Desenvolvimento de competências sociais através da Educação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Pedro Rodrigues Bravo da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23212
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado ao longo do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (IPP – ESE), no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada. O primeiro capítulo descreve o que fui observando, a nível do ensino e prática da música, ao longo do ano letivo 2021/22, quando fui professor estagiário de Educação Musical. O segundo capítulo é dedicado à descrição da escola e da turma onde lecionei, bem como a uma reflexão sobre todo o estágio, incluindo as minhas aulas e experiência enquanto professor. Por fim, o terceiro capítulo foca-se no projeto de investigação, no qual é feito o estudo sobre o desenvolvimento de competências sociais através da Educação Musical. Para tal, foi realizada uma análise de literatura, bem como entrevistas a professores da disciplina, com o objetivo de perceber melhor o papel da música no desenvolvimento das crianças e jovens. Conclui-se que a música tem o poder de desenvolver várias competências nas crianças e jovens, nomeadamente, as socias. Mas, para tal, é necessário o devido investimento, não só material, mas sobretudo a nível da qualidade do ensino de Educação Musical e da promoção da música como uma componente curricular importante.
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