A resolução de problemas associada ao uso de cinco sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Joana Jesus
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/17840
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de jardim de infância, numa Instituição Particular de solidariedade Social (I. P.S. S.), em Montenegro, Faro. O estudo teve como principal objetivo trabalhar a utilização dos cinco sentidos integrada numa abordagem de resolução de problemas. Participaram no estudo 16 crianças de 3 e 4 anos que realizaram cinco atividades de forma individual. A estratégia investigativa e de intervenção didática desenvolveu-se em 5 etapas que incluíram a fase de sensibilização para o tema através da leitura mediada da história Quando eu nasci, a fase de conceção de cinco atividades enigma, cuja resolução requeria o uso de um dos 5 sentidos (paladar, audição, tato, olfato, visão), a fase de testagem da eficácia e adequabilidade das atividades, a fase de realização das atividades por cada uma das crianças e a fase de realização das atividades em grande grupo. Os resultados revelaram que a prestação das crianças na resolução da atividade enigma, cuja resolução requeria o uso da visão, foi a mais elevada, tendo 15 participantes resolvido o enigma. Observou-se que das 16 crianças que participaram nas atividades, apenas 3 crianças com 3 anos conseguiram resolver todos os enigmas no tempo previsto. Constatou-se também que a capacidade de resolução dos enigmas melhorou com a prática das atividades, não se tendo observado, contudo, uma evolução linear. Neste estudo, a prática de resolução de enigmas com recurso ao uso dos 5 sentidos alterou a predisposição das crianças para resolverem os problemas ao longo do tempo, desenvolvendo capacidades de raciocínio, de tomada de decisão e de observação para recolha de informação multissensorial.
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