Saberes dos educadores de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Gina Maria Fernandes Mendes da Hora, 1976-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10923
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_1b319538999c3ec967eb9e8c85e6c89a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10923
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Saberes dos educadores de adultosFormação de adultos - PortugalFormação experiencialEducação permanenteTrabalhos de projeto de mestrado - 2014Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014Este trabalho encontra-se teoricamente fundamentada na Educação e Formação de Jovens e Adultos Pouco Escolarizados. Neste panorama, a problemática analisada foi a dos saberes dos educadores de adultos, o processo de construção dos saberes em contexto de trabalho, no caso concreto dos educadores de adultos de um Centro Novas Oportunidades inserido numa escola. Ao longo deste trabalho articulei os assuntos referidos na reflexão sobre a minha narrativa que acentua aspectos de âmbito profissional com uma reflexão teórica sobre as questões relacionadas com as políticas na base da temática da educação e formação de jovens e adultos pouco escolarizados, abordando as questões relacionadas com os modelos educativos, até se chegar às questões ligadas à complexidade das funções do educador de jovens e de adultos pouco escolarizados. O objetivo final deste trabalho é, a partir da análise de entrevistas sobre as experiências vividas pelos educadores, refletir acerca dos saberes dos educadores de adultos, no exercício de funções no âmbito da escola e do Centro Novas Oportunidades em que trabalhei durante quase cinco anos. Tendo como ponto de partida um balanço reflexivo e crítico sobre a minha experiência enquanto educadora de jovens e de adultos, procurei sistematizar a informação e os dados recolhidos em entrevistas, para tentar compreender como é que os educadores definem as suas atividades, o que transportam de uma para a outra; no fundo, responder à questão: como “se forma” um educador de adultos?The present study is theoretically based on the Education and Formation of Young People and Poorly Educated Adults. In this frame, the analysed problematics was that of the knowings of the adults’ educators, the construction process of knowing and the apprenticeships carried out in work context, in this specific case, adults' educators in a “The new opportunities center” inserted in a school. Throughout this study I have articulated subjects that were mentioned in the professional reflection, which highlighted some professional nuances, with a theoretical reflection on the questions related to the policies based on the theme of the education and formation of young people and poorly educated adults, adressing questions related to educational models, and an approach to the questions related to the complexity of the functions of an educator of young people and poorly educated adults. The final objective of this study is to reflect on the knowing of Adults’ educators, through the analysis of the experiences lived by themselves, while working in the context of the school and of a new opportunities center, where I worked for almost five years. Taking as a starting point a reflexive and critical analysis on my acquired experience as an educator of young people and adults, I have also tried to systematize the information and the data gathered in interviews, so as to try to understand how educators define their professional activities, what activities they compare and what they transfer from one activity to another, to try to answer the question: “How an educator is formed”?Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaReis, Gina Maria Fernandes Mendes da Hora, 1976-2014-04-11T11:47:58Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10923TID:201236745porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:45.633008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Saberes dos educadores de adultos
title Saberes dos educadores de adultos
spellingShingle Saberes dos educadores de adultos
Reis, Gina Maria Fernandes Mendes da Hora, 1976-
Formação de adultos - Portugal
Formação experiencial
Educação permanente
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
title_short Saberes dos educadores de adultos
title_full Saberes dos educadores de adultos
title_fullStr Saberes dos educadores de adultos
title_full_unstemmed Saberes dos educadores de adultos
title_sort Saberes dos educadores de adultos
author Reis, Gina Maria Fernandes Mendes da Hora, 1976-
author_facet Reis, Gina Maria Fernandes Mendes da Hora, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Paula, 1967-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Gina Maria Fernandes Mendes da Hora, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos - Portugal
Formação experiencial
Educação permanente
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
topic Formação de adultos - Portugal
Formação experiencial
Educação permanente
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
description Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-11T11:47:58Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10923
TID:201236745
url http://hdl.handle.net/10451/10923
identifier_str_mv TID:201236745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134243621699584