Plano de comunicação interna da Águas do Porto E.M
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/29829 |
Resumo: | A comunicação é condição essencial do ser humano. Em qualquer organização, a comunicação interna constitui uma ferramenta estratégica que permite reforçar junto dos seus colaboradores a cultura, a missão, a visão e os valores da organização, o que contribuirá para o aumento de produtividade e criação de mais valias. Neste projeto profissional foi desenvolvido um Plano de Comunicação Interna para a Águas do Porto, E.M., uma empresa que até ao final de 2018 contava com 470 colaboradores. O Plano de Comunicação Interna descreve todo o trabalho que suporta as opções tomadas para a sua construção. Numa primeira fase procedeu-se à revisão da literatura da temática, com o objetivo de se perceber o pensamento atual relativo à comunicação interna nas organizações. Em seguida, passou-se à caracterização da empresa e do seu meio envolvente, a análise estratégica, ao enquadramento metodológico e à análise e discussão dos dados. Nas recomendações é reforçada a necessidade de se investir num trabalho mais focado no lado do recetor da mensagem, neste caso, nos colaboradores da empresa, através de ações de sensibilização que os estimulem para o maior contacto com o digital, para a procura constante de informação. É assinalada a importância de os colaboradores estarem informados relativamente aos acontecimentos da empresa, de forma igualitária. É referido o contínuo investimento em eventos/convívios que fomentem a maior troca e divulgação de informação e por consequência, maior interação entre colaboradores. É focado o investimento de partilha e maior transparência de informação na organização e o alinhamento da estratégia por parte de todos colaboradores. Todas estas melhorias terão efeito na qualidade de serviço dos colaboradores, dado que se estes se sentirem motivados e integrados na organização, isso refletir-se-á no serviço prestado junto dos clientes da Águas do Porto, E.M. |
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Plano de comunicação interna da Águas do Porto E.MÁguas da PortoE.MComunicação internaPlano de comunicação internaServiço ao clienteDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA comunicação é condição essencial do ser humano. Em qualquer organização, a comunicação interna constitui uma ferramenta estratégica que permite reforçar junto dos seus colaboradores a cultura, a missão, a visão e os valores da organização, o que contribuirá para o aumento de produtividade e criação de mais valias. Neste projeto profissional foi desenvolvido um Plano de Comunicação Interna para a Águas do Porto, E.M., uma empresa que até ao final de 2018 contava com 470 colaboradores. O Plano de Comunicação Interna descreve todo o trabalho que suporta as opções tomadas para a sua construção. Numa primeira fase procedeu-se à revisão da literatura da temática, com o objetivo de se perceber o pensamento atual relativo à comunicação interna nas organizações. Em seguida, passou-se à caracterização da empresa e do seu meio envolvente, a análise estratégica, ao enquadramento metodológico e à análise e discussão dos dados. Nas recomendações é reforçada a necessidade de se investir num trabalho mais focado no lado do recetor da mensagem, neste caso, nos colaboradores da empresa, através de ações de sensibilização que os estimulem para o maior contacto com o digital, para a procura constante de informação. É assinalada a importância de os colaboradores estarem informados relativamente aos acontecimentos da empresa, de forma igualitária. É referido o contínuo investimento em eventos/convívios que fomentem a maior troca e divulgação de informação e por consequência, maior interação entre colaboradores. É focado o investimento de partilha e maior transparência de informação na organização e o alinhamento da estratégia por parte de todos colaboradores. Todas estas melhorias terão efeito na qualidade de serviço dos colaboradores, dado que se estes se sentirem motivados e integrados na organização, isso refletir-se-á no serviço prestado junto dos clientes da Águas do Porto, E.M.Reis, José LuísRepositório ComumBartolomeu, Sofia Melo Cruz Ferreira2019-09-24T18:06:52Z2019-09-16T00:00:00Z2019-09-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29829202284328pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:53Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:10.728117Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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