O corpo como linguagem e expressão no ensino do canto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/19482 |
Resumo: | O trabalho de investigação científica que se apresenta, subordinada ao título: O Corpo como Linguagem e Expressão no Ensino do Canto, tem como princípios orientadores a perceção das interações que se estabelecem do ponto de vista metodológico no âmbito da pedagogia do Ensino do Canto, tendo como base a interpretação vocal e corporal de uma peça musical. Apresentada nos contextos de um Quadro Teórico-Conceptual, e de uma Metodologia Empírica, de análise qualitativa, pretende refletir sobre o Estado da Arte, onde autores de referência, tais como: Sunberg (1987); Hemsley (1998); Sousa (1999; 2008; 2010); Waug (2000); Miller (2002; 2011); Hesse (2003); Manresa (2006); Haruki (2007); Goleman (2010); Furão (2011), entre outros, fundamentam este estudo. A Metodologia Empírica, de análise qualitativa, é sustentada cientificamente pelo modelo de Relação Pedagógica (RP), de Renald Legendre (1993; 2005). Foram Sujeitos (S) de aprendizagem um grupo de quatro Cantoras, com diferentes níveis de experiência nos domínios do ensino e da aprendizagem do Canto, sendo o Objeto (O) de estudo a interpretação e a gravação de uma Ária musical. Como Meio (M) envolvente foram escolhidas as instalações da Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa. Através da interpretação da Ária Vedrai Carino, integrada na Ópera Don Giovanni, do compositor austríaco W. A. Mozart, pretende-se dar a conhecer a transmissão das linguagens sensoriais, percetivas, expressivas e comunicativas inerentes à sua representação, sendo o corpo o veículo transmissor dessas mesmas mensagens. Os resultados obtidos através da interpretação deste Programa de Intervenção revelaram-se de grande significado. As imagens fílmicas e fotográficas, e os registos efetuados num questionário entregue aos Sujeitos (S), após as gravações, foram instrumentos de pesquisa imprescindíveis, permitindo-nos verificar os graus de pertinência e de relevância de que se revestem estas manifestações de expressividade corporal, nas suas diferentes dimensões, enquanto transmissoras de sentimentos e de emoções na performance dos Cantores. Como conclusão final, pretende-se contribuir para a reflexão acerca de novas metodologias no ensino e aprendizagem do Canto, em contextos de interpretação vocal e corporal, no âmbito da pedagogia, recorrendo às melhores técnicas vocais, transmitindo a emotividade e a expressividade inerentes a determinada obra musical. |
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A Metodologia Empírica, de análise qualitativa, é sustentada cientificamente pelo modelo de Relação Pedagógica (RP), de Renald Legendre (1993; 2005). Foram Sujeitos (S) de aprendizagem um grupo de quatro Cantoras, com diferentes níveis de experiência nos domínios do ensino e da aprendizagem do Canto, sendo o Objeto (O) de estudo a interpretação e a gravação de uma Ária musical. Como Meio (M) envolvente foram escolhidas as instalações da Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa. Através da interpretação da Ária Vedrai Carino, integrada na Ópera Don Giovanni, do compositor austríaco W. A. Mozart, pretende-se dar a conhecer a transmissão das linguagens sensoriais, percetivas, expressivas e comunicativas inerentes à sua representação, sendo o corpo o veículo transmissor dessas mesmas mensagens. Os resultados obtidos através da interpretação deste Programa de Intervenção revelaram-se de grande significado. As imagens fílmicas e fotográficas, e os registos efetuados num questionário entregue aos Sujeitos (S), após as gravações, foram instrumentos de pesquisa imprescindíveis, permitindo-nos verificar os graus de pertinência e de relevância de que se revestem estas manifestações de expressividade corporal, nas suas diferentes dimensões, enquanto transmissoras de sentimentos e de emoções na performance dos Cantores. Como conclusão final, pretende-se contribuir para a reflexão acerca de novas metodologias no ensino e aprendizagem do Canto, em contextos de interpretação vocal e corporal, no âmbito da pedagogia, recorrendo às melhores técnicas vocais, transmitindo a emotividade e a expressividade inerentes a determinada obra musical.The work of scientific research that is presented, under the theme The Body as Language and Expression in the Teaching of Singing, has as guiding principles the perception of the interactions that are established from the methodological point of view as part of the pedagogy of the Teaching of Singing, based on the vocal and body interpretation of a piece of music. Presented in the contexts of a Theoretical-Conceptual Framework, and of an Empirical Methodology, of qualitative analysis, intends to reflect on the State