O valor da marca Amazon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ricardo Miguel Teixeira da Cunha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10348/12156
Resumo: Com o passar das décadas as marcas procuram cada vez mais encontrar formas e estratégias para valorizar a sua imagem e, consequentemente, a sua marca. Com o surgimento, em 2020, da pandemia de COVID-19 e o consequente confinamento, bem como o encerramento de produções e serviços foi necessária uma grande adaptação por todo o mundo, desde pequenos negócios a gigantes multinacionais. Deste modo, o negócio online obteve um imenso crescimento, o que originou potenciais oportunidades para marcas, como a Amazon, onde a venda online é o seu principal negócio. Esta dissertação adota uma metodologia quantitativa, na qual foram realizados inquéritos, que se encontram enquadrados com a revisão de literatura, a clientes da marca Amazon. O questionário foi analisado através do software estatístico SPSS/AMOS, que deu origem a um modelo estrutural de hipóteses. A interpretação dos resultados verificou que os ativos intangíveis influenciam diretamente a escolha dos consumidores e a sua intenção de compra. Assim, a análise comprovou a importância dos ativos intangíveis, o que justifica um investimento significativo nos mesmos por parte das empresas. Tendo em vista a necessidade de as empresas apresentarem uma vantagem competitiva para serem líderes no mercado, o presente estudo demarca-se pela análise da opinião do público sobre a marca Amazon. Este contribuiu para a demarcação da importância de alguns parâmetros essenciais que podem reforçar essa vantagem competitiva.
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