Eu serei violinista―método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kurtash, Oksana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5508
Resumo: A presente investigação tem como o tema Eu serei Violinista – método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino. O Ensino Artístico Especializado foi criado com o intuito de se poder promover uma educação artística no nosso país. Porém, a maneira como está organizado apresenta uma série de situações que não respondem bem à necessidade que realmente existe: o seu financiamento ser feito apenas a partir do segundo ciclo de escolaridade e a existência de alunos com diferentes níveis no 1º grau do ensino especializado da música são algumas das situações mais comuns. Este tema surge com o objetivo de estudar formas de colmatar estas questões. Os métodos de ensino do violino mais utilizados e conhecidos em Portugal não têm grande aplicabilidade para o sistema existente, pois, vindo todos eles de fora, foram criados para realidades diferentes e estão adaptados a idades mais precoces em relação à entrada no ensino artístico especializado. Existe a necessidade de adoção de um método que seja rápido e ao mesmo tempo fácil. Este método tem de ser capaz de colmatar a iniciação tardia à aprendizagem do instrumento. O método apresentado neste trabalho foi criado por S. Shalman, que atualmente é professor de violino na escola especial do Conservatório de Música Rimsky-Korsakov (São Petersburgo). O autor afirma que os alunos que começam as suas aprendizagens violinísticas em idades mais avançadas, com ajuda deste método, conseguem rapidamente recuperar o nível correspondente ao da sua idade. O objetivo desta investigação é verificar se o método é aplicável à realidade portuguesa e se consegue dar resposta às necessidades do sistema existente. O tipo de investigação utilizado recai sobre uma investigação-ação, pois o método foi aplicado com três alunos. Acresce ainda um inquérito por questionário direcionado aos professores de violino do ensino especializado da música em Portugal. A verificação dos resultados passa por um cruzamento de dados entre os objetivos atingidos pelos alunos aos quais foi aplicado o método e os resultados já conseguidos pelos outros professores. O trabalho ainda contém informação sobre o que é o Ensino Artístico Especializado, o programa de violino do 1º grau bem como referência a alguns métodos mais conhecidos e mais utilizados no nosso país. Para além disso, na primeira parte do trabalho apresenta-se o relatório de Prática de Ensino Supervisionada efetuado na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes do Agrupamento de Escolas nº 2 de Abrantes.
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Os métodos de ensino do violino mais utilizados e conhecidos em Portugal não têm grande aplicabilidade para o sistema existente, pois, vindo todos eles de fora, foram criados para realidades diferentes e estão adaptados a idades mais precoces em relação à entrada no ensino artístico especializado. Existe a necessidade de adoção de um método que seja rápido e ao mesmo tempo fácil. Este método tem de ser capaz de colmatar a iniciação tardia à aprendizagem do instrumento. O método apresentado neste trabalho foi criado por S. Shalman, que atualmente é professor de violino na escola especial do Conservatório de Música Rimsky-Korsakov (São Petersburgo). O autor afirma que os alunos que começam as suas aprendizagens violinísticas em idades mais avançadas, com ajuda deste método, conseguem rapidamente recuperar o nível correspondente ao da sua idade. O objetivo desta investigação é verificar se o método é aplicável à realidade portuguesa e se consegue dar resposta às necessidades do sistema existente. O tipo de investigação utilizado recai sobre uma investigação-ação, pois o método foi aplicado com três alunos. Acresce ainda um inquérito por questionário direcionado aos professores de violino do ensino especializado da música em Portugal. A verificação dos resultados passa por um cruzamento de dados entre os objetivos atingidos pelos alunos aos quais foi aplicado o método e os resultados já conseguidos pelos outros professores. O trabalho ainda contém informação sobre o que é o Ensino Artístico Especializado, o programa de violino do 1º grau bem como referência a alguns métodos mais conhecidos e mais utilizados no nosso país. Para além disso, na primeira parte do trabalho apresenta-se o relatório de Prática de Ensino Supervisionada efetuado na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes do Agrupamento de Escolas nº 2 de Abrantes.Abstract : The present research has as theme I will be Violinist - Shalman method applied to the teaching / learning of violin. The Specialized Artistic Education was created with the intention of being able to promote an artistic education in our country. However, the way how it is organized shows multiple of situations that do not respond to the needs that actually exists: the funding being provided only from the second cycle of schooling and the existence of students with different levels in the 1st grade of specialized music education. These are some of the most common situations. This theme arose with the aim of studying ways to fill these issues. The most widely used and well-known methods of violin teaching in Portugal do not have great applicability to the existing system, all of them came from abroad, were created for the different realities and are adapted to the earliest ages of the entrance in specialized artistic education. There is a need to adopt a method that is both quick and easy. This method must be capable to solve a late initiation to the learning of the instrument. The method introduced in this work was created by S. Shalman, who is currently a violin teacher at the special school of the Rimsky-Korsakov Conservatory of Music (St. Petersburg). The author claims that students who begin their violinist learnings at more advanced ages, with the help of this method, can quickly recover to the corresponding level of their age. The objective of this investigation is to verify if the method is applicable to the Portuguese reality and if it is able to respond to the needs of the existing system. The type of investigation used rests on an action research, the method was applied with three students. In addition, a survey by questionnaire was conducted for violin teachers of specialized music education in Portugal. The verification of the results passes through a cross-data between the goals set by the participants to whom the method was applied to and the results that were achieved by the other teachers. The work also contains information about what is Specialized Artistic Education, the violin program of the 1st degree as well as reference to some of the best known and most used methods in our country. In addition, the first part of the paper presents the Supervised Teaching Practice report carried out at the Manuel Fernandes Secondary School of Abrantes School Group No. 2.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaMachado, João José SerraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoKurtash, Oksana2017-04-08T10:28:39Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5508TID:201683288porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:44Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:15.637504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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