O impacto da Covid-19 na idade dos “porquês”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Raquel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44387
Resumo: A rotina é desde sempre um fator que concebe alguma segurança natural ao ser humano, a habilidade e a eficiência com que o individuo reage à mudança são variáveis. O presente trabalho decorre durante um período em que a mudança é implícita de forma obrigatória para todos os seres humanos de forma igual. A Covid 19 ocasionou um impacto em várias escalas na vida do ser humano, as restrições económicas foram alvo de um grande escrutínio, e pese embora as restrições socias tenham sido também elas avaliadas e aprofundadas de uma forma global, os estudos e debates sobre o impacto da pandemia nas crianças ainda hoje se revela escasso. Posto isto, através das estruturas mentais o adulto deve revelar alguma capacidade para reagir à mudança que foi imposta pela pandemia, através de mecanismos que foi contruído durante o seu período de vida, mas e a criança? Deste modo pretendeu-se analisar e entender a forma como as crianças compreenderam todo o impacto da Covid-19, alcançar quais as repercussões ao nível da aprendizagem e as sequelas/ alterações ao nível do comportamento, e ter em conta todas as repercussões futuras. Para tal, foi realizado um estudo num Jardim de Infância, pertencente ao Concelho de Vila Nova de Gaia, onde estiveram incluídos pais, crianças e educadoras. O estudo consolidou- se com a recolha de dados, análises de documentos institucionais, questionários realizados aos pais de 17 crianças (com idades compreendidas entre os 4 e 7 anos) e por fim foram efetuadas entrevistas a profissionais. Através do estudo foi possível concluir que este longo período de tempo expôs as crianças para emoções menos positivas e as repercussões fizeram sentir-se no desenvolvimento individual. A aprendizagem foi interrompida numa larga escala, as estruturas emocionais e relacionais foram afetadas, e à posterior todas as dinâmicas que existiam dentro da sala antes da pandemia tiveram que ser novamente descortinadas e assimiladas. Ainda assim é de destacar a capacidade de adaptação de um grande número de crianças para a nova realidade e param os novos hábitos que foram implementados face a todas as restrições impostas pela Covid 19.
id RCAP_1b3529d2e825223f07d3f22bfe2567b4
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44387
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da Covid-19 na idade dos “porquês”CriançaDesenvolvimento infantilIntervenção precoceDomínio/Área Científica::Ciências SociaisA rotina é desde sempre um fator que concebe alguma segurança natural ao ser humano, a habilidade e a eficiência com que o individuo reage à mudança são variáveis. O presente trabalho decorre durante um período em que a mudança é implícita de forma obrigatória para todos os seres humanos de forma igual. A Covid 19 ocasionou um impacto em várias escalas na vida do ser humano, as restrições económicas foram alvo de um grande escrutínio, e pese embora as restrições socias tenham sido também elas avaliadas e aprofundadas de uma forma global, os estudos e debates sobre o impacto da pandemia nas crianças ainda hoje se revela escasso. Posto isto, através das estruturas mentais o adulto deve revelar alguma capacidade para reagir à mudança que foi imposta pela pandemia, através de mecanismos que foi contruído durante o seu período de vida, mas e a criança? Deste modo pretendeu-se analisar e entender a forma como as crianças compreenderam todo o impacto da Covid-19, alcançar quais as repercussões ao nível da aprendizagem e as sequelas/ alterações ao nível do comportamento, e ter em conta todas as repercussões futuras. Para tal, foi realizado um estudo num Jardim de Infância, pertencente ao Concelho de Vila Nova de Gaia, onde estiveram incluídos pais, crianças e educadoras. O estudo consolidou- se com a recolha de dados, análises de documentos institucionais, questionários realizados aos pais de 17 crianças (com idades compreendidas entre os 4 e 7 anos) e por fim foram efetuadas entrevistas a profissionais. Através do estudo foi possível concluir que este longo período de tempo expôs as crianças para emoções menos positivas e as repercussões fizeram sentir-se no desenvolvimento individual. A aprendizagem foi interrompida numa larga escala, as estruturas emocionais e relacionais foram afetadas, e à posterior todas as dinâmicas que existiam dentro da sala antes da pandemia tiveram que ser novamente descortinadas e assimiladas. Ainda assim é de destacar a capacidade de adaptação de um grande número de crianças para a nova realidade e param os novos hábitos que foram implementados face a todas as restrições impostas pela Covid 19.Routine is always a factor that conceives some natural security to the human being, the ability and efficiency with which the individual reacts to change are variable. The present work takes place during a period of time when change is implicitly mandatory for all human beings equally. Covid 19 has had an impact on human life on many scales, economic constraints have come under great scrutiny, and while social constraints have also been comprehensively assessed