A influência do employer branding interno no desenvolvimento de uma organização sustentável : uma perspetiva dos colaboradores da Talenter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Ana Margarida dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28180
Resumo: Num mundo de concorrência global em que vivemos, as marcas empregadoras (employer brand) são, cada vez mais, utilizadas pelas empresas como uma estratégia de criação de valor e diferenciação, para que deste modo se possam distanciar dos seus concorrentes. Começa a ser amplamente reconhecido que comunicação e employer branding em ambos os níveis, interno e externo, são pontos chaves no mundo competitivo de hoje, levando empresas a investir fortemente nestas duas áreas. A temática de employer branding tem sido alvo de estudo e alvo de evolução e desenvolvimento por parte de autores e profissionais de diferentes áreas como Recursos Humanos, Marketing e Comunicação. Durante a última década o conceito e consequente estratégia de marca empregadora, externa e interna, tem sido desenvolvida de modo a que possa ter mais visibilidade e ocupar um lugar de mais alto valor nas organizações. Numa economia com cada vez mais conhecimento, as empresas tentam prosperar incorporando novas estratégias e investindo cada vez mais nas suas pessoas e no conceito de ser sustentável. A liderança, cultura organizacional, ética organizacional, responsabilidade social corporativa ocupam também um papel de elevado valor para as organizações e as suas ações são repercutidas nos comportamentos e satisfação dos colaboradores. O presente estudo teve como objetivo principal o estudo da temática da influência do employer branding interno para o desenvolvimento de uma organização sustentável, numa perspetiva dos colaboradores da Talenter. Uma vez que a pesquisa qualitativa beneficia da pesquisa quantitativa e vice-versa, a dissertação fez uso de uma estratégia mista. A pesquisa exploratória teve como base análise documental sobre o tema na organização em estudo e duas entrevistas exploratórias para definir necessidades da empresa e para esclarecimento de dúvidas. A pesquisa primária foi realizada através de um inquérito por questionário, ao universo total dos colaboradores da Talenter, o qual obteve 64% de respostas. Através deste estudo foi possível constatar que o employer branding interno é potenciador no desenvolvimento de uma organização sustentável, na opinião dos colaboradores da Talenter. Fatores como o reconhecimento, compromisso, bem-estar, comunicação e liderança ocupam papeís visíveis para a satisfação dos colaboradores e são parte integrante do desenvolvimento da marca empregadora.
id RCAP_1d2336ea137c41cff52df5fb6a09f53c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28180
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência do employer branding interno no desenvolvimento de uma organização sustentável : uma perspetiva dos colaboradores da TalenterEmployer brandingEmployer branding internoLiderançaCultura organizacionalSustentabilidadeResponsabilidade social corporativaComunicação internaInternal employer brandingLeadershipOrganisational cultureSustainabilityCorporate social responsabilityInternal communicationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoNum mundo de concorrência global em que vivemos, as marcas empregadoras (employer brand) são, cada vez mais, utilizadas pelas empresas como uma estratégia de criação de valor e diferenciação, para que deste modo se possam distanciar dos seus concorrentes. Começa a ser amplamente reconhecido que comunicação e employer branding em ambos os níveis, interno e externo, são pontos chaves no mundo competitivo de hoje, levando empresas a investir fortemente nestas duas áreas. A temática de employer branding tem sido alvo de estudo e alvo de evolução e desenvolvimento por parte de autores e profissionais de diferentes áreas como Recursos Humanos, Marketing e Comunicação. Durante a última década o conceito e consequente estratégia de marca empregadora, externa e interna, tem sido desenvolvida de modo a que possa ter mais visibilidade e ocupar um lugar de mais alto valor nas organizações. Numa economia com cada vez mais conhecimento, as empresas tentam prosperar incorporando novas estratégias e investindo cada vez mais nas suas pessoas e no conceito de ser sustentável. A liderança, cultura organizacional, ética organizacional, responsabilidade social corporativa ocupam também um papel de elevado valor para as organizações e as suas ações são repercutidas nos comportamentos e satisfação dos colaboradores. O presente estudo teve como objetivo principal o estudo da temática da influência do employer branding interno para o desenvolvimento de uma organização sustentável, numa perspetiva dos colaboradores da Talenter. Uma vez que a pesquisa qualitativa beneficia da pesquisa quantitativa e vice-versa, a dissertação fez uso de uma estratégia mista. A pesquisa exploratória teve como base análise documental sobre o tema na organização em estudo e duas entrevistas exploratórias para definir necessidades da empresa e para esclarecimento de dúvidas. A pesquisa primária foi realizada através de um inquérito por questionário, ao universo total dos colaboradores da Talenter, o qual obteve 64% de respostas. Através deste estudo foi possível constatar que o employer branding interno é potenciador no desenvolvimento de uma organização sustentável, na opinião dos colaboradores da Talenter. Fatores como o reconhecimento, compromisso, bem-estar, comunicação e liderança ocupam papeís visíveis para a satisfação dos colaboradores e são parte integrante do desenvolvimento da marca empregadora.In a world where business environments and trends are in a constant change of evolution, employer branding is each time more used by companies as a strategy to promote, approach, and differentiate themselves. It is beginning to be widely recognised that communication and employer branding at both levels, internal and external, are key points in today’s most competitive world driving companies to strongly invest in these areas. The employer branding thesis is a constant target of research and development by researchers and industry practitioners in areas such as Human Resources, Marketing and Communication. During the last decade, the area has been developed to have more visibility and to occupy a place of greater value for an organisation. In nowadays knowledge economy, organisations try to thrive by incorporating new strategies and investing each time more in their people and in the concept of being sustainable. Leadership, organizational culture, organizational ethics, corporate social responsibility also play