A participação da criança na relação escola-famílias-comunidade: Um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2969 |
Resumo: | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este intitula-se “A participação da criança na relação escola-famílias-comunidade: um estudo de caso”. Este estudo realizou-se num jardim-de-infância da rede pública, situado no distrito do Porto. Teve como grande finalidade perceber de que modo as crianças dessa instituição participam na Relação Escola-Famílias-Comunidade. Para o efeito da presente investigação foi adotada uma metodologia qualitativa, na qual se recorreu à utilização de técnicas e instrumentos de recolha de dados, como são a análise documental, a entrevista, o inquérito por questionário e o focus group de modo a responder à questão de partida. Os sujeitos participantes neste estudo foram duas educadoras de infância, sete crianças e dezassete encarregados de educação. A Relação Escola-Famílias-Comunidade e a participação da criança na mesma constituem a grande temática deste estudo. Os dados obtidos revelam a importância de se estreitar esta relação, não podendo esquecer a criança como cidadão, que tem direito a ser escutado e a participar ativamente e não um mero destinatário desta relação. Assim sendo, foi possível compreender, através dos dados recolhidos, que todos as educadoras de infância consideram que a criança deverá desempenhar um papel preponderante na relação da escola com as famílias, com responsabilidade e liberdade, sendo, idealmente, o autor do seu próprio percurso. Já os encarregados de educação entendem, da mesma forma, que a criança deverá participar na dinâmica entre a escola e a família, bem como serem ouvidas, considerando a sua opinião no desenvolvimento dessas dinâmicas. Por fim, as crianças vêm corroborar as opiniões dos participantes anteriores, referindo que gostam de estar envolvidos nas atividades do JI e em casa, dando exemplos de diversas formas de participação. |
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