A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio, Ana Margarida Cardoso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30784
Resumo: O presente relatório, intitulado “A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância”, tem como principal objetivo entender como é promovida a disciplina nas salas de creche e de jardim de infância, e desenvolver estratégias que, no futuro, me permitam construir um ambiente educativo positivo e com vista à aprendizagem e desenvolvimento das crianças. No que diz respeito à metodologia, este estudo foi desenvolvido tendo como base a investigação qualitativa, uma vez que pretende entender e analisar os fenómenos educativos, relativos ao tema do projeto, observados nos contextos de creche e jardim de infância. Para além disso, este projeto também se enquadra na metodologia de investigação-ação, com vista a melhorar uma situação problema observada nestes contextos. Relativamente aos procedimentos e dispositivos de recolha de informação, foram utilizados durante a realização deste projeto, a observação participante, as notas de campo, as conversas informais e reflexões cooperadas, o registo fotográfico, a análise documental e o questionário.
id RCAP_1b614246787de9f60269f8cd42316a5e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30784
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjuntoDisciplinaConflitoRegrasPapel do educadorDisciplineConflictRulesRole of the educatorO presente relatório, intitulado “A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância”, tem como principal objetivo entender como é promovida a disciplina nas salas de creche e de jardim de infância, e desenvolver estratégias que, no futuro, me permitam construir um ambiente educativo positivo e com vista à aprendizagem e desenvolvimento das crianças. No que diz respeito à metodologia, este estudo foi desenvolvido tendo como base a investigação qualitativa, uma vez que pretende entender e analisar os fenómenos educativos, relativos ao tema do projeto, observados nos contextos de creche e jardim de infância. Para além disso, este projeto também se enquadra na metodologia de investigação-ação, com vista a melhorar uma situação problema observada nestes contextos. Relativamente aos procedimentos e dispositivos de recolha de informação, foram utilizados durante a realização deste projeto, a observação participante, as notas de campo, as conversas informais e reflexões cooperadas, o registo fotográfico, a análise documental e o questionário.This report, entitled "Discipline in the contexts of daycare and kindergarten", has as main objective to understand how discipline is promoted in the nursery and kindergarten rooms, and develop strategies that allow me in the future build a positive educational environment with a view to learning and developing children. With regard to the methodology, this study was developed based on qualitative research, since it intends to understand and analyze the educational phenomena related to the theme of the project, observed in the contexts of nersury and kindergarten. In addition, this project also falls within the research-action methodology, with a view to improving a problem situation observed in these contexts. Regarding procedures and information collection devices, were used during the implementation of this project, the participant observation, field notes, informal conversations and cooperative reflections, photographic registration, analysis, documentary and the questionnaire.Matos, Maria Manuela de Sousa MatosRepositório ComumCustódio, Ana Margarida Cardoso2020-01-09T15:40:37Z2019-122020-012019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30784TID:202367800porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:10.944642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto
title A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto
spellingShingle A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto
Custódio, Ana Margarida Cardoso
Disciplina
Conflito
Regras
Papel do educador
Discipline
Conflict
Rules
Role of the educator
title_short A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto
title_full A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto
title_fullStr A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto
title_full_unstemmed A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto
title_sort A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto
author Custódio, Ana Margarida Cardoso
author_facet Custódio, Ana Margarida Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Maria Manuela de Sousa Matos
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio, Ana Margarida Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina
Conflito
Regras
Papel do educador
Discipline
Conflict
Rules
Role of the educator
topic Disciplina
Conflito
Regras
Papel do educador
Discipline
Conflict
Rules
Role of the educator
description O presente relatório, intitulado “A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância”, tem como principal objetivo entender como é promovida a disciplina nas salas de creche e de jardim de infância, e desenvolver estratégias que, no futuro, me permitam construir um ambiente educativo positivo e com vista à aprendizagem e desenvolvimento das crianças. No que diz respeito à metodologia, este estudo foi desenvolvido tendo como base a investigação qualitativa, uma vez que pretende entender e analisar os fenómenos educativos, relativos ao tema do projeto, observados nos contextos de creche e jardim de infância. Para além disso, este projeto também se enquadra na metodologia de investigação-ação, com vista a melhorar uma situação problema observada nestes contextos. Relativamente aos procedimentos e dispositivos de recolha de informação, foram utilizados durante a realização deste projeto, a observação participante, as notas de campo, as conversas informais e reflexões cooperadas, o registo fotográfico, a análise documental e o questionário.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2019-12-01T00:00:00Z
2020-01-09T15:40:37Z
2020-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/30784
TID:202367800
url http://hdl.handle.net/10400.26/30784
identifier_str_mv TID:202367800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135379429785600