A aplicação de processos criativos como complemento pedagógico na construção de competências técnico-performativas no acordeão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral, Sónia Valverde
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23425
Resumo: O presente Relatório, referente à Prática de Ensino Supervisionada do 2º ano do curso Mestrado em Ensino de Música, na vertente de Acordeão, da Universidade de Aveiro, integra duas distintas componentes da prática educativa. A reflexão crítica da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2016/2017, no Conservatório Regional de Música de Viseu, constitui a primeira parte, com a respetiva contextualização e descrição da experiência educativa. A segunda componente corresponde ao Projeto de Investigação que, por sua vez, integra dois estádios sequenciais: o material teórico de investigação (capítulo 2) e um projeto educativo (capítulo 3), em que o primeiro alicerça o segundo. No concernente à prática instrumental de um instrumento tão particular como é o acordeão, levantou-se a questão: quais serão as competências necessárias para alcançar o sucesso profissional na música, nomeadamente na vertente de acordeão? Partindo do ponto de vista de vários e conceituados Professores e acordeonistas internacionais, triangulado e transportado para o contexto do ensino e mercado nacionais, com as perspetivas dos portugueses João Barradas e José Valente, o ensino do Acordeão poderá não estar em total confluência com o mercado atual para os futuros acordeonistas. Dadas as respostas, a incidência em estratégias educacionais que promovam o pensamento criativo dos alunos em contexto de sala de aula poderá contribuir para a resposta às necessidades requeridas pelo mercado musical de hoje. Nesse seguimento e com base na análise e reflexão de modelos de ensino de improvisação de autores como Gordon, Kratus, Biasutti e Frezza, foi delineado um projeto de educação instrumental com uma forte incidência na criação e improvisação. Esse projeto, direcionado para o desenvolvimento de competências decorrentes de processos criativos, centrou-se na implementação de exercícios pedagógicos, em contexto individual mas também coletivo. Ferramentas como questionários pré-intervenção, grelhas de observação direta, registos de vídeo e questionários pós-intervenção, foram criadas para a obtenção e sistematização de dados conclusivos. Estas apontam para o impacto benéfico de cada exercício nos respetivos participantes e nos efeitos positivos consequentes na formação dos alunos que, de um modo geral, convergem no desenvolvimento das competências musicais nos domínios cognitivo, afetivo e social.
id RCAP_1d33df2632095c431a14e288a7847089
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23425
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aplicação de processos criativos como complemento pedagógico na construção de competências técnico-performativas no acordeãoEnsino da músicaAcordeão - AprendizagemCriatividadeImprovisação (Música)Processos criativosO presente Relatório, referente à Prática de Ensino Supervisionada do 2º ano do curso Mestrado em Ensino de Música, na vertente de Acordeão, da Universidade de Aveiro, integra duas distintas componentes da prática educativa. A reflexão crítica da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2016/2017, no Conservatório Regional de Música de Viseu, constitui a primeira parte, com a respetiva contextualização e descrição da experiência educativa. A segunda componente corresponde ao Projeto de Investigação que, por sua vez, integra dois estádios sequenciais: o material teórico de investigação (capítulo 2) e um projeto educativo (capítulo 3), em que o primeiro alicerça o segundo. No concernente à prática instrumental de um instrumento tão particular como é o acordeão, levantou-se a questão: quais serão as competências necessárias para alcançar o sucesso profissional na música, nomeadamente na vertente de acordeão? Partindo do ponto de vista de vários e conceituados Professores e acordeonistas internacionais, triangulado e transportado para o contexto do ensino e mercado nacionais, com as perspetivas dos portugueses João Barradas e José Valente, o ensino do Acordeão poderá não estar em total confluência com o mercado atual para os futuros acordeonistas. Dadas as respostas, a incidência em estratégias educacionais que promovam o pensamento criativo dos alunos em contexto de sala de aula poderá contribuir para a resposta às necessidades requeridas pelo mercado musical de hoje. Nesse seguimento e com base na análise e reflexão de modelos de ensino de improvisação de autores como Gordon, Kratus, Biasutti e Frezza, foi delineado um projeto de educação instrumental com uma forte incidência na criação e improvisação. Esse projeto, direcionado para o desenvolvimento de competências decorrentes de processos criativos, centrou-se na implementação de exercícios pedagógicos, em contexto individual mas também coletivo. Ferramentas como questionários pré-intervenção, grelhas de observação direta, registos de vídeo e questionários pós-intervenção, foram criadas para a obtenção e sistematização de dados conclusivos. Estas apontam para o impacto benéfico de cada exercício nos respetivos participantes e nos efeitos positivos consequentes na formação dos alunos que, de um modo geral, convergem no desenvolvimento das competências musicais nos domínios cognitivo, afetivo e social.This report on Supervised Teaching Practice, in partial fulfilment of the 2nd year of the Master of Music Teaching, Accordion strand, in the University of Aveiro, integrates two distinct components of the educational practice. The Critical Reflection of the Practice of Supervised Teaching - completed in the 2016/2017 school year in Viseu’s Regional Conservatorium of Music - constitutes the first part, with a contextualization and description of the educational experience. The second component corresponds to an Investigation Project, which integrated two sequential stages: the theoretical investigation material (chapter 2), followed by an Educational Project (chapter 3). Concerning the instrumental practices of such a peculiar instrument as the accordion, the following question