Aplicação de uma nova estratégia de ensino do instrumento– violino : contributos da teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23246 |
Resumo: | O presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de Prática de Ensino do 2º ano do curso Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro. A 1ª parte apresenta um projeto de investigação que pretende ser um contributo para o desenvolvimento de uma nova estratégia de ensino do instrumento, neste caso o violino, que procura na Teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon, a resposta para a resolução das dificuldades técnicas encontradas nos alunos ao nível da edificação de uma boa afinação e consciência rítmica. Neste sentido, foi delineado e implementado um projeto de investigação que visou verificar a inferência, ou não, de uma metodologia de ensino centrada no desenvolvimento da audiação e na hierarquia da aprendizagem sequencial de competências e conteúdos face a uma metodologia tradicional centrada no desenvolvimento técnico dos alunos. No sentido de obter um conjunto de dados que elucidassem esta investigação, foram delineadas três ferramentas de obtenção desses mesmos dados: um inquérito por questionário, dirigido a dezanove professores de violino, que avaliou o conhecimento dos mesmos relativamente à teoria de Edwin Gordon; um teste auditivo, dirigido aos treze alunos que participaram na investigação, que pretendia avaliar a evolução auditiva e uma gravação vídeo, dirigida aos treze alunos que participaram na investigação, que pretendia avaliar a evolução interpretativa. Foi possível verificar, através da sua análise, que existe uma relação direta entre os níveis de desempenho auditivo e os níveis de desempenho interpretativo, assim como uma evolução mais significativa num grupo cuja docência incidiu em diretrizes alicerçadas na visão do autor. A 2ª parte deste relatório incide na observação e reflexão sobre o contexto onde decorreu a Prática de Ensino. |
id |
RCAP_1ce89b3530d585f7b3e11f6f31d6c587 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/23246 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aplicação de uma nova estratégia de ensino do instrumento– violino : contributos da teoria de aprendizagem musical de Edwin GordonEnsino da músicaViolino - Ensino aprendizagemAfinação (Música)AudiçãoAprendizagem - MúsicaO presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de Prática de Ensino do 2º ano do curso Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro. A 1ª parte apresenta um projeto de investigação que pretende ser um contributo para o desenvolvimento de uma nova estratégia de ensino do instrumento, neste caso o violino, que procura na Teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon, a resposta para a resolução das dificuldades técnicas encontradas nos alunos ao nível da edificação de uma boa afinação e consciência rítmica. Neste sentido, foi delineado e implementado um projeto de investigação que visou verificar a inferência, ou não, de uma metodologia de ensino centrada no desenvolvimento da audiação e na hierarquia da aprendizagem sequencial de competências e conteúdos face a uma metodologia tradicional centrada no desenvolvimento técnico dos alunos. No sentido de obter um conjunto de dados que elucidassem esta investigação, foram delineadas três ferramentas de obtenção desses mesmos dados: um inquérito por questionário, dirigido a dezanove professores de violino, que avaliou o conhecimento dos mesmos relativamente à teoria de Edwin Gordon; um teste auditivo, dirigido aos treze alunos que participaram na investigação, que pretendia avaliar a evolução auditiva e uma gravação vídeo, dirigida aos treze alunos que participaram na investigação, que pretendia avaliar a evolução interpretativa. Foi possível verificar, através da sua análise, que existe uma relação direta entre os níveis de desempenho auditivo e os níveis de desempenho interpretativo, assim como uma evolução mais significativa num grupo cuja docência incidiu em diretrizes alicerçadas na visão do autor. A 2ª parte deste relatório incide na observação e reflexão sobre o contexto onde decorreu a Prática de Ensino.This report concerns the work developed within the subject of Practice of Teaching, integrated in the 2nd year of the course Master in Music Teaching of the University of Aveiro. The first part presents the research project which intends to be a contribution to the development of a teaching strategy of the instrument, in this case the violin, which seeks in Edwin Gordon's Theory of musical learning, the answer to solve the technical difficulties encountered in the students to the level of constructing a good tuning and rhythmic awareness. In this sense, a research project was designed and implemented that aimed to verify the inference, or not, of a teaching methodology focused on the development of audiology and in the hierarchy of the sequential learning of competences and contents in opposite of a traditional methodology focused on the technical development of the students. In order to obtain a set of data that elucidated this