Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: desenvolver o pensamento algébrico através de conexões matemáticas com a cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Daniela Alexandra dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31785
Resumo: O presente relatório resulta duma investigação realizada no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo em Ensino Básico (CEB), integradas no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu em dois contextos: o primeiro foi uma turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e o segundo foi um grupo muito homogéneo de crianças com 3 anos de uma instituição de Educação Pré-escolar. A investigação teve como objetivos compreender, analisar e refletir sobre de que modo crianças de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico podem desenvolver o seu pensamento algébrico, através de conexões com a cidade de Évora. Com este propósito, procurou-se responder às seguintes questões:  Como evoluem as ideias das crianças sobre a Matemática e suas relações com outras áreas?  Que aspetos do pensamento algébrico desenvolvem na exploração das conexões matemáticas com a cidade?  Que caraterísticas desta experiência se tornam fundamentais para as aprendizagens das crianças? Esta investigação integrou-se no projeto MatÉvora – Conexões entre a Matemática e a Cidade e assentou numa investigação-ação sobre a minha prática que permitiu a recolha de dados através de entrevistas, observação e análise documental, em especial de análise das produções matemáticas resultantes das tarefas de exploração propostas às crianças. A análise dos dados recolhidos teve como base os referenciais teóricos consultados, que proporcionaram a elaboração de categorias relativamente aos objetivos e as questões iniciais da investigação. A investigação permitiu confirmar que é possível promover o desenvolvimento do pensamento algébrico das crianças através de conexões com a cidade, moldando a visão das crianças sobre a Matemática e a sua presença na cidade, no exterior das salas. A realização de tarefas de exploração possibilitaram a envolvência das crianças em momentos de descoberta, partilha e comunicação, que lhes permitiram desenvolver capacidades relacionadas com o pensamento algébrico como identificar, analisar, continuar, reproduzir e construir regularidades, confirmando que é essencial a exploração deste tipo de tarefas que permitem o desenvolvimento do pensamento algébrico desde os primeiros anos de escolaridade; SUPERVISED TEACHING PRATICE IN PRE-SCHOOL EDUCATION AND 1ST CYCLE OF PRIMARY EDUCATION: DEVELOPING ALGEBRAIC THINKING THROUGH MATHEMATICAL CONNECTIONS WITH THE CITY Abstract: This report is part of an investigation within the scope of the curricular units of Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Supervised Practice in Teaching of the 1st Cycle in Basic Education, integrated in the syllabus of the Master in Pre-School Education and Teaching of 1st Cycle of Basic Education. The investigation took place in two contexts, the first in a 2nd year class of the 1st Cycle of Basic Education and the second in a very homogeneous 3 year old group in a Pre-School Education room. The research aimed to understand, analyze and reflect on how the educator/teacher can promote the development of algebraic thinking in children at the level of pre-school education and the 1st cycle of basic education through connections with the city of Évora. In this sense, it was intended to answer the following questions: How do children's ideas about mathematics and its relationships with other areas evolve? What aspects of algebraic thinking do you develop in exploring mathematical connections with the city? What characteristics of this experience become fundamental for children's learning? This investigation was part of the project MatÉvora – Connections between Mathematics and the City and was based on an action-research about my practice that allowed the collection of data through interviews, observation, analysis of the productions of the proposed exploration tasks and documental analysis. Data analysis was based on the theoretical references consulted, the objectives and initial questions of the investigation. The investigation confirmed that it is possible to promote the development of children's algebraic thinking through connections with the city, shaping the children's views of mathematics and its presence in the city, outside the classroom. The exploration of open tasks allowed the children to involve in discovery, sharing and communication, and this contributed to develop their skills related to algebraic thinking, such as identifying, analyzing, continuing, reproducing, and constructing regularities, confirming that it is essential to explore this type of tasks that allow the development of algebraic thinking from the early years.
