Espelho meu, espelho teu: o portfolio reflexivo no ensino das artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ângela Maria Mendes Saldanha Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10525
Resumo: O Espelho, como reflexo da própria imagem, sempre esteve ligado ao misticismo, revelando o que outrora estava encoberto. Este objecto paradigmático, é o único com o poder de nos fazer contemplar a própria face, tornando-se no Outro. Este Outro que nos torna conhecedores de nós mesmos, não só pela imagem que reflecte mas pelo poder que tem em transformar e fazer reflectir. Como seres sociais, o nosso Eu é também o Outro e sem ele nunca nos conheceremos verdadeiramente. A Educação Artística assente em metodologias construtivistas, numa constante dinâmica interactiva de ensino-aprendizagem, procura uma educação global do indivíduo, tornando-o mais activo, ambicioso, reflexivo e em constante questionamento sobre si, sobre os outros, sobre o mundo e sobre o seu processo de ensino. E é na área das Artes, que emerge o conceito Portfolio, como uma mostra de melhores trabalhos. Conceito que tem evoluído nos últimos anos nas Ciências da Educação, tornando-se uma metodologia de topo (em alguns países) de avaliação e aprendizagem. Ao portfolio das Artes de eras passadas, foram adicionadas novas características ligadas à reflexão constante, construída em conjunto (alunoprofessor- meio), formando alunos mais conscientes de si e assim do seu futuro. O portfolio do aluno pretende ser o seu próprio espelho, revelando o seu Eu, construído pelo que lhe é intimo e pelo Outro. Deste modo, este trabalho pretende ser um contributo para a construção de um novo Portfolio Reflexivo do aluno nas disciplinas artísticas, apresentando um pequeno estudo que pretendeu incidir sobre a palavra escrita, como objecto perene, de meditação e de mediação, metodologia rara ainda nos dias de hoje, nas sociedades artísticas.
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