Clube dos Galitos: uma marca centenária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Greno, Jorge Manuel Henriques de Medeiros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38748
Resumo: O Clube dos Galitos, instituição fundada em 1904, tem sabido, ao longo dos seus 119 anos de vida, tornar-se uma parte indissociável da sociedade aveirense ao mesmo tempo que, pelos valores que representa, é uma referência do desporto português traduzida através de títulos nacionais e presenças dos seus atletas em selecções nacionais e em diversas olimpíadas. Com o presente trabalho pretendeu-se desenvolver um plano estratégico de marketing, aplicado à realidade muito própria de uma associação sem fins lucrativos, cuja actividade se desenvolve principalmente na área desportiva, mas sem esquecer a sua vertente cívica e cultural. Após a realização do diagnóstico, composto pela análise interna e externa, que conduziu à identificação dos problemas a resolver, foi ainda efectuada uma revisão de literatura sobre os conceitos e aplicação de um plano estratégico de marketing a um clube desportivo. Sustentado na literatura , foi criado um plano estratégico de marketing desportivo, o qual levou ao desenvolvimento da solução proposta para o Clube dos Galitos, com a qual se pretende ultrapassar os problemas previamente detectados e auxiliar na definição de soluções que permitam ao clube manter-se permanentemente actualizado, utilizando as melhores práticas disponíveis. O caminho apontado para o Clube dos Galitos passa pela profissionalização da variável comunicação do marketing-mix, com a contratação de um responsável pela área, de forma a concentrar toda a estratégia e acções na mesma linha de comunicação, bem como centralizar as aquisições de merchandising e equipamento desportivo, desenvolvendo assim uma estratégia conjunta envolvendo todas as secções do clube, rumo a um equilíbrio e gestão mais integrada e sustentável.
id RCAP_3f3c5cc9fc45f577d5e9eea1d1677ea7
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38748
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Clube dos Galitos: uma marca centenáriaMarketing desportivoClubes desportivosEstratégiaMarcaRedes sociaisO Clube dos Galitos, instituição fundada em 1904, tem sabido, ao longo dos seus 119 anos de vida, tornar-se uma parte indissociável da sociedade aveirense ao mesmo tempo que, pelos valores que representa, é uma referência do desporto português traduzida através de títulos nacionais e presenças dos seus atletas em selecções nacionais e em diversas olimpíadas. Com o presente trabalho pretendeu-se desenvolver um plano estratégico de marketing, aplicado à realidade muito própria de uma associação sem fins lucrativos, cuja actividade se desenvolve principalmente na área desportiva, mas sem esquecer a sua vertente cívica e cultural. Após a realização do diagnóstico, composto pela análise interna e externa, que conduziu à identificação dos problemas a resolver, foi ainda efectuada uma revisão de literatura sobre os conceitos e aplicação de um plano estratégico de marketing a um clube desportivo. Sustentado na literatura , foi criado um plano estratégico de marketing desportivo, o qual levou ao desenvolvimento da solução proposta para o Clube dos Galitos, com a qual se pretende ultrapassar os problemas previamente detectados e auxiliar na definição de soluções que permitam ao clube manter-se permanentemente actualizado, utilizando as melhores práticas disponíveis. O caminho apontado para o Clube dos Galitos passa pela profissionalização da variável comunicação do marketing-mix, com a contratação de um responsável pela área, de forma a concentrar toda a estratégia e acções na mesma linha de comunicação, bem como centralizar as aquisições de merchandising e equipamento desportivo, desenvolvendo assim uma estratégia conjunta envolvendo todas as secções do clube, rumo a um equilíbrio e gestão mais integrada e sustentável.Clube dos Galitos, an institution founded in 1904, has known, over its 119 years of life, to become an inseparable part of Aveiro society while, due to the values it represents, it is a reference of Portuguese sport confirmed through national titles and presence of its athletes in national teams and several olympiads. The aim of the present work was to develop a strategic marketing plan, applied to the very specific reality of a non-profit association whose activity is developed mainly in the sports area, but without forgetting its civic and cultural aspects. After making the diagnosis, consisting of internal and external analysis, which led to the identification of the problems to be solved, a literature review was also carried out on the concepts and application of a strategic marketing plan to a sports club. Sustained in the literature, a strategic sports marketing plan was created, which led to the development of the proposed solution for Clube dos Galitos, with which it is intended to overcome the previously detected problems and help in the definition of solutions that allow the club to maintain itself permanently updated using available best practices. The path indicated for Clube dos Galitos involves professionalizing the communication variable of the marketing-mix, with the hiring of a person responsible for the area, in order to concentrate all the strategy and actions on the same line of communication, as well as centralize merchandising acquisitions and sports equipment, thus developing a joint strategy involving all sections of the club, towards a balance and more integrated and sustainable management.2023-07-18T09:04:02Z2023-06-28T00:00:00Z2023-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38748porGreno, Jorge Manuel Henriques de Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:23Zoai:ria.ua.pt:10773/38748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:00.928217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Clube dos Galitos: uma marca centenária
title Clube dos Galitos: uma marca centenária
spellingShingle Clube dos Galitos: uma marca centenária
Greno, Jorge Manuel Henriques de Medeiros
Marketing desportivo
Clubes desportivos
Estratégia
Marca
Redes sociais
title_short Clube dos Galitos: uma marca centenária
title_full Clube dos Galitos: uma marca centenária
title_fullStr Clube dos Galitos: uma marca centenária
title_full_unstemmed Clube dos Galitos: uma marca centenária
title_sort Clube dos Galitos: uma marca centenária
author Greno, Jorge Manuel Henriques de Medeiros
author_facet Greno, Jorge Manuel Henriques de Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Greno, Jorge Manuel Henriques de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing desportivo
Clubes desportivos
Estratégia
Marca
Redes sociais
topic Marketing desportivo
Clubes desportivos
Estratégia
Marca
Redes sociais
description O Clube dos Galitos, instituição fundada em 1904, tem sabido, ao longo dos seus 119 anos de vida, tornar-se uma parte indissociável da sociedade aveirense ao mesmo tempo que, pelos valores que representa, é uma referência do desporto português traduzida através de títulos nacionais e presenças dos seus atletas em selecções nacionais e em diversas olimpíadas. Com o presente trabalho pretendeu-se desenvolver um plano estratégico de marketing, aplicado à realidade muito própria de uma associação sem fins lucrativos, cuja actividade se desenvolve principalmente na área desportiva, mas sem esquecer a sua vertente cívica e cultural. Após a realização do diagnóstico, composto pela análise interna e externa, que conduziu à identificação dos problemas a resolver, foi ainda efectuada uma revisão de literatura sobre os conceitos e aplicação de um plano estratégico de marketing a um clube desportivo. Sustentado na literatura , foi criado um plano estratégico de marketing desportivo, o qual levou ao desenvolvimento da solução proposta para o Clube dos Galitos, com a qual se pretende ultrapassar os problemas previamente detectados e auxiliar na definição de soluções que permitam ao clube manter-se permanentemente actualizado, utilizando as melhores práticas disponíveis. O caminho apontado para o Clube dos Galitos passa pela profissionalização da variável comunicação do marketing-mix, com a contratação de um responsável pela área, de forma a concentrar toda a estratégia e acções na mesma linha de comunicação, bem como centralizar as aquisições de merchandising e equipamento desportivo, desenvolvendo assim uma estratégia conjunta envolvendo todas as secções do clube, rumo a um equilíbrio e gestão mais integrada e sustentável.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-18T09:04:02Z
2023-06-28T00:00:00Z
2023-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38748
url http://hdl.handle.net/10773/38748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137741631389696