In.sentar a criatividade : um estudo sobre aplicação do modelo de resolução criativa de problemas no ensino artístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lanceiro, Susana Isabel Mendes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10226
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013
id RCAP_1b65c82269ba009c6260fb5ab539342a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10226
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling In.sentar a criatividade : um estudo sobre aplicação do modelo de resolução criativa de problemas no ensino artísticoCriatividade (Educação)Resolução de problemasEducação artísticaDesignRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013O desafio proposto aos alunos foi a conceção de um objeto de sentar em cartão para uso num espaço museológico, realizado em parceria com a Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves. O projeto foi realizado com uma turma do 11º ano do Curso de Design de Produto, na disciplina de projeto e tecnologias, do Ensino Artístico Especializado. Verificava-se da prática pedagógica que a maioria dos alunos sentia pouca confiança no seu processo criativo e manifestavam pouca autonomia. Reconhecendo que o conhecimento sobre a criatividade permite aliar o pensamento divergente e convergente, associando assim a realização de produtos criativos com o domínio pragmático exigido neste contexto de ensino, foram implementadas duas estratégias didáticas: Aplicação do modelo da resolução criativa de problemas e encontrar uma aplicação prática em contexto real, em consonância com os objetivos da formação e do projeto educativo da escola. O projeto decorreu ao longo de trinta e quatro blocos letivos de noventa minutos. As sessões decorreram na sala de projeto, auxiliadas pela componente de oficinas. Após o término do projeto foi realizada uma exposição no Espaço Escolar com os trabalhos selecionados e votados pelos professores, alunos e representantes do museu. Face aos objetivos do estudo que consistia em verificar de que forma as estratégias implementadas podem contribuir para a criação de produtos inovadores e promover uma maior envolvência dos alunos no processo ensino-aprendizagem, verificou-se que de uma forma geral foi possível estimular a criatividade, autonomia e a confiança no seu processo de trabalho. Os resultados foram avaliados em termos de fluência, flexibilidade, originalidade, elaboração e adequação, tendo existido evolução em todas estas dimensões. Ambas as estratégias contribuíram para o desenvolvimento de um conjunto de competências, atitudes e valores para lidar criativamente com novos problemas, e em última análise contribuíram também para o sucesso escolar e profissional dos alunos.The challenge was to design a card sitting object for use in a museum space, carried out in partnership with the Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves. The project was conducted with a class of 11. form of Product Design, Arts Education, within the academic subject of project and technologies. It was evident from the pedagogical practice that most students felt little confidence in their creative process and show lack of autonomy. Bearing in mind that knowledge about creativity allows to combine divergent and convergent thinking, thus associating the making of creative products with the required technical and pragmatic dimension, two teaching strategies were implemented: application of the creative problem solving model and conceive a practical application, in the real world context, in line with the training objectives and with those expressed in the educational project of the school. The project developed over thirty- four lessons, ninety minutes each. The sessions took place in design room and on the school workshops. After completion took place an exhibition in the school, showing the works selected and voted, by teachers, students and museum representatives. Given that the objective of this study was to assess how the implemented strategies could contribute to the creation of innovative products and promote greater involvement of the students in the teaching-learning process, it became clear that, as a whole, the creativity, autonomy and confidence of the students in their working process had been stimulated. Results were evaluated in terms of fluency, flexibility, originality, elaboration and adequacy, and one could consistently conclude that these students had improved enormously in every dimension. Both strategies have contributed to the development of a set of skills, attitudes and values, essential whenever problems have to be solved with creativity, and ultimately they have contributed to the academic and professional success of these students.Santos, Sara Bahia dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaLanceiro, Susana Isabel Mendes2014-01-21T17:34:13Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10226TID:201368099porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:14.022233Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv In.sentar a criatividade : um estudo sobre aplicação do modelo de resolução criativa de problemas no ensino artístico
title In.sentar a criatividade : um estudo sobre aplicação do modelo de resolução criativa de problemas no ensino artístico
spellingShingle In.sentar a criatividade : um estudo sobre aplicação do modelo de resolução criativa de problemas no ensino artístico
Lanceiro, Susana Isabel Mendes
Criatividade (Educação)
Resolução de problemas
Educação artística
Design
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
title_short In.sentar a criatividade : um estudo sobre aplicação do modelo de resolução criativa de problemas no ensino artístico
title_full In.sentar a criatividade : um estudo sobre aplicação do modelo de resolução criativa de problemas no ensino artístico
title_fullStr In.sentar a criatividade : um estudo sobre aplicação do modelo de resolução criativa de problemas no ensino artístico
title_full_unstemmed In.sentar a criatividade : um estudo sobre aplicação do modelo de resolução criativa de problemas no ensino artístico
title_sort In.sentar a criatividade : um estudo sobre aplicação do modelo de resolução criativa de problemas no ensino artístico
author Lanceiro, Susana Isabel Mendes
author_facet Lanceiro, Susana Isabel Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Sara Bahia dos, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lanceiro, Susana Isabel Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade (Educação)
Resolução de problemas
Educação artística
Design
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
topic Criatividade (Educação)
Resolução de problemas
Educação artística
Design
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-21T17:34:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10226
TID:201368099
url http://hdl.handle.net/10451/10226
identifier_str_mv TID:201368099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134237184491520