Profissionalidade docente: fonte de possibilidades e de (in)certezas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Mariana Fernandes Gomes Perestrelo de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/7805
Resumo: O longo percurso de formação, iniciado com a Licenciatura em Educação Básica, termina agora com a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico surgindo, por isso, o presente relatório de estágio no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada e Relatório de Estágio. Este caminho foi trilhado tomando opções fundamentadas e intencionais, conciliando saberes teóricos e práticos, construídos e desenvolvidos nos contextos educativos onde decorreu a Prática Educativa Supervisionada (PES). Ancorada numa perspetiva de investigação, onde se reconhecem características da metodologia de investigação-ação, a supervisão pedagógica desenrolou-se por etapas que promoveram o crescimento pessoal e profissional da futura professora. Todo o percurso espelhado no decorrer das próximas páginas foi solidamente cimentado graças à experiência partilhada dos orientadores cooperantes, dos supervisores institucionais e do par pedagógico, permitindo desenvolver e consolidar competências heurísticas, bem como a transformação e o melhoramento das práticas. Atribuiu-se, neste processo, um especial significado à relação com o par pedagógico por ter constituído um apoio fundamental, valorizando-se a colaboração, enquanto agente potenciador da tomada de decisão em contextos de incerteza e de complexidade da prática docente. Este relatório de estágio configura-se como mais uma oportunidade de autoconsciência e de reflexão relativamente ao processo de construção da identidade profissional. O constante progresso do mundo atual, as dificuldades sentidas e os obstáculos ultrapassados reforçam a ideia de que o processo de formação será sempre ávido de uma permanente atualização.
id RCAP_550f95c73df1a525789b9fa1f323e5c7
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7805
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Profissionalidade docente: fonte de possibilidades e de (in)certezasPrática Educativa SupervisionadaReflexãoColaboraçãoCrescimento pessoal e profissionalSupervised Educational PracticeReflectionCollaborationPersonal and professional growthDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO longo percurso de formação, iniciado com a Licenciatura em Educação Básica, termina agora com a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico surgindo, por isso, o presente relatório de estágio no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada e Relatório de Estágio. Este caminho foi trilhado tomando opções fundamentadas e intencionais, conciliando saberes teóricos e práticos, construídos e desenvolvidos nos contextos educativos onde decorreu a Prática Educativa Supervisionada (PES). Ancorada numa perspetiva de investigação, onde se reconhecem características da metodologia de investigação-ação, a supervisão pedagógica desenrolou-se por etapas que promoveram o crescimento pessoal e profissional da futura professora. Todo o percurso espelhado no decorrer das próximas páginas foi solidamente cimentado graças à experiência partilhada dos orientadores cooperantes, dos supervisores institucionais e do par pedagógico, permitindo desenvolver e consolidar competências heurísticas, bem como a transformação e o melhoramento das práticas. Atribuiu-se, neste processo, um especial significado à relação com o par pedagógico por ter constituído um apoio fundamental, valorizando-se a colaboração, enquanto agente potenciador da tomada de decisão em contextos de incerteza e de complexidade da prática docente. Este relatório de estágio configura-se como mais uma oportunidade de autoconsciência e de reflexão relativamente ao processo de construção da identidade profissional. O constante progresso do mundo atual, as dificuldades sentidas e os obstáculos ultrapassados reforçam a ideia de que o processo de formação será sempre ávido de uma permanente atualização.The long academic journey, which began with an undergraduate course in Basic Education, is now concluded with a Master´s degree in Teaching of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. The following document is the internship report of the curricular unity of Curricular Integration: Educational Practice and Training Report. This path was taken through fundamental and intentional decisions, balancing theoretical and practical knowledge, which was built and developed in the educational context of the Supervised Educational Practice. Based on a research perspective, using aspects of the action-research methodology, the pedagogical supervision was carried through steps that promoted the personal and professional growth of the future professor. The journey described in the following pages was solidified thanks to the shared experiences from the advisors, the