Efeitos da aplicação de um modelo híbrido baseado no MED e no TGfU, na lecionação de uma Unidade Didática de Andebol, em alunos do Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Andreia do Nascimento
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13211
Resumo: O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, do segundo ano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI), com o intuito de finalizar a formação académica e obtenção do grau Mestre no respetivo curso. Este estágio pedagógico decorreu no Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, no ano letivo 2021/2022. O presente documento representa todas as experiências vivenciadas no decorrer da prática supervisionada, dividindo-se em dois capítulos. No primeiro capítulo, a intervenção pedagógica, é apresentado de forma detalhada todo o trabalho desenvolvido no decorrer do estágio, desde o planeamento até à avaliação do 2ºCiclo, do 3ºCiclo e Ensino secundário, o trabalho desenvolvido no Desporto Escolar - Grupo Equipa de Badminton, a experiência na assessoria da direção de turma e atividades desenvolvidas no decorrer do estágio. No segundo capítulo, denominado investigação e inovação pedagógicas, teve como objetivo identificar os efeitos da aplicação de um modelo híbrido de ensino na lecionação de uma Unidade Didática de Andebol, baseado no Modelo de Educação Desportiva e no Teaching Games for Understanding. Os resultados obtidos demostraram efeitos significativos na melhoria de comportamentos táticos e, consequentemente, na performance e envolvimento no jogo. Ao nível da motivação dos alunos não existiram melhorias significativas. O estudo comprovou que a adoção de um modelo híbrido na lecionação em aulas de educação física, pode ter uma influência positiva na aquisição de competências motoras em alunos de ambos os sexos.
id RCAP_1c4819acfc0e3adc4fdb2633b649bf6a
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13211
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos da aplicação de um modelo híbrido baseado no MED e no TGfU, na lecionação de uma Unidade Didática de Andebol, em alunos do Ensino SecundárioRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Frei Heitor PintoEducação FísicaEstágio PedagógicoModelos de EnsinoProfessorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, do segundo ano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI), com o intuito de finalizar a formação académica e obtenção do grau Mestre no respetivo curso. Este estágio pedagógico decorreu no Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, no ano letivo 2021/2022. O presente documento representa todas as experiências vivenciadas no decorrer da prática supervisionada, dividindo-se em dois capítulos. No primeiro capítulo, a intervenção pedagógica, é apresentado de forma detalhada todo o trabalho desenvolvido no decorrer do estágio, desde o planeamento até à avaliação do 2ºCiclo, do 3ºCiclo e Ensino secundário, o trabalho desenvolvido no Desporto Escolar - Grupo Equipa de Badminton, a experiência na assessoria da direção de turma e atividades desenvolvidas no decorrer do estágio. No segundo capítulo, denominado investigação e inovação pedagógicas, teve como objetivo identificar os efeitos da aplicação de um modelo híbrido de ensino na lecionação de uma Unidade Didática de Andebol, baseado no Modelo de Educação Desportiva e no Teaching Games for Understanding. Os resultados obtidos demostraram efeitos significativos na melhoria de comportamentos táticos e, consequentemente, na performance e envolvimento no jogo. Ao nível da motivação dos alunos não existiram melhorias significativas. O estudo comprovou que a adoção de um modelo híbrido na lecionação em aulas de educação física, pode ter uma influência positiva na aquisição de competências motoras em alunos de ambos os sexos.This internship report was conducted within the scope of the Pedagogical Training Course, of the second year of studies of the master’s degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education of the University of Beira Interior (UBI), in order to finalize the academic training and obtain the master’s degree in the respective course. This pedagogical internship took place in the Frei Heitor Pinto School Grouping, in the 2021/2022 school year. This document represents all the experiences lived during the supervised practice, divided into two chapters. The first chapter, the pedagogical intervention, presents in detail all the work developed during the internship, from planning to the evaluation of the 2nd cycle, 3rd cycle and secondary education, the work developed in School Sports - Badminton Team Group, the experience in advising the class management and activities