Postura, dor e perceção de esforço na aprendizagem do acordeão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparício, Liliana Natália
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12709
Resumo: O acordeão é um instrumento com um peso e uma estrutura consideráveis. Sendo um instrumento pesado e que requer uma postura corporal assimétrica para a sua prática é necessário perceber de que forma isso afeta os seus praticantes. Assim, este estudo tem como objetivos: (i) caracterizar a dor (presença, intensidade e localização) e a perceção de esforço dos acordeonistas antes e após as aulas de acordeão e (ii) comparar a postura e a dor entre adolescentes que tocam acordeão e adolescentes que não tocam acordeão ou qualquer outro instrumento musical. A dor e o esforço foram avaliados em 21 jovens acordeonistas antes e depois de 3 aulas consecutivas de acordeão. Para tal, foram utilizados o Questionário Nórdico Musculoesquelético e a Escala de Borg. A postura da cabeça, a simetria das escápulas e a lordose lombar foram medidas com recurso a fita métrica, goniómetro e régua flexível em 16 acordeonistas e em 16 jovens de idade semelhante e do mesmo sexo que não tocavam nenhum instrumento musical. De uma forma geral, verificou-se que o número e a intensidade da dor e do esforço aumentavam após as aulas. Os acordeonistas apresentavam uma maior anteriorização da cabeça e uma maior lordose lombar do que os participantes que não tocavam acordeão (p<0.05).Os resultados sugerem que a prática do acordeão tem implicações em termos de dor, perceção de esforço e alterações posturais nos jovens acordeonistas. É necessário que sejam implementadas e avaliadas estratégias que visem minimizar o impacto físico da prática do acordeão.
id RCAP_40f647a0565e5021c2e592795ef57f3b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12709
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Postura, dor e perceção de esforço na aprendizagem do acordeãoEnsino da músicaDorMusicos - LesõesMúsicos - Postura corporalAcordeãoO acordeão é um instrumento com um peso e uma estrutura consideráveis. Sendo um instrumento pesado e que requer uma postura corporal assimétrica para a sua prática é necessário perceber de que forma isso afeta os seus praticantes. Assim, este estudo tem como objetivos: (i) caracterizar a dor (presença, intensidade e localização) e a perceção de esforço dos acordeonistas antes e após as aulas de acordeão e (ii) comparar a postura e a dor entre adolescentes que tocam acordeão e adolescentes que não tocam acordeão ou qualquer outro instrumento musical. A dor e o esforço foram avaliados em 21 jovens acordeonistas antes e depois de 3 aulas consecutivas de acordeão. Para tal, foram utilizados o Questionário Nórdico Musculoesquelético e a Escala de Borg. A postura da cabeça, a simetria das escápulas e a lordose lombar foram medidas com recurso a fita métrica, goniómetro e régua flexível em 16 acordeonistas e em 16 jovens de idade semelhante e do mesmo sexo que não tocavam nenhum instrumento musical. De uma forma geral, verificou-se que o número e a intensidade da dor e do esforço aumentavam após as aulas. Os acordeonistas apresentavam uma maior anteriorização da cabeça e uma maior lordose lombar do que os participantes que não tocavam acordeão (p<0.05).Os resultados sugerem que a prática do acordeão tem implicações em termos de dor, perceção de esforço e alterações posturais nos jovens acordeonistas. É necessário que sejam implementadas e avaliadas estratégias que visem minimizar o impacto físico da prática do acordeão.The accordion is an instrument with a considerable weight and size. Being an instrument that requires an asymmetric body posture for its practice is necessary to understand how this affects its practitioners. Thus, this study aims to: (i) characterize the pain (presence, intensity and location) and the perception of effort before and after accordion lessons and (ii) to compare the posture and pain between adolescents who play accordion and adolescents who do not play accordion or any other musical instrument. Pain and perception of effort were evaluated in 21 young accordionists, before and after 3 consecutive accordion lessons. To this end, we used the Nordic Musculoskeletal Questionnaire and the Borg Scale, respectively. Posture of the head, symmetry of the shoulder blades and lumbar lordosis were measured using a tape measure, a protractor and a flexible ruler in 16 young accordionists and in 16 non-instrumentists matched for age and sex. In general, it was found that the number of pain sites and the intensity of pain, as well as, the perception of effort increased after the accordion lessons. The accordionists had significantly more forward head posture and lumbar lordosis than the participants who did not play a musical instrument (p <0,05). Results suggest that the practice of the accordion has implications in terms of pain, perception of effort and postural changes in young accordionists. It is necessary to implement and evaluate strategies to minimize the physical impact of the practice of the accordion.Universidade de Aveiro2014-10-24T14:17:20Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12709porAparício, Liliana Natáliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:12Zoai:ria.ua.pt:10773/12709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:49.342360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Postura, dor e perceção de esforço na aprendizagem do acordeão
title Postura, dor e perceção de esforço na aprendizagem do acordeão
spellingShingle Postura, dor e perceção de esforço na aprendizagem do acordeão
Aparício, Liliana Natália
Ensino da música
Dor
Musicos - Lesões
Músicos - Postura corporal
Acordeão
title_short Postura, dor e perceção de esforço na aprendizagem do acordeão
title_full Postura, dor e perceção de esforço na aprendizagem do acordeão
title_fullStr Postura, dor e perceção de esforço na aprendizagem do acordeão
title_full_unstemmed Postura, dor e perceção de esforço na aprendizagem do acordeão
title_sort Postura, dor e perceção de esforço na aprendizagem do acordeão
author Aparício, Liliana Natália
author_facet Aparício, Liliana Natália
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparício, Liliana Natália
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Dor
Musicos - Lesões
Músicos - Postura corporal
Acordeão
topic Ensino da música
Dor
Musicos - Lesões
Músicos - Postura corporal
Acordeão
description O acordeão é um instrumento com um peso e uma estrutura consideráveis. Sendo um instrumento pesado e que requer uma postura corporal assimétrica para a sua prática é necessário perceber de que forma isso afeta os seus praticantes. Assim, este estudo tem como objetivos: (i) caracterizar a dor (presença, intensidade e localização) e a perceção de esforço dos acordeonistas antes e após as aulas de acordeão e (ii) comparar a postura e a dor entre adolescentes que tocam acordeão e adolescentes que não tocam acordeão ou qualquer outro instrumento musical. A dor e o esforço foram avaliados em 21 jovens acordeonistas antes e depois de 3 aulas consecutivas de acordeão. Para tal, foram utilizados o Questionário Nórdico Musculoesquelético e a Escala de Borg. A postura da cabeça, a simetria das escápulas e a lordose lombar foram medidas com recurso a fita métrica, goniómetro e régua flexível em 16 acordeonistas e em 16 jovens de idade semelhante e do mesmo sexo que não tocavam nenhum instrumento musical. De uma forma geral, verificou-se que o número e a intensidade da dor e do esforço aumentavam após as aulas. Os acordeonistas apresentavam uma maior anteriorização da cabeça e uma maior lordose lombar do que os participantes que não tocavam acordeão (p<0.05).Os resultados sugerem que a prática do acordeão tem implicações em termos de dor, perceção de esforço e alterações posturais nos jovens acordeonistas. É necessário que sejam implementadas e avaliadas estratégias que visem minimizar o impacto físico da prática do acordeão.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-24T14:17:20Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12709
url http://hdl.handle.net/10773/12709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137538894462976