A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/30784 |
Resumo: | O presente relatório, intitulado “A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância”, tem como principal objetivo entender como é promovida a disciplina nas salas de creche e de jardim de infância, e desenvolver estratégias que, no futuro, me permitam construir um ambiente educativo positivo e com vista à aprendizagem e desenvolvimento das crianças. No que diz respeito à metodologia, este estudo foi desenvolvido tendo como base a investigação qualitativa, uma vez que pretende entender e analisar os fenómenos educativos, relativos ao tema do projeto, observados nos contextos de creche e jardim de infância. Para além disso, este projeto também se enquadra na metodologia de investigação-ação, com vista a melhorar uma situação problema observada nestes contextos. Relativamente aos procedimentos e dispositivos de recolha de informação, foram utilizados durante a realização deste projeto, a observação participante, as notas de campo, as conversas informais e reflexões cooperadas, o registo fotográfico, a análise documental e o questionário. |
id |
RCAP_1b614246787de9f60269f8cd42316a5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30784 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjuntoDisciplinaConflitoRegrasPapel do educadorDisciplineConflictRulesRole of the educatorO presente relatório, intitulado “A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância”, tem como principal objetivo entender como é promovida a disciplina nas salas de creche e de jardim de infância, e desenvolver estratégias que, no futuro, me permitam construir um ambiente educativo positivo e com vista à aprendizagem e desenvolvimento das crianças. No que diz respeito à metodologia, este estudo foi desenvolvido tendo como base a investigação qualitativa, uma vez que pretende entender e analisar os fenómenos educativos, relativos ao tema do projeto, observados nos contextos de creche e jardim de infância. Para além disso, este projeto também se enquadra na metodologia de investigação-ação, com vista a melhorar uma situação problema observada nestes contextos. Relativamente aos procedimentos e dispositivos de recolha de informação, foram utilizados durante a realização deste projeto, a observação participante, as notas de campo, as conversas informais e reflexões cooperadas, o registo fotográfico, a análise documental e o questionário.This report, entitled "Discipline in the contexts of daycare and kindergarten", has as main objective to understand how discipline is promoted in the nursery and kindergarten rooms, and develop strategies that allow me in the future build a positive educational environment with a view to learning and developing children. With regard to the methodology, this study was developed based on qualitative research, since it intends to understand and analyze the educational phenomena related to the theme of the project, observed in the contexts of nersury and kindergarten. In addition, this project also falls within the research-action methodology, with a view to improving a problem situation observed in these contexts. Regarding procedures and information collection devices, were used during the implementation of this project, the participant observation, field notes, informal conversations and cooperative reflections, photographic registration, analysis, documentary and the questionnaire.Matos, Maria Manuela de Sousa MatosRepositório ComumCustódio, Ana Margarida Cardoso2020-01-09T15:40:37Z2019-122020-012019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30784TID:202367800porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:10.944642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto |
title |
A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto |
spellingShingle |
A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto Custódio, Ana Margarida Cardoso Disciplina Conflito Regras Papel do educador Discipline Conflict Rules Role of the educator |
title_short |
A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto |
title_full |
A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto |
title_fullStr |
A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto |
title_full_unstemmed |
A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto |
title_sort |
A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância: aprender a viver em conjunto |
author |
Custódio, Ana Margarida Cardoso |
author_facet |
Custódio, Ana Margarida Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Maria Manuela de Sousa Matos Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Custódio, Ana Margarida Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina Conflito Regras Papel do educador Discipline Conflict Rules Role of the educator |
topic |
Disciplina Conflito Regras Papel do educador Discipline Conflict Rules Role of the educator |
description |
O presente relatório, intitulado “A disciplina nos contextos de creche e jardim de infância”, tem como principal objetivo entender como é promovida a disciplina nas salas de creche e de jardim de infância, e desenvolver estratégias que, no futuro, me permitam construir um ambiente educativo positivo e com vista à aprendizagem e desenvolvimento das crianças. No que diz respeito à metodologia, este estudo foi desenvolvido tendo como base a investigação qualitativa, uma vez que pretende entender e analisar os fenómenos educativos, relativos ao tema do projeto, observados nos contextos de creche e jardim de infância. Para além disso, este projeto também se enquadra na metodologia de investigação-ação, com vista a melhorar uma situação problema observada nestes contextos. Relativamente aos procedimentos e dispositivos de recolha de informação, foram utilizados durante a realização deste projeto, a observação participante, as notas de campo, as conversas informais e reflexões cooperadas, o registo fotográfico, a análise documental e o questionário. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12 2019-12-01T00:00:00Z 2020-01-09T15:40:37Z 2020-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/30784 TID:202367800 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/30784 |
identifier_str_mv |
TID:202367800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135379429785600 |