institutional supervisors and the pedagogical pair, allowing the development and consolidation of heuristic competencies as well as the transformation and improvement of practices. In this process it was given special meaning to the relationship with the pedagogical pair for being supportive and enhancing the collaboration which improved decision-making under the uncertainty and complexity of teaching practices. This internship report presents an additional opportunity for selfconscience and reflection regarding the process of building a professional identity. The constant progress of our times, the hardships faced and the obstacles overcome reinforce the idea that the learning process will always benefit from constant updating. Key words: Supervised Educational Practice; Reflection; Collaboration; Personal and professional growthInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Carla Patrícia da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMesquita, Mariana Fernandes Gomes Perestrelo de2016-03-04T12:18:00Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7805TID:201069920porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:48:28Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:12.266785Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Profissionalidade docente: fonte de possibilidades e de (in)certezas
title Profissionalidade docente: fonte de possibilidades e de (in)certezas
spellingShingle Profissionalidade docente: fonte de possibilidades e de (in)certezas
Mesquita, Mariana Fernandes Gomes Perestrelo de
Prática Educativa Supervisionada
Reflexão
Colaboração
Crescimento pessoal e profissional
Supervised Educational Practice
Reflection
Collaboration
Personal and professional growth
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Profissionalidade docente: fonte de possibilidades e de (in)certezas
title_full Profissionalidade docente: fonte de possibilidades e de (in)certezas
title_fullStr Profissionalidade docente: fonte de possibilidades e de (in)certezas
title_full_unstemmed Profissionalidade docente: fonte de possibilidades e de (in)certezas
title_sort Profissionalidade docente: fonte de possibilidades e de (in)certezas
author Mesquita, Mariana Fernandes Gomes Perestrelo de
author_facet Mesquita, Mariana Fernandes Gomes Perestrelo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Carla Patrícia da Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Mariana Fernandes Gomes Perestrelo de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Educativa Supervisionada
Reflexão
Colaboração
Crescimento pessoal e profissional
Supervised Educational Practice
Reflection
Collaboration
Personal and professional growth
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática Educativa Supervisionada
Reflexão
Colaboração
Crescimento pessoal e profissional
Supervised Educational Practice
Reflection
Collaboration
Personal and professional growth
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O longo percurso de formação, iniciado com a Licenciatura em Educação Básica, termina agora com a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico surgindo, por isso, o presente relatório de estágio no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada e Relatório de Estágio. Este caminho foi trilhado tomando opções fundamentadas e intencionais, conciliando saberes teóricos e práticos, construídos e desenvolvidos nos contextos educativos onde decorreu a Prática Educativa Supervisionada (PES). Ancorada numa perspetiva de investigação, onde se reconhecem características da metodologia de investigação-ação, a supervisão pedagógica desenrolou-se por etapas que promoveram o crescimento pessoal e profissional da futura professora. Todo o percurso espelhado no decorrer das próximas páginas foi solidamente cimentado graças à experiência partilhada dos orientadores cooperantes, dos supervisores institucionais e do par pedagógico, permitindo desenvolver e consolidar competências heurísticas, bem como a transformação e o melhoramento das práticas. Atribuiu-se, neste processo, um especial significado à relação com o par pedagógico por ter constituído um apoio fundamental, valorizando-se a colaboração, enquanto agente potenciador da tomada de decisão em contextos de incerteza e de complexidade da prática docente. Este relatório de estágio configura-se como mais uma oportunidade de autoconsciência e de reflexão relativamente ao processo de construção da identidade profissional. O constante progresso do mundo atual, as dificuldades sentidas e os obstáculos ultrapassados reforçam a ideia de que o processo de formação será sempre ávido de uma permanente atualização.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-04T12:18:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/7805
TID:201069920
url http://hdl.handle.net/10400.22/7805
identifier_str_mv TID:201069920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131377381146624