Conexões matemáticas na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Alexandra Gomes Canal de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8650
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
id RCAP_1b879ed37b2c40c0e92c5cc46f73fb1a
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8650
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conexões matemáticas na educação pré-escolarEducação pré-escolarMatemáticaEstratégias didáticasTarefas matemáticasPreschool educationMathTeaching strategiesMathematical tasksDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016O presente relatório tem como título «As conexões matemáticas na educação pré-escolar» e descreve um estudo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este tema advém da necessidade de compreender qual a importância que a interligação da matemática com as restantes áreas, assume na educação pré-escolar, obtida através da inclusão de estratégias didáticas na planificação de tarefas para o grupo de crianças na sala de atividades. Este estudo foi elaborado com o objetivo de responder à seguinte questão de pesquisa: de que forma é que as estratégias didáticas de conexão da matemática com a literatura para a infância, propostas em tarefas matemáticas podem influenciar a aprendizagem da matemática pelo grupo de crianças e destas, enquanto seres individuais? Para dar resposta a esta questão foram planificadas as tarefas de leitura de um livro de literatura para a infância, com recurso a um material lúdico e, a exploração de um livro interativo, criado com o intuito de aprendizagem da matemática, em contexto de jardim de infância, participando crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. Nestas tarefas foram definidas estratégias didáticas com o objetivo de compreender a vantagem da interação comunicativa entre as crianças, tendo por suporte as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, apresentadas como guia orientador da prática profissional, auxiliando o educador na sua ação diária no jardim de infância. Na recolha de dados foi utilizada a metodologia de observação participante, estando o educador/investigador integrado na ação, compreendendo as interações decorrentes das tarefas propostas. A investigação é suportada pelo enquadramento teórico que passa por compreender o educador como orientador da ação e como elemento essencial na definição de estratégias educativas a incluir na sua ação prática diária. Os resultados desta investigação revelaram a influência da inclusão das estratégias ao mostrar vantagens ao nível do desenvolvimento de capacidades como a reflexão critica, confronto de ideias e resolução de problemas, num contexto de multidisciplinaridade entre as diferentes áreas de conhecimento, neste caso entre o texto literário e a matemática.This report is entitled «Mathematical connections in preschool education» and describes a study carried out under the Supervised Teaching Practice Master in Preschool Education. This issue arises from the need to understand the importance of the interconnection of mathematics with other areas in pre-school education by including teaching strategies in planning tasks for the activity room in preschool education. This study was designed in order to answer the following research question: How is that teaching strategies connection with literature for children encompassed the planning and implementation of a mathematical task can influence the learning of mathematics as a children’s group and as individual beings? To answer this question were planned reading assignments from a literature book for children using play material and the operation of an interactive book created with the intention of learning mathematics in kindergarten context, the participation of children aged 4 and 6 years. These tasks were defined teaching strategies in order to understand the advantage of communicative interaction among students and is supported by the Curriculum Guidelines for Preschool Education, presented with guiding guide professional practice, assisting the teacher in their daily action in the kindergarten. In the data collection was used participant observation methodology, with the educator / researcher in integrated action, including existing and arising from interactions of the proposed tasks. The research is supported by the theoretical framework that involves understanding the teacher as the action guide and as an essential element in defining educational strategies to include in their daily practice action. The results of this research have shown advantages in terms of capacity development as critical reflection, exchange of ideas and problem solving in the context of a multidisciplinary approach between the different areas of knowledge, in this case between the literary text and mathematics.Guerreiro, AntónioSapientiaSousa, Alexandra Gomes Canal de2016-08-30T15:47:55Z2016-06-2820162016-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8650TID:202173623porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:57Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:46.569166Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conexões matemáticas na educação pré-escolar
title Conexões matemáticas na educação pré-escolar
spellingShingle Conexões matemáticas na educação pré-escolar
Sousa, Alexandra Gomes Canal de
Educação pré-escolar
Matemática
Estratégias didáticas
Tarefas matemáticas
Preschool education
Math
Teaching strategies
Mathematical tasks
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Conexões matemáticas na educação pré-escolar
title_full Conexões matemáticas na educação pré-escolar
title_fullStr Conexões matemáticas na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Conexões matemáticas na educação pré-escolar
title_sort Conexões matemáticas na educação pré-escolar
author Sousa, Alexandra Gomes Canal de
author_facet Sousa, Alexandra Gomes Canal de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerreiro, António
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Alexandra Gomes Canal de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Matemática
Estratégias didáticas
Tarefas matemáticas
Preschool education
Math
Teaching strategies
Mathematical tasks
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Matemática
Estratégias didáticas
Tarefas matemáticas
Preschool education
Math
Teaching strategies
Mathematical tasks
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30T15:47:55Z
2016-06-28
2016
2016-06-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8650
TID:202173623
url http://hdl.handle.net/10400.1/8650
identifier_str_mv TID:202173623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133233786388480