O impacto da avaliação externa de escolas na educação pré-escolar pública e seus efeitos na rede privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Eduarda Cristina Capela da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28929
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
id RCAP_1b2fab16947a68a6a64ad993664b076c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28929
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da avaliação externa de escolas na educação pré-escolar pública e seus efeitos na rede privadaAvaliação externa de escolasEducação pré-escolarSchool s‘ external evaluationPreschool education371372.3373.2Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)Esta dissertação de mestrado em Desenvolvimento Curricular situa-se no âmbito da avaliação externa de escolas e integra-se no projeto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) PTDC/CPE-CED/116674/2010 sobre o impacto e efeitos da avaliação externa de escolas do ensino não superior. A avaliação externa de escolas emerge de políticas supranacionais e internacionais de regulação do conhecimento e das suas formas de avaliação, no intuito de responder às necessidades sociais, que se vêm impondo desde as últimas décadas do século XX, de formação de mais alunos com novas qualificações que os preparem para competirem num mundo cada vez mais globalizado. Simultaneamente, as políticas económicas que defendem a autonomia das escolas como meio de redução de custos, desenvolvem práticas de accountability traduzidas na implementação de uma cultura de avaliação, ancorada em conceitos de melhoria, qualidade, eficácia/eficiência.A educação pré-escolar em Portugal, por força de fatores históricos, evoluiu de modo diferente, quer se trate da rede pública ou da rede privada, isto é, enquanto a primeira sublinha aspetos pedagógicos e de socialização e integra agrupamentos verticais de escolas, a rede privada tende a identificar-se com as necessidades sociais da família, complementando-a. O projeto inclui um estudo empírico, de natureza qualitativa, baseado em análise documental e inquérito por entrevistas a diretores (n=4) e educadoras (n=8). Os modelos de avaliação institucional de ambas as realidades, apesar de inspirados no mesmo modelo da European Foundation for Quality Management (EFQM), são diferentes na sua estrutura, nos objetivos que preconizam e na periodicidade com que são aplicados. Como consequência o seu impacto e os seus efeitos diferem não só a nível institucional como a nível pedagógico e docente.This master thesis in Curriculum Development is situated within the framework of schools‘ external evaluation and is integrated in the project of the Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) PTDC/CPE-CED/116674/2010) on the impact and effects of schools‘ external evaluation of not higher education. The external evaluation of schools emerged from supranational and international policies of knowledge regulation and its forms of evaluation, which have been enforcing since the last decades of the 20th century, in order to respond to social needs that brought more students to schools needing new skills to compete in an increasingly globalised world. Simultaneously, the economic policies that defend the autonomy of schools as a means to reduce costs, developed accountability practices translated into the implementation of a culture of evaluation, anchored in concepts, quality improvement, and effectiveness/efficiency. The preschool education in Portugal, by force of historical factors, has evolved differently, whether from public or private network, that is, while the first emphasises pedagogical aspects of socialization and integrates vertical groupings of schools, the private network tends to identify itself with the social needs of the family, supplementing it. The project include an empirical study of qualitative nature based on the documental analysis and interviews with the directors (n=4) and the teachers (n=8). The institutional evaluation models of both realities though inspired by the same model of the European Foundation for Quality Management (EFQM), are different in its structure, objectives and frequency with which they are applied. As a result its impact and its effects differ not only at institutional level but also at educational level and teaching.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Projeto PTDC/CPE-CED/116674/2010.FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETEPacheco, José AugustoUniversidade do MinhoRodrigues, Eduarda Cristina Capela da Silva20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28929por201205220info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:42.175391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da avaliação externa de escolas na educação pré-escolar pública e seus efeitos na rede privada
title O impacto da avaliação externa de escolas na educação pré-escolar pública e seus efeitos na rede privada
spellingShingle O impacto da avaliação externa de escolas na educação pré-escolar pública e seus efeitos na rede privada
Rodrigues, Eduarda Cristina Capela da Silva
Avaliação externa de escolas
Educação pré-escolar
School s‘ external evaluation
Preschool education
371
372.3
373.2
title_short O impacto da avaliação externa de escolas na educação pré-escolar pública e seus efeitos na rede privada
title_full O impacto da avaliação externa de escolas na educação pré-escolar pública e seus efeitos na rede privada
title_fullStr O impacto da avaliação externa de escolas na educação pré-escolar pública e seus efeitos na rede privada
title_full_unstemmed O impacto da avaliação externa de escolas na educação pré-escolar pública e seus efeitos na rede privada
title_sort O impacto da avaliação externa de escolas na educação pré-escolar pública e seus efeitos na rede privada
author Rodrigues, Eduarda Cristina Capela da Silva
author_facet Rodrigues, Eduarda Cristina Capela da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, José Augusto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Eduarda Cristina Capela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação externa de escolas
Educação pré-escolar
School s‘ external evaluation
Preschool education
371
372.3
373.2
topic Avaliação externa de escolas
Educação pré-escolar
School s‘ external evaluation
Preschool education
371
372.3
373.2
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28929
url http://hdl.handle.net/1822/28929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201205220
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132316550823936