Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Adriana Matias Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8797
Resumo: O percurso de formação para a docência, um percurso longo e carregado de aprendizagens e de emoções, culmina com a realização e defesa do presente relatório, que procura ser reflexo de uma etapa inicial, imbuída de um caráter predominantemente teórico, em comunhão com uma fase de contacto e intervenção em contextos educativos, operacionalizada no último ano do Mestrado em Ensino dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, do qual brota este documento. É, portanto, tópico basilar do mesmo a relação natural entre teoria e prática, uma vez que a prática se desenvolveu à luz de pressupostos teóricos, interpretando-os, mas também desafiando e questionando a sua validade, na perspetiva de os desenvolver. Esta dialética foi enriquecida por uma atitude crítica, indagadora, reflexiva, investigativa, contínua e persistente o suficiente para propulsionar a (re)construção de conhecimentos sustentados e consolidados, orientadores de atuações compreensivas e adequadas às necessidades atuais. A supervisão, que desempenhou um papel central em todo o processo, é, neste trabalho, entendida como a expressão formal para designar acompanhamento, um acompanhamento por parte dos supervisores institucionais que foi complementado com um trabalho colaborativo com o par pedagógico e com os professores cooperantes, com vista ao reforço da dimensão reflexiva, considerada um vetor primordial na formação. Este relatório de estágio é, assim, uma tomada de consciência da importância deste trajeto para a futura promoção de práticas pedagógicas adequadas e refletidas, é o espelho da construção da profissionalidade docente, é o retrato de uma experiência de crescimento pessoal e profissional profícua e que se pretende continuar.
id RCAP_1bec812c2d89af53d38d5b31a6c70a1a
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8797
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioA historiar as ciências naturais matematicou-se o portuguêsSupervisãoReflexãoColaboraçãoCrescimento pessoal e profissionalSupervisionReflectionCollaborationPersonal and professional growthDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO percurso de formação para a docência, um percurso longo e carregado de aprendizagens e de emoções, culmina com a realização e defesa do presente relatório, que procura ser reflexo de uma etapa inicial, imbuída de um caráter predominantemente teórico, em comunhão com uma fase de contacto e intervenção em contextos educativos, operacionalizada no último ano do Mestrado em Ensino dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, do qual brota este documento. É, portanto, tópico basilar do mesmo a relação natural entre teoria e prática, uma vez que a prática se desenvolveu à luz de pressupostos teóricos, interpretando-os, mas também desafiando e questionando a sua validade, na perspetiva de os desenvolver. Esta dialética foi enriquecida por uma atitude crítica, indagadora, reflexiva, investigativa, contínua e persistente o suficiente para propulsionar a (re)construção de conhecimentos sustentados e consolidados, orientadores de atuações compreensivas e adequadas às necessidades atuais. A supervisão, que desempenhou um papel central em todo o processo, é, neste trabalho, entendida como a expressão formal para designar acompanhamento, um acompanhamento por parte dos supervisores institucionais que foi complementado com um trabalho colaborativo com o par pedagógico e com os professores cooperantes, com vista ao reforço da dimensão reflexiva, considerada um vetor primordial na formação. Este relatório de estágio é, assim, uma tomada de consciência da importância deste trajeto para a futura promoção de práticas pedagógicas adequadas e refletidas, é o espelho da construção da profissionalidade docente, é o retrato de uma experiência de crescimento pessoal e profissional profícua e que se pretende continuar.The training process to be a teacher, a long journey filled with lessons and emotions, culminates with this internship report and its public defense. Its main objective is to reflect both the theoretical dimension and the more pratical activities and participation in educational settings, that occurred in the last year of the Masters Degree in Ensino dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Therefore, the main topic is the obvious relation between theory and practice, because practice was developed in the light of theoretical assumptions, not only interpreting them but also challenging and questioning its validity in order to further develop them. This dialectic was enriched by a critical, questioning, reflective and investigative approach, being continuous and persistent enough to promote the (re)construction of sustained and consolidated knowledge, the guide to comprehensive performances suitable to the current needs. Supervision, playing a central role in the entire process, is, in this work, understood as the formal expression for monitoring. In fact, it was a collaborative process with institutional supervisors, cooperative teachers and the pedagogical pair, to reinforce the reflective dimension, understood as a key vector in the learning process. To summarize, this internship report is thus an awareness of the importance of this path for the future promotion of appropriated and reflected pedagogical practices; it is the reflection of the construction of the teaching profession; it is the portrait of a successful personal and professional growth experience that intends to continueInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Carla Patrícia da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Adriana Matias Pereira2016-12-14T11:40:12Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8797TID:201405040porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:33.959910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
A historiar as ciências naturais matematicou-se o português
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Ferreira, Adriana Matias Pereira
Supervisão
Reflexão
Colaboração
Crescimento pessoal e profissional
Supervision
Reflection
Collaboration
Personal and professional growth
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Ferreira, Adriana Matias Pereira
author_facet Ferreira, Adriana Matias Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Carla Patrícia da Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Adriana Matias Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Reflexão
Colaboração
Crescimento pessoal e profissional
Supervision
Reflection
Collaboration
Personal and professional growth
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Supervisão
Reflexão
Colaboração
Crescimento pessoal e profissional
Supervision
Reflection
Collaboration
Personal and professional growth
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O percurso de formação para a docência, um percurso longo e carregado de aprendizagens e de emoções, culmina com a realização e defesa do presente relatório, que procura ser reflexo de uma etapa inicial, imbuída de um caráter predominantemente teórico, em comunhão com uma fase de contacto e intervenção em contextos educativos, operacionalizada no último ano do Mestrado em Ensino dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, do qual brota este documento. É, portanto, tópico basilar do mesmo a relação natural entre teoria e prática, uma vez que a prática se desenvolveu à luz de pressupostos teóricos, interpretando-os, mas também desafiando e questionando a sua validade, na perspetiva de os desenvolver. Esta dialética foi enriquecida por uma atitude crítica, indagadora, reflexiva, investigativa, contínua e persistente o suficiente para propulsionar a (re)construção de conhecimentos sustentados e consolidados, orientadores de atuações compreensivas e adequadas às necessidades atuais. A supervisão, que desempenhou um papel central em todo o processo, é, neste trabalho, entendida como a expressão formal para designar acompanhamento, um acompanhamento por parte dos supervisores institucionais que foi complementado com um trabalho colaborativo com o par pedagógico e com os professores cooperantes, com vista ao reforço da dimensão reflexiva, considerada um vetor primordial na formação. Este relatório de estágio é, assim, uma tomada de consciência da importância deste trajeto para a futura promoção de práticas pedagógicas adequadas e refletidas, é o espelho da construção da profissionalidade docente, é o retrato de uma experiência de crescimento pessoal e profissional profícua e que se pretende continuar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-12-14T11:40:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8797
TID:201405040
url http://hdl.handle.net/10400.22/8797
identifier_str_mv TID:201405040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131391778095104