Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos: discurso em torno das práticas de leitura da imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Jocenilson
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sargentini, Vanice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094
Resumo: This study aims to present a path of investigation developed during the doctorate program on linguistics and language sciences. The work focuses on the recurrence of use of images and imagery in textbooks used for teaching the Portuguese language in Brazil. The theoretical and methodological approach is oriented by studies in French discourse analysis and semiotics. After an analysis of 13 textbooks published from 1960 to 2010, the conclusion is that there has been a gradual increase of the use of imagery in textbooks, followed by an expansion of the theoretical concepts of language and text nowadays. However, we have observed that there is no in-depth theorization that questions the image as materiality of the discourse in teaching materials, as it has been done to the practices of reading related to the verbal text.
id RCAP_8036059545634e9ea5fb4a6fa43759b0
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3094
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos: discurso em torno das práticas de leitura da imagemThis study aims to present a path of investigation developed during the doctorate program on linguistics and language sciences. The work focuses on the recurrence of use of images and imagery in textbooks used for teaching the Portuguese language in Brazil. The theoretical and methodological approach is oriented by studies in French discourse analysis and semiotics. After an analysis of 13 textbooks published from 1960 to 2010, the conclusion is that there has been a gradual increase of the use of imagery in textbooks, followed by an expansion of the theoretical concepts of language and text nowadays. However, we have observed that there is no in-depth theorization that questions the image as materiality of the discourse in teaching materials, as it has been done to the practices of reading related to the verbal text.Este estudo tem por finalidade apresentar um trajeto de pesquisa desenvolvido na ocasião do doutorado em estudos linguísticos e em ciências da linguagem. Trata-se de um trabalho desenvolvido a partir do tema da recorrência de usos de imagens e textos imagéticos em livros didáticos de língua portuguesa no Brasil. Partimos de uma abordagem teórico-metodológica orientada nos estudos em análise do discurso e na semiologia francesa. Após análise de 13 livros didáticos entre os anos de 1960 e 2010, concluímos que houve paulatinamente um aumento crescente da presença da imagem nos livros, acompanhando teoricamente a ampliação do conceito de língua, linguagem e texto na atualidade. Contudo, observamos que não há uma teorização aprofundada sobre o estudo da imagem no ensino problematizando-a enquanto materialidade dos discursos tal como já vem sendo feito em relação às práticas de leitura do texto verbal.Redis: Revista de Estudos do Discurso2015-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094Redis: Revista de Estudos do Discurso; N.º 4 (2015): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 169-1992183-3958reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094/2817Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discursoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, JocenilsonSargentini, Vanice2023-01-13T11:15:27Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/3094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:32.861913Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos: discurso em torno das práticas de leitura da imagem
title Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos: discurso em torno das práticas de leitura da imagem
spellingShingle Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos: discurso em torno das práticas de leitura da imagem
Ribeiro, Jocenilson
title_short Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos: discurso em torno das práticas de leitura da imagem
title_full Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos: discurso em torno das práticas de leitura da imagem
title_fullStr Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos: discurso em torno das práticas de leitura da imagem
title_full_unstemmed Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos: discurso em torno das práticas de leitura da imagem
title_sort Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos: discurso em torno das práticas de leitura da imagem
author Ribeiro, Jocenilson
author_facet Ribeiro, Jocenilson
Sargentini, Vanice
author_role author
author2 Sargentini, Vanice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Jocenilson
Sargentini, Vanice
description This study aims to present a path of investigation developed during the doctorate program on linguistics and language sciences. The work focuses on the recurrence of use of images and imagery in textbooks used for teaching the Portuguese language in Brazil. The theoretical and methodological approach is oriented by studies in French discourse analysis and semiotics. After an analysis of 13 textbooks published from 1960 to 2010, the conclusion is that there has been a gradual increase of the use of imagery in textbooks, followed by an expansion of the theoretical concepts of language and text nowadays. However, we have observed that there is no in-depth theorization that questions the image as materiality of the discourse in teaching materials, as it has been done to the practices of reading related to the verbal text.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3094/2817
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discurso
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discurso
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Redis: Revista de Estudos do Discurso
publisher.none.fl_str_mv Redis: Revista de Estudos do Discurso
dc.source.none.fl_str_mv Redis: Revista de Estudos do Discurso; N.º 4 (2015): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 169-199
2183-3958
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130752996081664