Análise da aptidão muscular (força muscular) dos alunos do 7º ano: estudo comparativo do processo evolutivo - com contributo do programa de testes de FITescola®
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7967 |
Resumo: | O presente documento surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professor estagiário durante este ano letivo, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é o culminar de uma etapa, a qual nos permite pôr em prática todas as competências adquiridas ao longo do nosso percurso académico, permitindo ganhar a experiência necessária para ultrapassar as dificuldades surgidas e aprender a adotar as melhores estratégias. O objetivo deste relatório é descrever todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas durante o ano letivo, descrevo assim as dificuldades vivenciadas, assim como as dúvidas e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caracterização da turma do 7ºA; e por último, as atividades desenvolvidas no meio escolar. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre a “Análise da Aptidão Muscular (Força Muscular) dos alunos do 7º Ano: Estudo comparativo do processo evolutivo - com contributo do programa de testes de FITescola®”. Participaram neste estudo 48 sujeitos divididos em dois grupos, 28 sujeitos no grupo experimental e 20 do grupo de controlo. Como instrumento de avaliação utilizou-se o teste de aptidão muscular (Abdominais e Flexões de braços) do FITescola®. Para análise dos dados, optou-se pela estatística ANOVA de medidas repetidas. Após analisarmos e compararmos os dados do grupo experimental e do grupo de controlo, verificamos que os alunos que foram submetidos ao Programa DECAMOTES melhoraram significativamente os seus resultados relativamente à aptidão muscular, enquanto os alunos do grupo de controlo não apresentaram melhorias significativas. Posto isto, é fundamental a aplicação de Programas como o DECAMOTES nas aulas de Educação Física, de modo a melhorar a aptidão física dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário melhorando assim a saúde das crianças e adolescentes. |
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Análise da aptidão muscular (força muscular) dos alunos do 7º ano: estudo comparativo do processo evolutivo - com contributo do programa de testes de FITescola®Educação físicaEstágios pedagógicosAptidão muscularO presente documento surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professor estagiário durante este ano letivo, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é o culminar de uma etapa, a qual nos permite pôr em prática todas as competências adquiridas ao longo do nosso percurso académico, permitindo ganhar a experiência necessária para ultrapassar as dificuldades surgidas e aprender a adotar as melhores estratégias. O objetivo deste relatório é descrever todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas durante o ano letivo, descrevo assim as dificuldades vivenciadas, assim como as dúvidas e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caracterização da turma do 7ºA; e por último, as atividades desenvolvidas no meio escolar. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre a “Análise da Aptidão Muscular (Força Muscular) dos alunos do 7º Ano: Estudo comparativo do processo evolutivo - com contributo do programa de testes de FITescola®”. Participaram neste estudo 48 sujeitos divididos em dois grupos, 28 sujeitos no grupo experimental e 20 do grupo de controlo. Como instrumento de avaliação utilizou-se o teste de aptidão muscular (Abdominais e Flexões de braços) do FITescola®. Para análise dos dados, optou-se pela estatística ANOVA de medidas repetidas. Após analisarmos e compararmos os dados do grupo experimental e do grupo de controlo, verificamos que os alunos que foram submetidos ao Programa DECAMOTES melhoraram significativamente os seus resultados relativamente à aptidão muscular, enquanto os alunos do grupo de controlo não apresentaram melhorias significativas. Posto isto, é fundamental a aplicação de Programas como o DECAMOTES nas aulas de Educação Física, de modo a melhorar a aptidão física dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário melhorando assim a saúde das crianças e adolescentes.This document appears with the goal of describing my experience as a intern teacher during this school year, for the Educational Stage, inserted within the 2nd cycle in teaching of physical education in Basic and secondary education from the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. The Educational Stage is the culmination of one stage, which allows us to put into practice all the skills acquired over of our academic project, allowing you to gain the experience needed to overcome the difficulties that have arisen and learn to adopt the best strategies. The objective of this report is to describe all internship experiences and analyze the activities carried out during the school year, describe the difficulties experienced, as well as the questions and concerns, but also strategies, resources, and solutions. This report has four areas of intervention, which are: the tasks of the teacher trainee in teaching learning process; reflection of teaching practice supervised held throughout the year; the characterization of the class of 7° (A); and finally, the activities developed in the school. For the consolidation of my academic development, there is also a study on the "analysis of Muscular fitness (Muscular strength) of the 7th grade students: a comparative study of the evolutionary process-with the contribution of FITescola ® testing program". 48 subjects participated in this study divided into two groups, 28 subjects in the experimental group and the control group 20. As an instrument for evaluating the muscular fitness test (sit-ups and Push-ups of arms) of the FITescola ®. For data analysis, we opted for repeated measures ANOVA statistic.2017-08-25T14:58:57Z2017-08-25T00:00:00Z2017-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7967porPinto, Vanda Íris Cerqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:30:47Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:36.364278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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