Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094 |
Resumo: | Este estudo tem por finalidade apresentar um trajeto de pesquisa desenvolvido na oc- asião do doutorado em estudos linguísticos e em ciências da linguagem. Trata-se de um trabalho desenvolvido a partir do tema da recorrência de usos de imagens e textos imagéticos em livros didáticos de língua portuguesa no Brasil. Partimos de uma abordagem teórico-metodológica orien- tada nos estudos em análise do discurso e na semiologia francesa. Após análise de 13 livros didáti- cos entre os anos de 1960 e 2010, concluímos que houve paulatinamente um aumento crescente da presença da imagem nos livros, acompanhando teoricamente a ampliação do conceito de língua, linguagem e texto na atualidade. Contudo, observamos que não há uma teorização aprofundada sobre o estudo da imagem no ensino problematizando-a enquanto materialidade dos discursos tal como já vem sendo feito em relação às práticas de leitura do texto verbal. |
id |
RCAP_1b569a1556c02afc49c428a3d5e2fe06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3094 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagemEste estudo tem por finalidade apresentar um trajeto de pesquisa desenvolvido na oc- asião do doutorado em estudos linguísticos e em ciências da linguagem. Trata-se de um trabalho desenvolvido a partir do tema da recorrência de usos de imagens e textos imagéticos em livros didáticos de língua portuguesa no Brasil. Partimos de uma abordagem teórico-metodológica orien- tada nos estudos em análise do discurso e na semiologia francesa. Após análise de 13 livros didáti- cos entre os anos de 1960 e 2010, concluímos que houve paulatinamente um aumento crescente da presença da imagem nos livros, acompanhando teoricamente a ampliação do conceito de língua, linguagem e texto na atualidade. Contudo, observamos que não há uma teorização aprofundada sobre o estudo da imagem no ensino problematizando-a enquanto materialidade dos discursos tal como já vem sendo feito em relação às práticas de leitura do texto verbal.Redis: Revista de Estudos do discurso2017-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3094Redis: Revista de Estudos do discurso; N.º 4 (2015): Redis: Revista de Estudos do Discurso; 169-1992183-3958reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094/2817Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discursoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, JocenilsonSargentini, Vanice2022-09-22T10:26:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:13.439994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagem |
title |
Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagem |
spellingShingle |
Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagem Ribeiro, Jocenilson |
title_short |
Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagem |
title_full |
Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagem |
title_fullStr |
Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagem |
title_full_unstemmed |
Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagem |
title_sort |
Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagem |
author |
Ribeiro, Jocenilson |
author_facet |
Ribeiro, Jocenilson Sargentini, Vanice |
author_role |
author |
author2 |
Sargentini, Vanice |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Jocenilson Sargentini, Vanice |
description |
Este estudo tem por finalidade apresentar um trajeto de pesquisa desenvolvido na oc- asião do doutorado em estudos linguísticos e em ciências da linguagem. Trata-se de um trabalho desenvolvido a partir do tema da recorrência de usos de imagens e textos imagéticos em livros didáticos de língua portuguesa no Brasil. Partimos de uma abordagem teórico-metodológica orien- tada nos estudos em análise do discurso e na semiologia francesa. Após análise de 13 livros didáti- cos entre os anos de 1960 e 2010, concluímos que houve paulatinamente um aumento crescente da presença da imagem nos livros, acompanhando teoricamente a ampliação do conceito de língua, linguagem e texto na atualidade. Contudo, observamos que não há uma teorização aprofundada sobre o estudo da imagem no ensino problematizando-a enquanto materialidade dos discursos tal como já vem sendo feito em relação às práticas de leitura do texto verbal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-27T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094 oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3094 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094 https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094/2817 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discurso info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discurso |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Redis: Revista de Estudos do discurso |
publisher.none.fl_str_mv |
Redis: Revista de Estudos do discurso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Redis: Revista de Estudos do discurso; N.º 4 (2015): Redis: Revista de Estudos do Discurso; 169-199 2183-3958 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130450165235712 |