arose: what would be the necessary competence for one to achieve professional success on the accordion? Starting from the point of view of several respected teachers and international accordionists, triangulating and bringing it to the teaching and international markets context together with the perspectives of the portuguese João Barradas and José Valente, the teaching of accordion is possibly not at full confluence with the current market for future accordionists. Given the answers, the educational strategies promoting creative thinking and independent thought of the students in a teaching room context could contribute much more to answer today’s musical market’s needs. Pursuing this based on the analysis and reflection of improvisation teaching models of authors such as Gordon, Kratus, Biasutti e Frezza, an instrumental education project with a strong emphasis on creativity and improvisation was designed. This project, directed at the development of proficiency resulting from creative processes, was centred on the implementation of pedagogic exercises - not only in a singular/private but also in a collective context. Tools such as pre-intervention quizzes, direct observation grids, video recordings and postintervention quizzes were created for the obtainment and systematization of conclusive data. Assimilated together, these point to the beneficial impact of each exercise on the participants, and subsequently on the consequent positive effects on the students training which, ideally, converge towards the development of musical proficiency of the cognitive and social domains.Universidade de Aveiro2018-06-07T14:48:15Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23425TID:201943590porSobral, Sónia Valverdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:37Zoai:ria.ua.pt:10773/23425Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:11.645561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aplicação de processos criativos como complemento pedagógico na construção de competências técnico-performativas no acordeão
title A aplicação de processos criativos como complemento pedagógico na construção de competências técnico-performativas no acordeão
spellingShingle A aplicação de processos criativos como complemento pedagógico na construção de competências técnico-performativas no acordeão
Sobral, Sónia Valverde
Ensino da música
Acordeão - Aprendizagem
Criatividade
Improvisação (Música)
Processos criativos
title_short A aplicação de processos criativos como complemento pedagógico na construção de competências técnico-performativas no acordeão
title_full A aplicação de processos criativos como complemento pedagógico na construção de competências técnico-performativas no acordeão
title_fullStr A aplicação de processos criativos como complemento pedagógico na construção de competências técnico-performativas no acordeão
title_full_unstemmed A aplicação de processos criativos como complemento pedagógico na construção de competências técnico-performativas no acordeão
title_sort A aplicação de processos criativos como complemento pedagógico na construção de competências técnico-performativas no acordeão
author Sobral, Sónia Valverde
author_facet Sobral, Sónia Valverde
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobral, Sónia Valverde
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Acordeão - Aprendizagem
Criatividade
Improvisação (Música)
Processos criativos
topic Ensino da música
Acordeão - Aprendizagem
Criatividade
Improvisação (Música)
Processos criativos
description O presente Relatório, referente à Prática de Ensino Supervisionada do 2º ano do curso Mestrado em Ensino de Música, na vertente de Acordeão, da Universidade de Aveiro, integra duas distintas componentes da prática educativa. A reflexão crítica da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2016/2017, no Conservatório Regional de Música de Viseu, constitui a primeira parte, com a respetiva contextualização e descrição da experiência educativa. A segunda componente corresponde ao Projeto de Investigação que, por sua vez, integra dois estádios sequenciais: o material teórico de investigação (capítulo 2) e um projeto educativo (capítulo 3), em que o primeiro alicerça o segundo. No concernente à prática instrumental de um instrumento tão particular como é o acordeão, levantou-se a questão: quais serão as competências necessárias para alcançar o sucesso profissional na música, nomeadamente na vertente de acordeão? Partindo do ponto de vista de vários e conceituados Professores e acordeonistas internacionais, triangulado e transportado para o contexto do ensino e mercado nacionais, com as perspetivas dos portugueses João Barradas e José Valente, o ensino do Acordeão poderá não estar em total confluência com o mercado atual para os futuros acordeonistas. Dadas as respostas, a incidência em estratégias educacionais que promovam o pensamento criativo dos alunos em contexto de sala de aula poderá contribuir para a resposta às necessidades requeridas pelo mercado musical de hoje. Nesse seguimento e com base na análise e reflexão de modelos de ensino de improvisação de autores como Gordon, Kratus, Biasutti e Frezza, foi delineado um projeto de educação instrumental com uma forte incidência na criação e improvisação. Esse projeto, direcionado para o desenvolvimento de competências decorrentes de processos criativos, centrou-se na implementação de exercícios pedagógicos, em contexto individual mas também coletivo. Ferramentas como questionários pré-intervenção, grelhas de observação direta, registos de vídeo e questionários pós-intervenção, foram criadas para a obtenção e sistematização de dados conclusivos. Estas apontam para o impacto benéfico de cada exercício nos respetivos participantes e nos efeitos positivos consequentes na formação dos alunos que, de um modo geral, convergem no desenvolvimento das competências musicais nos domínios cognitivo, afetivo e social.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-06-07T14:48:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23425
TID:201943590
url http://hdl.handle.net/10773/23425
identifier_str_mv TID:201943590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137626180026368