Proposta de melhoria da presença online da marca Cabeça, Aldeia Natal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Inês Cunha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5891
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_1b8730fb7c7885751445cc2124bda3d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5891
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposta de melhoria da presença online da marca Cabeça, Aldeia NatalMarketingRedes sociaisFacebookMarcasComunicação onlineCabeça, Aldeia Natal (Seia, Portugal) - marcaMarketingSocial networkingBrandsCommunication onlineSocial mediaRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.O presente relatório de estágio surge no âmbito da realização do projeto final para obtenção do grau de mestre em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social. Neste âmbito, foi realizado um estágio numa das agências do WYgroup, a By – Interactive Brands Agency, onde, integrando a equipa de Social Media, se procurou melhorar a presença online da marca Cabeça, Aldeia Natal. Atualmente os Social Media são ferramentas poderosas e de grande impacto no panorama do marketing em geral. Enquanto plataformas de conversação e comunicação online, os Social Media vêm ao encontro da necessidade humana de pertencer a uma comunidade, e dessa forma têm um poder significativo tanto para os consumidores, como para as marcas em geral ou para a forma como consumidores e marcas interagem. Além disso, inúmeros estudos têm comprovado que um bom posicionamento online tem efeitos positivos tanto para o valor da marca como para várias dimensões e atributos específicos da marca. Neste contexto, foi utlizado o método de Investigação-Ação segundo o qual se procurou, num primeiro momento, compreender a situação em estudo – a presença online da marca Cabeça, Aldeia Natal e num segundo, a melhoria da mesma situação, através da definição de uma estratégia mais eficaz resultante da compreensão do fenómeno. Estratégia esta que passou mais especificamente pela definição de medidas a implementar ao nível do Facebook da marca. Analisadas as medidas implementadas, concluiu-se que foi possível melhorar a presença online da marca Cabeça, Aldeia Natal e atingidos os objetivos definidos inicialmente para a página de Facebook.ABSTRACT: This internship report comes as the final project to obtain the master’s degree in Advertising and Marketing by the School of Communication and Media Studies. In this context I did an internship in one of the WyGroup agencies - By – Interactive Brands Agency, where as part of the social media team I tried to improve the online presence of the brand Cabeça, Aldeia Natal. Nowadays, the Social Media are powerful tools with big impact on the general marketing environment. Serving as conversation and online communication platforms, Social Media meets the human need to belong to a community. In that way it has a significant influence on consumers as well as on brands in general and even on the way brands and consumers interact. Additionally, numerous studies have proven that good online brand positioning has positive effects to general brand equity and to many specific dimensions and brand attributes. In this context, it was used the Action Research Method according to which I tried at first to understand the situation under study – the online presence of the brand Cabeça, Aldeia Natal, and in a second step the improvement of the same situation by the definition of a more efficient strategy resulting from the phenomenon comprehension. This strategy was based on defining specific actions to implement at Facebook level. After the analysis of the results, it has been concluded that it was possible to improve the online presence of the brand Cabeça, Aldeia Natal therefore achieving the objectives initially defined for the Facebook page. PalavrasEscola Superior de Comunicação SocialLuz, CristinaRCIPLMonteiro, Inês Cunha2016-03-17T12:02:36Z2015-11-132015-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5891TID:201044129porMONTEIRO, Inês Cunha - Proposta de melhoria da presença online da marca Cabeça, Aldeia Natal. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2015. Relatório de estágio.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:58Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:06.637211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de melhoria da presença online da marca Cabeça, Aldeia Natal
title Proposta de melhoria da presença online da marca Cabeça, Aldeia Natal
spellingShingle Proposta de melhoria da presença online da marca Cabeça, Aldeia Natal
Monteiro, Inês Cunha
Marketing
Redes sociais
Facebook
Marcas
Comunicação online
Cabeça, Aldeia Natal (Seia, Portugal) - marca
Marketing
Social networking
Brands
Communication online
Social media
title_short Proposta de melhoria da presença online da marca Cabeça, Aldeia Natal
title_full Proposta de melhoria da presença online da marca Cabeça, Aldeia Natal
title_fullStr Proposta de melhoria da presença online da marca Cabeça, Aldeia Natal
title_full_unstemmed Proposta de melhoria da presença online da marca Cabeça, Aldeia Natal
title_sort Proposta de melhoria da presença online da marca Cabeça, Aldeia Natal
author Monteiro, Inês Cunha
author_facet Monteiro, Inês Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luz, Cristina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Inês Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Redes sociais
Facebook
Marcas
Comunicação online
Cabeça, Aldeia Natal (Seia, Portugal) - marca
Marketing
Social networking
Brands
Communication online
Social media
topic Marketing
Redes sociais
Facebook
Marcas
Comunicação online
Cabeça, Aldeia Natal (Seia, Portugal) - marca
Marketing
Social networking
Brands
Communication online
Social media
description Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-13
2015-11-13T00:00:00Z
2016-03-17T12:02:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5891
TID:201044129
url http://hdl.handle.net/10400.21/5891
identifier_str_mv TID:201044129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MONTEIRO, Inês Cunha - Proposta de melhoria da presença online da marca Cabeça, Aldeia Natal. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2015. Relatório de estágio.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133408819937280