id RCAP_b9f25d931582ffbbcef795f052cf9631
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/31785
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: desenvolver o pensamento algébrico através de conexões matemáticas com a cidadePensamento algébricoConexões matemáticasTarefas exploratóriasCidade de ÉvoraAlgebraic reasoningMathematical connectionsExploratory tasksÉvora cityO presente relatório resulta duma investigação realizada no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo em Ensino Básico (CEB), integradas no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu em dois contextos: o primeiro foi uma turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e o segundo foi um grupo muito homogéneo de crianças com 3 anos de uma instituição de Educação Pré-escolar. A investigação teve como objetivos compreender, analisar e refletir sobre de que modo crianças de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico podem desenvolver o seu pensamento algébrico, através de conexões com a cidade de Évora. Com este propósito, procurou-se responder às seguintes questões:  Como evoluem as ideias das crianças sobre a Matemática e suas relações com outras áreas?  Que aspetos do pensamento algébrico desenvolvem na exploração das conexões matemáticas com a cidade?  Que caraterísticas desta experiência se tornam fundamentais para as aprendizagens das crianças? Esta investigação integrou-se no projeto MatÉvora – Conexões entre a Matemática e a Cidade e assentou numa investigação-ação sobre a minha prática que permitiu a recolha de dados através de entrevistas, observação e análise documental, em especial de análise das produções matemáticas resultantes das tarefas de exploração propostas às crianças. A análise dos dados recolhidos teve como base os referenciais teóricos consultados, que proporcionaram a elaboração de categorias relativamente aos objetivos e as questões iniciais da investigação. A investigação permitiu confirmar que é possível promover o desenvolvimento do pensamento algébrico das crianças através de conexões com a cidade, moldando a visão das crianças sobre a Matemática e a sua presença na cidade, no exterior das salas. A realização de tarefas de exploração possibilitaram a envolvência das crianças em momentos de descoberta, partilha e comunicação, que lhes permitiram desenvolver capacidades relacionadas com o pensamento algébrico como identificar, analisar, continuar, reproduzir e construir regularidades, confirmando que é essencial a exploração deste tipo de tarefas que permitem o desenvolvimento do pensamento algébrico desde os primeiros anos de escolaridade; SUPERVISED TEACHING PRATICE IN PRE-SCHOOL EDUCATION AND 1ST CYCLE OF PRIMARY EDUCATION: DEVELOPING ALGEBRAIC THINKING THROUGH MATHEMATICAL CONNECTIONS WITH THE CITY Abstract: This report is part of an investigation within the scope of the curricular units of Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Supervised Practice in Teaching of the 1st Cycle in Basic Education, integrated in the syllabus of the Master in Pre-School Education and Teaching of 1st Cycle of Basic Education. The investigation took place in two contexts, the first in a 2nd year class of the 1st Cycle of Basic Education and the second in a very homogeneous 3 year old group in a Pre-School Education room. The research aimed to understand, analyze and reflect on how the educator/teacher can promote the development of algebraic thinking in children at the level of pre-school education and the 1st cycle of basic education through connections with the city of Évora. In this sense, it was intended to answer the following questions: How do children's ideas about mathematics and its relationships with other areas evolve? What aspects of algebraic thinking do you develop in exploring mathematical connections with the city? What characteristics of this experience become fundamental for children's learning? This investigation was part of the project MatÉvora – Connections between Mathematics and the City and was based on an action-research about my practice that allowed the collection of data through interviews, observation, analysis of the productions of the proposed exploration tasks and documental analysis. Data analysis was based on the theoretical references consulted, the objectives and initial questions of the investigation. The investigation confirmed that it is possible to promote the development of children's algebraic thinking through connections with the city, shaping the children's views of mathematics and its presence in the city, outside the classroom. The exploration of open tasks allowed the children to involve in discovery, sharing and communication, and this contributed to develop their skills related to algebraic thinking, such as identifying, analyzing, continuing, reproducing, and constructing regularities, confirming that it is essential to explore this type of tasks that allow the development of algebraic thinking from the early years.Universidade de Évora2022-04-20T18:08:00Z2022-04-202022-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/31785http://hdl.handle.net/10174/31785TID:202993353porDepartamento de Pedagogia e Educaçãodasc.16@gmail.com229Caldeira, Daniela Alexandra dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:31:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:58.087758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: desenvolver o pensamento algébrico através de conexões matemáticas com a cidade
title Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: desenvolver o pensamento algébrico através de conexões matemáticas com a cidade
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: desenvolver o pensamento algébrico através de conexões matemáticas com a cidade
Caldeira, Daniela Alexandra dos Santos
Pensamento algébrico
Conexões matemáticas
Tarefas exploratórias
Cidade de Évora
Algebraic reasoning
Mathematical connections
Exploratory tasks
Évora city
title_short Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: desenvolver o pensamento algébrico através de conexões matemáticas com a cidade