of Art, where reference authors, such as Sunberg (1987); Hemsley (1998); Sousa (1999; 2008; 2010); Waug (2000); Miller (2002; 2011); Hesse (2003); Manresa (2006); Haruki (2007); Goleman (2010); Furão (2011), among others, support this study. The Empirical Methodology, of qualitative analysis, is scientifically supported by The Pedagogical Relationship (RP) model of Renald Legendre (1993; 2005). Were learning Subjects (S) a group of four Singers, with different levels of experience in the field of teaching and learning of Singing, being the Object of study the interpretation and recording of a musical Aria. As Surroundings (S), were chosen the facilities of the Portuguese Catholic University School of Arts. Through the interpretation of the Aria Vedrai Carino, integrated in the Opera Don Giovanni, by the Austrian composer W. A Mozart, it is intended to make known the transmission of sensory, perceptive, expressive and communicative languages inherent in its representation, being the body the transmitting vehicle of those messages. The results obtained through the interpretation of this Intervention Program proved to be of great significance. The movie and photo images, and the records made in a questionnaire given to the Subjects (S), after the recordings, were indispensable research tools, allowing to verify the degrees of pertinence and relevance of which are these manifestation of body expressivity, in their different dimensions, while transmitting feelings and emotions in the Singers’ performance. As final conclusion, it is intended to contribute to the reflection about new methodologies in the teaching and learning of Singing, in contexts of vocal and body interpretation, in the course of pedagogy, using the best vocal techniques, conveying the emotion and the expressiveness inherent in a certain musical work.Sousa, Maria do Rosário Morais Pinto Mota RibeiroDawa, Ana Sofia Almeida Sá SerraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCosta, Alexandra Maria da Silva da Quinta e2016-04-04T08:17:10Z2015-12-0420152015-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19482TID:201023288porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:25:32Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:21.996348Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O trabalho de investigação científica que se apresenta, subordinada ao título: O Corpo como Linguagem e Expressão no Ensino do Canto, tem como princípios orientadores a perceção das interações que se estabelecem do ponto de vista metodológico no âmbito da pedagogia do Ensino do Canto, tendo como base a interpretação vocal e corporal de uma peça musical. Apresentada nos contextos de um Quadro Teórico-Conceptual, e de uma Metodologia Empírica, de análise qualitativa, pretende refletir sobre o Estado da Arte, onde autores de referência, tais como: Sunberg (1987); Hemsley (1998); Sousa (1999; 2008; 2010); Waug (2000); Miller (2002; 2011); Hesse (2003); Manresa (2006); Haruki (2007); Goleman (2010); Furão (2011), entre outros, fundamentam este estudo. A Metodologia Empírica, de análise qualitativa, é sustentada cientificamente pelo modelo de Relação Pedagógica (RP), de Renald Legendre (1993; 2005). Foram Sujeitos (S) de aprendizagem um grupo de quatro Cantoras, com diferentes níveis de experiência nos domínios do ensino e da aprendizagem do Canto, sendo o Objeto (O) de estudo a interpretação e a gravação de uma Ária musical. Como Meio (M) envolvente foram escolhidas as instalações da Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa. Através da interpretação da Ária Vedrai Carino, integrada na Ópera Don Giovanni, do compositor austríaco W. A. Mozart, pretende-se dar a conhecer a transmissão das linguagens sensoriais, percetivas, expressivas e comunicativas inerentes à sua representação, sendo o corpo o veículo transmissor dessas mesmas mensagens. Os resultados obtidos através da interpretação deste Programa de Intervenção revelaram-se de grande significado. As imagens fílmicas e fotográficas, e os registos efetuados num questionário entregue aos Sujeitos (S), após as gravações, foram instrumentos de pesquisa imprescindíveis, permitindo-nos verificar os graus de pertinência e de relevância de que se revestem estas manifestações de expressividade corporal, nas suas diferentes dimensões, enquanto transmissoras de sentimentos e de emoções na performance dos Cantores. Como conclusão final, pretende-se contribuir para a reflexão acerca de novas metodologias no ensino e aprendizagem do Canto, em contextos de interpretação vocal e corporal, no âmbito da pedagogia, recorrendo às melhores técnicas vocais, transmitindo a emotividade e a expressividade inerentes a determinada obra musical. |
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