Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/8404 |
Resumo: | Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – especialização em Artes Plásticas |
id |
RCAP_1cce6487f3aaf849fc873b12657daff9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8404 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos VedrosIdentidade culturalPatrimónioArte públicaEducação artísticaCultural identityHeritagePublic artArtistic educationProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – especialização em Artes PlásticasA problemática que se investiga surge a partir de um contexto social pertinente e justificativo para um estudo de âmbito educacional a ser trabalhado de forma empírica com caráter científico. Inserido num processo educativo e artístico na vila de Alhos Vedros, aplicando conjuntamente a metodologia quantitativa e qualitativa em relação às questões da investigação. Numa primeira fase diagnosticou-se a problemática existente em Alhos Vedros no que concerne ao desenvolvimento da vila, recolheu-se informação sobre a mesma e sobre os seus lugares de interesse patrimonial e projetou-se o Roteiro artístico-cultural - Lugares da memória. Posteriormente, numa segunda fase, envolveu-se a população alhosvedrense, encontraram-se apoios logísticos e artistas participantes para a apresentação do projeto artístico-cultural durante um fim de semana. No decorrer da apresentação recolheram-se dados através de um questionário aplicado aos participantes e com a pretensão de os inquirir para se poder dar respostas às questões orientadoras e objetivos formulados ou de maneira a validar os mesmos. Concluiu-se respondendo afirmativamente a todas as questões orientadoras, devido aos resultados indicarem que a população considerou o projeto artístico-cultural bastante positivo e manifestou a vontade de continuidade do mesmo. Validaram-se as hipóteses referentes à arte pública enquanto facilitadora de identidade cultural, tal como as do seu valor e contributo para o fortalecimento da população à sua localidade. Acredita-se que o Roteiro artístico-cultural- Lugares da memória foi significativo para população sendo eficaz e proporcionando momentos de educação artística e de interação entre a população, o projeto artístico-cultural e os dois em simultâneo em contexto não formal.ABSTRACT The issue, which is researched, arises from a relevant and justified social environment regarding an educational study to be worked empirically with a scientific imprint. Forming part of an educational and artistic process in Alhos Vedros, applying jointly to quantitative and qualitative methodology regarding research issues. Firstly it was diagnosed the existing issues in Alhos Vedros in what concerns the development of the village, it was collected information about this village and its places of heritage value and it was designed the artistic and cultural itinerary-Places of memory. Later, in a second phase, the population from Alhos Vedros was involved, they were found logistical support and participating artists for the presentation of the artistic-cultural project during a weekend. In the course of the presentation, it was collected some data through a survey applied to participants and with the objective of inquiring them in order to be able to answer to key headlines and objectives previously drafted or in order to confirm them. It was concluded that all the guiding questions were answered in the affirmative, because the results indicated that the population considered the artistic and cultural project quite positive and stated the wish to continue. The premises concerning the public art as a facilitator of cultural identity were confirmed, such as its value and contribution to the establishment of the population to their home place. We believe that the artistic and cultural itinerary - Places of the memory was significant for the population, being effective and providing moments of artistic education and interaction between the population, the artistic and cultural project and the two, at the same time, in a non-formal context.Rijo, CátiaRCIPLViola, Sílvia da Conceição Ferreira2018-04-16T11:00:27Z2017-12-212017-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8404TID:201845024porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:10.600983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros |
title |
Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros |
spellingShingle |
Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros Viola, Sílvia da Conceição Ferreira Identidade cultural Património Arte pública Educação artística Cultural identity Heritage Public art Artistic education |
title_short |
Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros |
title_full |
Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros |
title_fullStr |
Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros |
title_full_unstemmed |
Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros |
title_sort |
Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros |
author |
Viola, Sílvia da Conceição Ferreira |
author_facet |
Viola, Sílvia da Conceição Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rijo, Cátia RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viola, Sílvia da Conceição Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade cultural Património Arte pública Educação artística Cultural identity Heritage Public art Artistic education |
topic |
Identidade cultural Património Arte pública Educação artística Cultural identity Heritage Public art Artistic education |
description |
Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – especialização em Artes Plásticas |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-21 2017-12-21T00:00:00Z 2018-04-16T11:00:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/8404 TID:201845024 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/8404 |
identifier_str_mv |
TID:201845024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133433211912192 |