O impacto da Covid-19 na idade dos “porquês”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44387 |
Resumo: | A rotina é desde sempre um fator que concebe alguma segurança natural ao ser humano, a habilidade e a eficiência com que o individuo reage à mudança são variáveis. O presente trabalho decorre durante um período em que a mudança é implícita de forma obrigatória para todos os seres humanos de forma igual. A Covid 19 ocasionou um impacto em várias escalas na vida do ser humano, as restrições económicas foram alvo de um grande escrutínio, e pese embora as restrições socias tenham sido também elas avaliadas e aprofundadas de uma forma global, os estudos e debates sobre o impacto da pandemia nas crianças ainda hoje se revela escasso. Posto isto, através das estruturas mentais o adulto deve revelar alguma capacidade para reagir à mudança que foi imposta pela pandemia, através de mecanismos que foi contruído durante o seu período de vida, mas e a criança? Deste modo pretendeu-se analisar e entender a forma como as crianças compreenderam todo o impacto da Covid-19, alcançar quais as repercussões ao nível da aprendizagem e as sequelas/ alterações ao nível do comportamento, e ter em conta todas as repercussões futuras. Para tal, foi realizado um estudo num Jardim de Infância, pertencente ao Concelho de Vila Nova de Gaia, onde estiveram incluídos pais, crianças e educadoras. O estudo consolidou- se com a recolha de dados, análises de documentos institucionais, questionários realizados aos pais de 17 crianças (com idades compreendidas entre os 4 e 7 anos) e por fim foram efetuadas entrevistas a profissionais. Através do estudo foi possível concluir que este longo período de tempo expôs as crianças para emoções menos positivas e as repercussões fizeram sentir-se no desenvolvimento individual. A aprendizagem foi interrompida numa larga escala, as estruturas emocionais e relacionais foram afetadas, e à posterior todas as dinâmicas que existiam dentro da sala antes da pandemia tiveram que ser novamente descortinadas e assimiladas. Ainda assim é de destacar a capacidade de adaptação de um grande número de crianças para a nova realidade e param os novos hábitos que foram implementados face a todas as restrições impostas pela Covid 19. |
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Deste modo pretendeu-se analisar e entender a forma como as crianças compreenderam todo o impacto da Covid-19, alcançar quais as repercussões ao nível da aprendizagem e as sequelas/ alterações ao nível do comportamento, e ter em conta todas as repercussões futuras. Para tal, foi realizado um estudo num Jardim de Infância, pertencente ao Concelho de Vila Nova de Gaia, onde estiveram incluídos pais, crianças e educadoras. O estudo consolidou- se com a recolha de dados, análises de documentos institucionais, questionários realizados aos pais de 17 crianças (com idades compreendidas entre os 4 e 7 anos) e por fim foram efetuadas entrevistas a profissionais. Através do estudo foi possível concluir que este longo período de tempo expôs as crianças para emoções menos positivas e as repercussões fizeram sentir-se no desenvolvimento individual. A aprendizagem foi interrompida numa larga escala, as estruturas emocionais e relacionais foram afetadas, e à posterior todas as dinâmicas que existiam dentro da sala antes da pandemia tiveram que ser novamente descortinadas e assimiladas. Ainda assim é de destacar a capacidade de adaptação de um grande número de crianças para a nova realidade e param os novos hábitos que foram implementados face a todas as restrições impostas pela Covid 19.Routine is always a factor that conceives some natural security to the human being, the ability and efficiency with which the individual reacts to change are variable. The present work takes place during a period of time when change is implicitly mandatory for all human beings equally. Covid 19 has had an impact on human life on many scales, economic constraints have come under great scrutiny, and while social constraints have also been comprehensively assessed and explored, studies and debates on the impact of the pandemic on children are still scarce. Having said this, through mental structures, the adult should reveal some capacity to react to the change imposed by the pandemic, through mechanisms that have been built during his life, but what about the child? In this way we intended to analyze and understand how children understood the impact of Covid-19, to achieve the repercussions at the learning level and the sequels/ changes in behavior, and to take into account all future repercussions. To this end, a study was conducted in a kindergarten, belonging to the municipality of Vila Nova de Gaia, where parents, children, and educators were included. The study was consolidated with the collection of data, analysis of institutional documents, questionnaires to the parents of 17 children (aged between 4 and 5 years old,) and finally interviews with professionals. Through the study, it was possible to conclude that this long period of time exposed the children to less positive emotions and the repercussions were felt in the individual development. Learning was interrupted on a large scale, the emotional and relational structures were affected, and afterward, all the dynamics that existed in the room before the pandemic had to be re- discovered and assimilated. Even so, should be highlighted the capacity of adaptation of a large number of children to the new reality and the new habits that were implemented in the face of all the restrictions imposed by Covid 19.Reis, José AlbertoRepositório ComumPinto, Raquel2023-03-29T17:35:21Z2022-072022-092022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-31T15:15:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44387Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:10.967659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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