreender como a família tem um papel fundamental como primeira mediadora de leitura/promotora de uma educação literária; debater a necessidade de formação da família; conhecer programas de formação da família. Após a compreensão da realidade, apresenta-se um conjunto de projetos de formação da família. Os resultados desse levantamento de dados apontam para a necessidade de um trabalho contínuo, organizado e sistemático, sustentado na escola, no que diz respeito à formação da família mediadora de leitura. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-21T16:25:34Z 2017-12-21 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/21635 http://hdl.handle.net/10174/21635 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/21635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CIDEHUS apb@uevora.pt nd nd |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136609192378368 |