title_full Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: desenvolver o pensamento algébrico através de conexões matemáticas com a cidade
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: desenvolver o pensamento algébrico através de conexões matemáticas com a cidade
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: desenvolver o pensamento algébrico através de conexões matemáticas com a cidade
title_sort Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: desenvolver o pensamento algébrico através de conexões matemáticas com a cidade
author Caldeira, Daniela Alexandra dos Santos
author_facet Caldeira, Daniela Alexandra dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Daniela Alexandra dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento algébrico
Conexões matemáticas
Tarefas exploratórias
Cidade de Évora
Algebraic reasoning
Mathematical connections
Exploratory tasks
Évora city
topic Pensamento algébrico
Conexões matemáticas
Tarefas exploratórias
Cidade de Évora
Algebraic reasoning
Mathematical connections
Exploratory tasks
Évora city
description O presente relatório resulta duma investigação realizada no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo em Ensino Básico (CEB), integradas no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu em dois contextos: o primeiro foi uma turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e o segundo foi um grupo muito homogéneo de crianças com 3 anos de uma instituição de Educação Pré-escolar. A investigação teve como objetivos compreender, analisar e refletir sobre de que modo crianças de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico podem desenvolver o seu pensamento algébrico, através de conexões com a cidade de Évora. Com este propósito, procurou-se responder às seguintes questões:  Como evoluem as ideias das crianças sobre a Matemática e suas relações com outras áreas?  Que aspetos do pensamento algébrico desenvolvem na exploração das conexões matemáticas com a cidade?  Que caraterísticas desta experiência se tornam fundamentais para as aprendizagens das crianças? Esta investigação integrou-se no projeto MatÉvora – Conexões entre a Matemática e a Cidade e assentou numa investigação-ação sobre a minha prática que permitiu a recolha de dados através de entrevistas, observação e análise documental, em especial de análise das produções matemáticas resultantes das tarefas de exploração propostas às crianças. A análise dos dados recolhidos teve como base os referenciais teóricos consultados, que proporcionaram a elaboração de categorias relativamente aos objetivos e as questões iniciais da investigação. A investigação permitiu confirmar que é possível promover o desenvolvimento do pensamento algébrico das crianças através de conexões com a cidade, moldando a visão das crianças sobre a Matemática e a sua presença na cidade, no exterior das salas. A realização de tarefas de exploração possibilitaram a envolvência das crianças em momentos de descoberta, partilha e comunicação, que lhes permitiram desenvolver capacidades relacionadas com o pensamento algébrico como identificar, analisar, continuar, reproduzir e construir regularidades, confirmando que é essencial a exploração deste tipo de tarefas que permitem o desenvolvimento do pensamento algébrico desde os primeiros anos de escolaridade; SUPERVISED TEACHING PRATICE IN PRE-SCHOOL EDUCATION AND 1ST CYCLE OF PRIMARY EDUCATION: DEVELOPING ALGEBRAIC THINKING THROUGH MATHEMATICAL CONNECTIONS WITH THE CITY Abstract: This report is part of an investigation within the scope of the curricular units of Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Supervised Practice in Teaching of the 1st Cycle in Basic Education, integrated in the syllabus of the Master in Pre-School Education and Teaching of 1st Cycle of Basic Education. The investigation took place in two contexts, the first in a 2nd year class of the 1st Cycle of Basic Education and the second in a very homogeneous 3 year old group in a Pre-School Education room. The research aimed to understand, analyze and reflect on how the educator/teacher can promote the development of algebraic thinking in children at the level of pre-school education and the 1st cycle of basic education through connections with the city of Évora. In this sense, it was intended to answer the following questions: How do children's ideas about mathematics and its relationships with other areas evolve? What aspects of algebraic thinking do you develop in exploring mathematical connections with the city? What characteristics of this experience become fundamental for children's learning? This investigation was part of the project MatÉvora – Connections between Mathematics and the City and was based on an action-research about my practice that allowed the collection of data through interviews, observation, analysis of the productions of the proposed exploration tasks and documental analysis. Data analysis was based on the theoretical references consulted, the objectives and initial questions of the investigation. The investigation confirmed that it is possible to promote the development of children's algebraic thinking through connections with the city, shaping the children's views of mathematics and its presence in the city, outside the classroom. The exploration of open tasks allowed the children to involve in discovery, sharing and communication, and this contributed to develop their skills related to algebraic thinking, such as identifying, analyzing, continuing, reproducing, and constructing regularities, confirming that it is essential to explore this type of tasks that allow the development of algebraic thinking from the early years.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-20T18:08:00Z
2022-04-20
2022-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/31785
http://hdl.handle.net/10174/31785
TID:202993353
url http://hdl.handle.net/10174/31785
identifier_str_mv TID:202993353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
dasc.16@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136691440582656