Plano de comunicação interna da Águas do Porto E.M

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartolomeu, Sofia Melo Cruz Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29829
Resumo: A comunicação é condição essencial do ser humano. Em qualquer organização, a comunicação interna constitui uma ferramenta estratégica que permite reforçar junto dos seus colaboradores a cultura, a missão, a visão e os valores da organização, o que contribuirá para o aumento de produtividade e criação de mais valias. Neste projeto profissional foi desenvolvido um Plano de Comunicação Interna para a Águas do Porto, E.M., uma empresa que até ao final de 2018 contava com 470 colaboradores. O Plano de Comunicação Interna descreve todo o trabalho que suporta as opções tomadas para a sua construção. Numa primeira fase procedeu-se à revisão da literatura da temática, com o objetivo de se perceber o pensamento atual relativo à comunicação interna nas organizações. Em seguida, passou-se à caracterização da empresa e do seu meio envolvente, a análise estratégica, ao enquadramento metodológico e à análise e discussão dos dados. Nas recomendações é reforçada a necessidade de se investir num trabalho mais focado no lado do recetor da mensagem, neste caso, nos colaboradores da empresa, através de ações de sensibilização que os estimulem para o maior contacto com o digital, para a procura constante de informação. É assinalada a importância de os colaboradores estarem informados relativamente aos acontecimentos da empresa, de forma igualitária. É referido o contínuo investimento em eventos/convívios que fomentem a maior troca e divulgação de informação e por consequência, maior interação entre colaboradores. É focado o investimento de partilha e maior transparência de informação na organização e o alinhamento da estratégia por parte de todos colaboradores. Todas estas melhorias terão efeito na qualidade de serviço dos colaboradores, dado que se estes se sentirem motivados e integrados na organização, isso refletir-se-á no serviço prestado junto dos clientes da Águas do Porto, E.M.
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