Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos: discurso em torno das práticas de leitura da imagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094 |
Resumo: | This study aims to present a path of investigation developed during the doctorate program on linguistics and language sciences. The work focuses on the recurrence of use of images and imagery in textbooks used for teaching the Portuguese language in Brazil. The theoretical and methodological approach is oriented by studies in French discourse analysis and semiotics. After an analysis of 13 textbooks published from 1960 to 2010, the conclusion is that there has been a gradual increase of the use of imagery in textbooks, followed by an expansion of the theoretical concepts of language and text nowadays. However, we have observed that there is no in-depth theorization that questions the image as materiality of the discourse in teaching materials, as it has been done to the practices of reading related to the verbal text. |
id |
RCAP_8036059545634e9ea5fb4a6fa43759b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3094 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos: discurso em torno das práticas de leitura da imagemThis study aims to present a path of investigation developed during the doctorate program on linguistics and language sciences. The work focuses on the recurrence of use of images and imagery in textbooks used for teaching the Portuguese language in Brazil. The theoretical and methodological approach is oriented by studies in French discourse analysis and semiotics. After an analysis of 13 textbooks published from 1960 to 2010, the conclusion is that there has been a gradual increase of the use of imagery in textbooks, followed by an expansion of the theoretical concepts of language and text nowadays. However, we have observed that there is no in-depth theorization that questions the image as materiality of the discourse in teaching materials, as it has been done to the practices of reading related to the verbal text.Este estudo tem por finalidade apresentar um trajeto de pesquisa desenvolvido na ocasião do doutorado em estudos linguísticos e em ciências da linguagem. Trata-se de um trabalho desenvolvido a partir do tema da recorrência de usos de imagens e textos imagéticos em livros didáticos de língua portuguesa no Brasil. Partimos de uma abordagem teórico-metodológica orientada nos estudos em análise do discurso e na semiologia francesa. Após análise de 13 livros didáticos entre os anos de 1960 e 2010, concluímos que houve paulatinamente um aumento crescente da presença da imagem nos livros, acompanhando teoricamente a ampliação do conceito de língua, linguagem e texto na atualidade. Contudo, observamos que não há uma teorização aprofundada sobre o estudo da imagem no ensino problematizando-a enquanto materialidade dos discursos tal como já vem sendo feito em relação às práticas de leitura do texto verbal.Redis: Revista de Estudos do Discurso2015-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094Redis: Revista de Estudos do Discurso; N.º 4 (2015): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 169-1992183-3958reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094/2817Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discursoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, JocenilsonSargentini, Vanice2023-01-13T11:15:27Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:32.861913Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos: discurso em torno das práticas de leitura da imagem |
title |
Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos: discurso em torno das práticas de leitura da imagem |
spellingShingle |
Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos: discurso em torno das práticas de leitura da imagem Ribeiro, Jocenilson |
title_short |
Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos: discurso em torno das práticas de leitura da imagem |
title_full |
Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos: discurso em torno das práticas de leitura da imagem |
title_fullStr |
Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos: discurso em torno das práticas de leitura da imagem |
title_full_unstemmed |
Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos: discurso em torno das práticas de leitura da imagem |
title_sort |
Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos: discurso em torno das práticas de leitura da imagem |
author |
Ribeiro, Jocenilson |
author_facet |
Ribeiro, Jocenilson Sargentini, Vanice |
author_role |
author |
author2 |
Sargentini, Vanice |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Jocenilson Sargentini, Vanice |
description |
This study aims to present a path of investigation developed during the doctorate program on linguistics and language sciences. The work focuses on the recurrence of use of images and imagery in textbooks used for teaching the Portuguese language in Brazil. The theoretical and methodological approach is oriented by studies in French discourse analysis and semiotics. After an analysis of 13 textbooks published from 1960 to 2010, the conclusion is that there has been a gradual increase of the use of imagery in textbooks, followed by an expansion of the theoretical concepts of language and text nowadays. However, we have observed that there is no in-depth theorization that questions the image as materiality of the discourse in teaching materials, as it has been done to the practices of reading related to the verbal text. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094 https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094/2817 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discurso info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discurso |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Redis: Revista de Estudos do Discurso |
publisher.none.fl_str_mv |
Redis: Revista de Estudos do Discurso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Redis: Revista de Estudos do Discurso; N.º 4 (2015): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 169-199 2183-3958 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130752996081664 |