investigation, three tools were delineated to obtain the same data: a questionnaire survey, addressed to nineteen violin teachers, which evaluated their knowledge of Edwin Gordon's theory; an auditory test, intended to the thirteen students who participated in the investigation, which aimed to evaluate the auditory evolution, and a video recording, directed to the thirteen students who participated in the investigation, which intended to evaluate the performative evolution. Through its analysis, it was possible to verify that there is a direct relationship between levels of auditory performance and levels of performative performance, as well as a more significant evolution in a group whose teaching focused on guidelines based on the author's vision. The second part of this report focuses on the observation and reflection on the context in which the Teaching Practice took place.Universidade de Aveiro2018-05-24T16:55:09Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23246TID:201945401porRibeiro, Joana Patrícia Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:20Zoai:ria.ua.pt:10773/23246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:05.652931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de uma nova estratégia de ensino do instrumento– violino : contributos da teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon |
title |
Aplicação de uma nova estratégia de ensino do instrumento– violino : contributos da teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon |
spellingShingle |
Aplicação de uma nova estratégia de ensino do instrumento– violino : contributos da teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon Ribeiro, Joana Patrícia Duarte Ensino da música Violino - Ensino aprendizagem Afinação (Música) Audição Aprendizagem - Música |
title_short |
Aplicação de uma nova estratégia de ensino do instrumento– violino : contributos da teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon |
title_full |
Aplicação de uma nova estratégia de ensino do instrumento– violino : contributos da teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon |
title_fullStr |
Aplicação de uma nova estratégia de ensino do instrumento– violino : contributos da teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon |
title_full_unstemmed |
Aplicação de uma nova estratégia de ensino do instrumento– violino : contributos da teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon |
title_sort |
Aplicação de uma nova estratégia de ensino do instrumento– violino : contributos da teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon |
author |
Ribeiro, Joana Patrícia Duarte |
author_facet |
Ribeiro, Joana Patrícia Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Joana Patrícia Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Violino - Ensino aprendizagem Afinação (Música) Audição Aprendizagem - Música |
topic |
Ensino da música Violino - Ensino aprendizagem Afinação (Música) Audição Aprendizagem - Música |
description |
O presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de Prática de Ensino do 2º ano do curso Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro. A 1ª parte apresenta um projeto de investigação que pretende ser um contributo para o desenvolvimento de uma nova estratégia de ensino do instrumento, neste caso o violino, que procura na Teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon, a resposta para a resolução das dificuldades técnicas encontradas nos alunos ao nível da edificação de uma boa afinação e consciência rítmica. Neste sentido, foi delineado e implementado um projeto de investigação que visou verificar a inferência, ou não, de uma metodologia de ensino centrada no desenvolvimento da audiação e na hierarquia da aprendizagem sequencial de competências e conteúdos face a uma metodologia tradicional centrada no desenvolvimento técnico dos alunos. No sentido de obter um conjunto de dados que elucidassem esta investigação, foram delineadas três ferramentas de obtenção desses mesmos dados: um inquérito por questionário, dirigido a dezanove professores de violino, que avaliou o conhecimento dos mesmos relativamente à teoria de Edwin Gordon; um teste auditivo, dirigido aos treze alunos que participaram na investigação, que pretendia avaliar a evolução auditiva e uma gravação vídeo, dirigida aos treze alunos que participaram na investigação, que pretendia avaliar a evolução interpretativa. Foi possível verificar, através da sua análise, que existe uma relação direta entre os níveis de desempenho auditivo e os níveis de desempenho interpretativo, assim como uma evolução mais significativa num grupo cuja docência incidiu em diretrizes alicerçadas na visão do autor. A 2ª parte deste relatório incide na observação e reflexão sobre o contexto onde decorreu a Prática de Ensino. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-05-24T16:55:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/23246 TID:201945401 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/23246 |
identifier_str_mv |
TID:201945401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137624833654784 |