Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8797 |
Resumo: | O percurso de formação para a docência, um percurso longo e carregado de aprendizagens e de emoções, culmina com a realização e defesa do presente relatório, que procura ser reflexo de uma etapa inicial, imbuída de um caráter predominantemente teórico, em comunhão com uma fase de contacto e intervenção em contextos educativos, operacionalizada no último ano do Mestrado em Ensino dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, do qual brota este documento. É, portanto, tópico basilar do mesmo a relação natural entre teoria e prática, uma vez que a prática se desenvolveu à luz de pressupostos teóricos, interpretando-os, mas também desafiando e questionando a sua validade, na perspetiva de os desenvolver. Esta dialética foi enriquecida por uma atitude crítica, indagadora, reflexiva, investigativa, contínua e persistente o suficiente para propulsionar a (re)construção de conhecimentos sustentados e consolidados, orientadores de atuações compreensivas e adequadas às necessidades atuais. A supervisão, que desempenhou um papel central em todo o processo, é, neste trabalho, entendida como a expressão formal para designar acompanhamento, um acompanhamento por parte dos supervisores institucionais que foi complementado com um trabalho colaborativo com o par pedagógico e com os professores cooperantes, com vista ao reforço da dimensão reflexiva, considerada um vetor primordial na formação. Este relatório de estágio é, assim, uma tomada de consciência da importância deste trajeto para a futura promoção de práticas pedagógicas adequadas e refletidas, é o espelho da construção da profissionalidade docente, é o retrato de uma experiência de crescimento pessoal e profissional profícua e que se pretende continuar. |
id |
RCAP_1bec812c2d89af53d38d5b31a6c70a1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8797 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioA historiar as ciências naturais matematicou-se o portuguêsSupervisãoReflexãoColaboraçãoCrescimento pessoal e profissionalSupervisionReflectionCollaborationPersonal and professional growthDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO percurso de formação para a docência, um percurso longo e carregado de aprendizagens e de emoções, culmina com a realização e defesa do presente relatório, que procura ser reflexo de uma etapa inicial, imbuída de um caráter predominantemente teórico, em comunhão com uma fase de contacto e intervenção em contextos educativos, operacionalizada no último ano do Mestrado em Ensino dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, do qual brota este documento. É, portanto, tópico basilar do mesmo a relação natural entre teoria e prática, uma vez que a prática se desenvolveu à luz de pressupostos teóricos, interpretando-os, mas também desafiando e questionando a sua validade, na perspetiva de os desenvolver. Esta dialética foi enriquecida por uma atitude crítica, indagadora, reflexiva, investigativa, contínua e persistente o suficiente para propulsionar a (re)construção de conhecimentos sustentados e consolidados, orientadores de atuações compreensivas e adequadas às necessidades atuais. A supervisão, que desempenhou um papel central em todo o processo, é, neste trabalho, entendida como a expressão formal para designar acompanhamento, um acompanhamento por parte dos supervisores institucionais que foi complementado com um trabalho colaborativo com o par pedagógico e com os professores cooperantes, com vista ao reforço da dimensão reflexiva, considerada um vetor primordial na formação. Este relatório de estágio é, assim, uma tomada de consciência da importância deste trajeto para a futura promoção de práticas pedagógicas adequadas e refletidas, é o espelho da construção da profissionalidade docente, é o retrato de uma experiência de crescimento pessoal e profissional profícua e que se pretende continuar.The training process to be a teacher, a long journey filled with lessons and emotions, culminates with this internship report and its public defense. Its main objective is to reflect both the theoretical dimension and the more pratical activities and participation in educational settings, that occurred in the last year of the Masters Degree in Ensino dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Therefore, the main topic is the obvious relation between theory and practice, because practice was developed in the light of theoretical assumptions, not only interpreting them but also challenging and questioning its validity in order to further develop them. This dialectic was enriched by a critical, questioning, reflective and investigative approach, being continuous and persistent enough to promote the (re)construction of sustained and consolidated knowledge, the guide to comprehensive performances suitable to the current needs. Supervision, playing a central role in the entire process, is, in this work, understood as the formal expression for monitoring. In fact, it was a collaborative process with institutional supervisors, cooperative teachers and the pedagogical pair, to reinforce the reflective dimension, understood as a key vector in the learning process. To summarize, this internship report is thus an awareness of the importance of this path for the future promotion of appropriated and reflected pedagogical practices; it is the reflection of the construction of the teaching profession; it is the portrait of a successful personal and professional growth experience that intends to continueInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Carla Patrícia da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Adriana Matias Pereira2016-12-14T11:40:12Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8797TID:201405040porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:33.959910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio A historiar as ciências naturais matematicou-se o português |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Ferreira, Adriana Matias Pereira Supervisão Reflexão Colaboração Crescimento pessoal e profissional Supervision Reflection Collaboration Personal and professional growth Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Ferreira, Adriana Matias Pereira |
author_facet |
Ferreira, Adriana Matias Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Carla Patrícia da Silva Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Adriana Matias Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão Reflexão Colaboração Crescimento pessoal e profissional Supervision Reflection Collaboration Personal and professional growth Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Supervisão Reflexão Colaboração Crescimento pessoal e profissional Supervision Reflection Collaboration Personal and professional growth Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O percurso de formação para a docência, um percurso longo e carregado de aprendizagens e de emoções, culmina com a realização e defesa do presente relatório, que procura ser reflexo de uma etapa inicial, imbuída de um caráter predominantemente teórico, em comunhão com uma fase de contacto e intervenção em contextos educativos, operacionalizada no último ano do Mestrado em Ensino dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, do qual brota este documento. É, portanto, tópico basilar do mesmo a relação natural entre teoria e prática, uma vez que a prática se desenvolveu à luz de pressupostos teóricos, interpretando-os, mas também desafiando e questionando a sua validade, na perspetiva de os desenvolver. Esta dialética foi enriquecida por uma atitude crítica, indagadora, reflexiva, investigativa, contínua e persistente o suficiente para propulsionar a (re)construção de conhecimentos sustentados e consolidados, orientadores de atuações compreensivas e adequadas às necessidades atuais. A supervisão, que desempenhou um papel central em todo o processo, é, neste trabalho, entendida como a expressão formal para designar acompanhamento, um acompanhamento por parte dos supervisores institucionais que foi complementado com um trabalho colaborativo com o par pedagógico e com os professores cooperantes, com vista ao reforço da dimensão reflexiva, considerada um vetor primordial na formação. Este relatório de estágio é, assim, uma tomada de consciência da importância deste trajeto para a futura promoção de práticas pedagógicas adequadas e refletidas, é o espelho da construção da profissionalidade docente, é o retrato de uma experiência de crescimento pessoal e profissional profícua e que se pretende continuar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-12-14T11:40:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8797 TID:201405040 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8797 |
identifier_str_mv |
TID:201405040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131391778095104 |