and explored, studies and debates on the impact of the pandemic on children are still scarce. Having said this, through mental structures, the adult should reveal some capacity to react to the change imposed by the pandemic, through mechanisms that have been built during his life, but what about the child? In this way we intended to analyze and understand how children understood the impact of Covid-19, to achieve the repercussions at the learning level and the sequels/ changes in behavior, and to take into account all future repercussions. To this end, a study was conducted in a kindergarten, belonging to the municipality of Vila Nova de Gaia, where parents, children, and educators were included. The study was consolidated with the collection of data, analysis of institutional documents, questionnaires to the parents of 17 children (aged between 4 and 5 years old,) and finally interviews with professionals. Through the study, it was possible to conclude that this long period of time exposed the children to less positive emotions and the repercussions were felt in the individual development. Learning was interrupted on a large scale, the emotional and relational structures were affected, and afterward, all the dynamics that existed in the room before the pandemic had to be re- discovered and assimilated. Even so, should be highlighted the capacity of adaptation of a large number of children to the new reality and the new habits that were implemented in the face of all the restrictions imposed by Covid 19.Reis, José AlbertoRepositório ComumPinto, Raquel2023-03-29T17:35:21Z2022-072022-092022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-31T15:15:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44387Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:10.967659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da Covid-19 na idade dos “porquês”
title O impacto da Covid-19 na idade dos “porquês”
spellingShingle O impacto da Covid-19 na idade dos “porquês”
Pinto, Raquel
Criança
Desenvolvimento infantil
Intervenção precoce
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short O impacto da Covid-19 na idade dos “porquês”
title_full O impacto da Covid-19 na idade dos “porquês”
title_fullStr O impacto da Covid-19 na idade dos “porquês”
title_full_unstemmed O impacto da Covid-19 na idade dos “porquês”
title_sort O impacto da Covid-19 na idade dos “porquês”
author Pinto, Raquel
author_facet Pinto, Raquel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, José Alberto
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Desenvolvimento infantil
Intervenção precoce
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Criança
Desenvolvimento infantil
Intervenção precoce
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description A rotina é desde sempre um fator que concebe alguma segurança natural ao ser humano, a habilidade e a eficiência com que o individuo reage à mudança são variáveis. O presente trabalho decorre durante um período em que a mudança é implícita de forma obrigatória para todos os seres humanos de forma igual. A Covid 19 ocasionou um impacto em várias escalas na vida do ser humano, as restrições económicas foram alvo de um grande escrutínio, e pese embora as restrições socias tenham sido também elas avaliadas e aprofundadas de uma forma global, os estudos e debates sobre o impacto da pandemia nas crianças ainda hoje se revela escasso. Posto isto, através das estruturas mentais o adulto deve revelar alguma capacidade para reagir à mudança que foi imposta pela pandemia, através de mecanismos que foi contruído durante o seu período de vida, mas e a criança? Deste modo pretendeu-se analisar e entender a forma como as crianças compreenderam todo o impacto da Covid-19, alcançar quais as repercussões ao nível da aprendizagem e as sequelas/ alterações ao nível do comportamento, e ter em conta todas as repercussões futuras. Para tal, foi realizado um estudo num Jardim de Infância, pertencente ao Concelho de Vila Nova de Gaia, onde estiveram incluídos pais, crianças e educadoras. O estudo consolidou- se com a recolha de dados, análises de documentos institucionais, questionários realizados aos pais de 17 crianças (com idades compreendidas entre os 4 e 7 anos) e por fim foram efetuadas entrevistas a profissionais. Através do estudo foi possível concluir que este longo período de tempo expôs as crianças para emoções menos positivas e as repercussões fizeram sentir-se no desenvolvimento individual. A aprendizagem foi interrompida numa larga escala, as estruturas emocionais e relacionais foram afetadas, e à posterior todas as dinâmicas que existiam dentro da sala antes da pandemia tiveram que ser novamente descortinadas e assimiladas. Ainda assim é de destacar a capacidade de adaptação de um grande número de crianças para a nova realidade e param os novos hábitos que foram implementados face a todas as restrições impostas pela Covid 19.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07
2022-09
2022-07-01T00:00:00Z
2023-03-29T17:35:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44387
url http://hdl.handle.net/10400.26/44387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131565041647616