Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viola, Sílvia da Conceição Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8404
Resumo: Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – especialização em Artes Plásticas
id RCAP_1cce6487f3aaf849fc873b12657daff9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8404
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos VedrosIdentidade culturalPatrimónioArte públicaEducação artísticaCultural identityHeritagePublic artArtistic educationProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – especialização em Artes PlásticasA problemática que se investiga surge a partir de um contexto social pertinente e justificativo para um estudo de âmbito educacional a ser trabalhado de forma empírica com caráter científico. Inserido num processo educativo e artístico na vila de Alhos Vedros, aplicando conjuntamente a metodologia quantitativa e qualitativa em relação às questões da investigação. Numa primeira fase diagnosticou-se a problemática existente em Alhos Vedros no que concerne ao desenvolvimento da vila, recolheu-se informação sobre a mesma e sobre os seus lugares de interesse patrimonial e projetou-se o Roteiro artístico-cultural - Lugares da memória. Posteriormente, numa segunda fase, envolveu-se a população alhosvedrense, encontraram-se apoios logísticos e artistas participantes para a apresentação do projeto artístico-cultural durante um fim de semana. No decorrer da apresentação recolheram-se dados através de um questionário aplicado aos participantes e com a pretensão de os inquirir para se poder dar respostas às questões orientadoras e objetivos formulados ou de maneira a validar os mesmos. Concluiu-se respondendo afirmativamente a todas as questões orientadoras, devido aos resultados indicarem que a população considerou o projeto artístico-cultural bastante positivo e manifestou a vontade de continuidade do mesmo. Validaram-se as hipóteses referentes à arte pública enquanto facilitadora de identidade cultural, tal como as do seu valor e contributo para o fortalecimento da população à sua localidade. Acredita-se que o Roteiro artístico-cultural- Lugares da memória foi significativo para população sendo eficaz e proporcionando momentos de educação artística e de interação entre a população, o projeto artístico-cultural e os dois em simultâneo em contexto não formal.ABSTRACT The issue, which is researched, arises from a relevant and justified social environment regarding an educational study to be worked empirically with a scientific imprint. Forming part of an educational and artistic process in Alhos Vedros, applying jointly to quantitative and qualitative methodology regarding research issues. Firstly it was diagnosed the existing issues in Alhos Vedros in what concerns the development of the village, it was collected information about this village and its places of heritage value and it was designed the artistic and cultural itinerary-Places of memory. Later, in a second phase, the population from Alhos Vedros was involved, they were found logistical support and participating artists for the presentation of the artistic-cultural project during a weekend. In the course of the presentation, it was collected some data through a survey applied to participants and with the objective of inquiring them in order to be able to answer to key headlines and objectives previously drafted or in order to confirm them. It was concluded that all the guiding questions were answered in the affirmative, because the results indicated that the population considered the artistic and cultural project quite positive and stated the wish to continue. The premises concerning the public art as a facilitator of cultural identity were confirmed, such as its value and contribution to the establishment of the population to their home place. We believe that the artistic and cultural itinerary - Places of the memory was significant for the population, being effective and providing moments of artistic education and interaction between the population, the artistic and cultural project and the two, at the same time, in a non-formal context.Rijo, CátiaRCIPLViola, Sílvia da Conceição Ferreira2018-04-16T11:00:27Z2017-12-212017-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8404TID:201845024porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:10.600983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros
title Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros
spellingShingle Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros
Viola, Sílvia da Conceição Ferreira
Identidade cultural
Património
Arte pública
Educação artística
Cultural identity
Heritage
Public art
Artistic education
title_short Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros
title_full Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros
title_fullStr Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros
title_full_unstemmed Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros
title_sort Lugares da memória: projeto de educação artística em contexto não formal em Alhos Vedros
author Viola, Sílvia da Conceição Ferreira
author_facet Viola, Sílvia da Conceição Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rijo, Cátia
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Viola, Sílvia da Conceição Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade cultural
Património
Arte pública
Educação artística
Cultural identity
Heritage
Public art
Artistic education
topic Identidade cultural
Património
Arte pública
Educação artística
Cultural identity
Heritage
Public art
Artistic education
description Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – especialização em Artes Plásticas
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21
2017-12-21T00:00:00Z
2018-04-16T11:00:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8404
TID:201845024
url http://hdl.handle.net/10400.21/8404
identifier_str_mv TID:201845024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133433211912192