developed during the internship. The second chapter, called pedagogical research and innovation, aimed to identify the effects of applying a hybrid teaching model in the teaching of a Handball Teaching Unit, based on the Sports Education Model and on Teaching Games for Understanding. The results showed significant effects in the improvement of tactical behaviors and, consequently, in the performance and involvement in the game. In terms of student motivation, there were no significant improvements. The study proved that the adoption of a hybrid model in physical education classes can have a positive influence on the acquisition of motor skills in students of both sexes.Ferraz, Ricardo Manuel PiresuBibliorumFigueiredo, Andreia do Nascimento2023-02-22T14:13:21Z2022-12-052022-10-072022-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13211TID:203226291porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:41.307502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da aplicação de um modelo híbrido baseado no MED e no TGfU, na lecionação de uma Unidade Didática de Andebol, em alunos do Ensino Secundário
Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Frei Heitor Pinto
title Efeitos da aplicação de um modelo híbrido baseado no MED e no TGfU, na lecionação de uma Unidade Didática de Andebol, em alunos do Ensino Secundário
spellingShingle Efeitos da aplicação de um modelo híbrido baseado no MED e no TGfU, na lecionação de uma Unidade Didática de Andebol, em alunos do Ensino Secundário
Figueiredo, Andreia do Nascimento
Educação Física
Estágio Pedagógico
Modelos de Ensino
Professor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Efeitos da aplicação de um modelo híbrido baseado no MED e no TGfU, na lecionação de uma Unidade Didática de Andebol, em alunos do Ensino Secundário
title_full Efeitos da aplicação de um modelo híbrido baseado no MED e no TGfU, na lecionação de uma Unidade Didática de Andebol, em alunos do Ensino Secundário
title_fullStr Efeitos da aplicação de um modelo híbrido baseado no MED e no TGfU, na lecionação de uma Unidade Didática de Andebol, em alunos do Ensino Secundário
title_full_unstemmed Efeitos da aplicação de um modelo híbrido baseado no MED e no TGfU, na lecionação de uma Unidade Didática de Andebol, em alunos do Ensino Secundário
title_sort Efeitos da aplicação de um modelo híbrido baseado no MED e no TGfU, na lecionação de uma Unidade Didática de Andebol, em alunos do Ensino Secundário
author Figueiredo, Andreia do Nascimento
author_facet Figueiredo, Andreia do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Ricardo Manuel Pires
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Andreia do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Modelos de Ensino
Professor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Modelos de Ensino
Professor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, do segundo ano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI), com o intuito de finalizar a formação académica e obtenção do grau Mestre no respetivo curso. Este estágio pedagógico decorreu no Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, no ano letivo 2021/2022. O presente documento representa todas as experiências vivenciadas no decorrer da prática supervisionada, dividindo-se em dois capítulos. No primeiro capítulo, a intervenção pedagógica, é apresentado de forma detalhada todo o trabalho desenvolvido no decorrer do estágio, desde o planeamento até à avaliação do 2ºCiclo, do 3ºCiclo e Ensino secundário, o trabalho desenvolvido no Desporto Escolar - Grupo Equipa de Badminton, a experiência na assessoria da direção de turma e atividades desenvolvidas no decorrer do estágio. No segundo capítulo, denominado investigação e inovação pedagógicas, teve como objetivo identificar os efeitos da aplicação de um modelo híbrido de ensino na lecionação de uma Unidade Didática de Andebol, baseado no Modelo de Educação Desportiva e no Teaching Games for Understanding. Os resultados obtidos demostraram efeitos significativos na melhoria de comportamentos táticos e, consequentemente, na performance e envolvimento no jogo. Ao nível da motivação dos alunos não existiram melhorias significativas. O estudo comprovou que a adoção de um modelo híbrido na lecionação em aulas de educação física, pode ter uma influência positiva na aquisição de competências motoras em alunos de ambos os sexos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-05
2022-10-07
2022-12-05T00:00:00Z
2023-02-22T14:13:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13211
TID:203226291
url http://hdl.handle.net/10400.6/13211
identifier_str_mv TID:203226291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136414808408064