a high value role for organizations and their actions are therefore impacted on employee behaviours and satisfaction. The main aim of this dissertation is to study the influence of internal employer branding for the development of sustainable organisations, by focussing solely on the employee perspective from Talenter. Since qualitative research can benefit from quantitative research and the other way around, the dissertation will use a mix method approach. The exploratory research focused on documental analysis about the topic in the organisation being studied and two interviews to define company needs and clarify any doubts. The primary research was conducted through a questionnaire for all the universe of Talenter employees, which obtained 64% of responses. Through this study, it was possible to verify that the internal employer branding is an enhancer in the development of a sustainable organization, according to Talenter employees. Factors such as recognition, commitment, well-being, communication and leadership occupy visible roles for employee satisfaction and are an integral part of the development of the employer brand.Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBatista, Ana Margarida dos Santos2019-09-05T13:07:05Z2019-06-1520192019-06-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28180TID:202263975porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:46Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:35.471041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do employer branding interno no desenvolvimento de uma organização sustentável : uma perspetiva dos colaboradores da Talenter
title A influência do employer branding interno no desenvolvimento de uma organização sustentável : uma perspetiva dos colaboradores da Talenter
spellingShingle A influência do employer branding interno no desenvolvimento de uma organização sustentável : uma perspetiva dos colaboradores da Talenter
Batista, Ana Margarida dos Santos
Employer branding
Employer branding interno
Liderança
Cultura organizacional
Sustentabilidade
Responsabilidade social corporativa
Comunicação interna
Internal employer branding
Leadership
Organisational culture
Sustainability
Corporate social responsability
Internal communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A influência do employer branding interno no desenvolvimento de uma organização sustentável : uma perspetiva dos colaboradores da Talenter
title_full A influência do employer branding interno no desenvolvimento de uma organização sustentável : uma perspetiva dos colaboradores da Talenter
title_fullStr A influência do employer branding interno no desenvolvimento de uma organização sustentável : uma perspetiva dos colaboradores da Talenter
title_full_unstemmed A influência do employer branding interno no desenvolvimento de uma organização sustentável : uma perspetiva dos colaboradores da Talenter
title_sort A influência do employer branding interno no desenvolvimento de uma organização sustentável : uma perspetiva dos colaboradores da Talenter
author Batista, Ana Margarida dos Santos
author_facet Batista, Ana Margarida dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Nuno Manuel Coelho de Goulart
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Ana Margarida dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Employer branding
Employer branding interno
Liderança
Cultura organizacional
Sustentabilidade
Responsabilidade social corporativa
Comunicação interna
Internal employer branding
Leadership
Organisational culture
Sustainability
Corporate social responsability
Internal communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Employer branding
Employer branding interno
Liderança
Cultura organizacional
Sustentabilidade
Responsabilidade social corporativa
Comunicação interna
Internal employer branding
Leadership
Organisational culture
Sustainability
Corporate social responsability
Internal communication
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Num mundo de concorrência global em que vivemos, as marcas empregadoras (employer brand) são, cada vez mais, utilizadas pelas empresas como uma estratégia de criação de valor e diferenciação, para que deste modo se possam distanciar dos seus concorrentes. Começa a ser amplamente reconhecido que comunicação e employer branding em ambos os níveis, interno e externo, são pontos chaves no mundo competitivo de hoje, levando empresas a investir fortemente nestas duas áreas. A temática de employer branding tem sido alvo de estudo e alvo de evolução e desenvolvimento por parte de autores e profissionais de diferentes áreas como Recursos Humanos, Marketing e Comunicação. Durante a última década o conceito e consequente estratégia de marca empregadora, externa e interna, tem sido desenvolvida de modo a que possa ter mais visibilidade e ocupar um lugar de mais alto valor nas organizações. Numa economia com cada vez mais conhecimento, as empresas tentam prosperar incorporando novas estratégias e investindo cada vez mais nas suas pessoas e no conceito de ser sustentável. A liderança, cultura organizacional, ética organizacional, responsabilidade social corporativa ocupam também um papel de elevado valor para as organizações e as suas ações são repercutidas nos comportamentos e satisfação dos colaboradores. O presente estudo teve como objetivo principal o estudo da temática da influência do employer branding interno para o desenvolvimento de uma organização sustentável, numa perspetiva dos colaboradores da Talenter. Uma vez que a pesquisa qualitativa beneficia da pesquisa quantitativa e vice-versa, a dissertação fez uso de uma estratégia mista. A pesquisa exploratória teve como base análise documental sobre o tema na organização em estudo e duas entrevistas exploratórias para definir necessidades da empresa e para esclarecimento de dúvidas. A pesquisa primária foi realizada através de um inquérito por questionário, ao universo total dos colaboradores da Talenter, o qual obteve 64% de respostas. Através deste estudo foi possível constatar que o employer branding interno é potenciador no desenvolvimento de uma organização sustentável, na opinião dos colaboradores da Talenter. Fatores como o reconhecimento, compromisso, bem-estar, comunicação e liderança ocupam papeís visíveis para a satisfação dos colaboradores e são parte integrante do desenvolvimento da marca empregadora.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-05T13:07:05Z
2019-06-15
2019
2019-06-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/28180
TID:202263975
url http://hdl.handle.net/10400.14/28180
identifier_str_mv TID:202263975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131931053391872