Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Jocenilson
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sargentini, Vanice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094
Resumo: Este estudo tem por finalidade apresentar um trajeto de pesquisa desenvolvido na oc- asião do doutorado em estudos linguísticos e em ciências da linguagem. Trata-se de um trabalho desenvolvido a partir do tema da recorrência de usos de imagens e textos imagéticos em livros didáticos de língua portuguesa no Brasil. Partimos de uma abordagem teórico-metodológica orien- tada nos estudos em análise do discurso e na semiologia francesa. Após análise de 13 livros didáti- cos entre os anos de 1960 e 2010, concluímos que houve paulatinamente um aumento crescente da presença da imagem nos livros, acompanhando teoricamente a ampliação do conceito de língua, linguagem e texto na atualidade. Contudo, observamos que não há uma teorização aprofundada sobre o estudo da imagem no ensino problematizando-a enquanto materialidade dos discursos tal como já vem sendo feito em relação às práticas de leitura do texto verbal.
id RCAP_1b569a1556c02afc49c428a3d5e2fe06
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3094
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagemEste estudo tem por finalidade apresentar um trajeto de pesquisa desenvolvido na oc- asião do doutorado em estudos linguísticos e em ciências da linguagem. Trata-se de um trabalho desenvolvido a partir do tema da recorrência de usos de imagens e textos imagéticos em livros didáticos de língua portuguesa no Brasil. Partimos de uma abordagem teórico-metodológica orien- tada nos estudos em análise do discurso e na semiologia francesa. Após análise de 13 livros didáti- cos entre os anos de 1960 e 2010, concluímos que houve paulatinamente um aumento crescente da presença da imagem nos livros, acompanhando teoricamente a ampliação do conceito de língua, linguagem e texto na atualidade. Contudo, observamos que não há uma teorização aprofundada sobre o estudo da imagem no ensino problematizando-a enquanto materialidade dos discursos tal como já vem sendo feito em relação às práticas de leitura do texto verbal.Redis: Revista de Estudos do discurso2017-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3094Redis: Revista de Estudos do discurso; N.º 4 (2015): Redis: Revista de Estudos do Discurso; 169-1992183-3958reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094/2817Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discursoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, JocenilsonSargentini, Vanice2022-09-22T10:26:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:13.439994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagem
title Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagem
spellingShingle Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagem
Ribeiro, Jocenilson
title_short Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagem
title_full Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagem
title_fullStr Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagem
title_full_unstemmed Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagem
title_sort Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagem
author Ribeiro, Jocenilson
author_facet Ribeiro, Jocenilson
Sargentini, Vanice
author_role author
author2 Sargentini, Vanice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Jocenilson
Sargentini, Vanice
description Este estudo tem por finalidade apresentar um trajeto de pesquisa desenvolvido na oc- asião do doutorado em estudos linguísticos e em ciências da linguagem. Trata-se de um trabalho desenvolvido a partir do tema da recorrência de usos de imagens e textos imagéticos em livros didáticos de língua portuguesa no Brasil. Partimos de uma abordagem teórico-metodológica orien- tada nos estudos em análise do discurso e na semiologia francesa. Após análise de 13 livros didáti- cos entre os anos de 1960 e 2010, concluímos que houve paulatinamente um aumento crescente da presença da imagem nos livros, acompanhando teoricamente a ampliação do conceito de língua, linguagem e texto na atualidade. Contudo, observamos que não há uma teorização aprofundada sobre o estudo da imagem no ensino problematizando-a enquanto materialidade dos discursos tal como já vem sendo feito em relação às práticas de leitura do texto verbal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-27T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3094
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094
identifier_str_mv oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094/2817
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discurso
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discurso
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Redis: Revista de Estudos do discurso
publisher.none.fl_str_mv Redis: Revista de Estudos do discurso
dc.source.none.fl_str_mv Redis: Revista de Estudos do discurso; N.º 4 (2015): Redis: Revista de Estudos do Discurso; 169-199
2183-3958
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130450165235712