Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, Leiria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, João Bernardo Rocha Marques Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/16139
Resumo: O presente projecto tem como objectivo a elaboração de uma estratégia de marketing, adaptado à realidade do mercado e concretamente à empresa F.H. da Rocha Marques, concessionário KIA de Leiria, especializado no comércio de automóveis ligeiros de passageiros e na sua manutenção e também no comércio de peças para automóveis. Inicialmente foi elaborada uma análise externa através da realização de uma análise PESTAL, do modelo das 5 Forças de Porter e também do estudo do mercado, consumidores e concorrência. Deste estudo resultaram ameaças e oportunidades. Da análise interna à empresa, através da estrutura organizacional e da cadeia de valores, resultaram pontos fortes e fracos. Feito o cruzamento entre ambos, através de uma SWOT dinâmica, obtiveram-se directrizes estratégicas para o desenvolvimento de acções concretas, a aplicar pela empresa. O projecto termina com a apresentação das acções, plano de contingência e uma avaliação de viabilidade económico-financeira das mesmas, na perspectiva de que a sua implementação terá frutos não só no imediato como ao longo do tempo permitindo à empresa crescer.
id RCAP_1d7e0648301f596dcccfe305eee96323
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16139
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, LeiriaGestão de marketingComunicaçãoGestão da marcaFidelidade à marcaSatisfação do clienteComunicationBrand managementDireito do marketingCustomer retentionO presente projecto tem como objectivo a elaboração de uma estratégia de marketing, adaptado à realidade do mercado e concretamente à empresa F.H. da Rocha Marques, concessionário KIA de Leiria, especializado no comércio de automóveis ligeiros de passageiros e na sua manutenção e também no comércio de peças para automóveis. Inicialmente foi elaborada uma análise externa através da realização de uma análise PESTAL, do modelo das 5 Forças de Porter e também do estudo do mercado, consumidores e concorrência. Deste estudo resultaram ameaças e oportunidades. Da análise interna à empresa, através da estrutura organizacional e da cadeia de valores, resultaram pontos fortes e fracos. Feito o cruzamento entre ambos, através de uma SWOT dinâmica, obtiveram-se directrizes estratégicas para o desenvolvimento de acções concretas, a aplicar pela empresa. O projecto termina com a apresentação das acções, plano de contingência e uma avaliação de viabilidade económico-financeira das mesmas, na perspectiva de que a sua implementação terá frutos não só no imediato como ao longo do tempo permitindo à empresa crescer.This project main goal is to create a marketing strategy, adapted to the market reality and to F.H. da Rocha Marques company, the KIA dealer in Leiria, Portugal, which is specialized in passenger's cars commerce and service and, also, car parts commerce. Initially, an external analysis was made, which included a PESTEL and a 5 Forces of Porter analyses and, also, a market, consumer and market competition studies. The result of this external study was a list of Threats and Opportunities. From the internal analyse, through the study of the organization structure and the value chain, results a list of strengths and weaknesses. Using a dynamic SWOT matrix, the strategic guidelines to develop concrete actions to be used by the company were obtained. This project ends with the presentation of the actions, its contingency and economic-financial viability plan, under the perspective that the implementation of them will bring success not only in the present but also in the future.2018-06-14T17:33:01Z2021-06-14T00:00:00Z2017-12-18T00:00:00Z2017-12-182017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/16139TID:201808854porAbrantes, João Bernardo Rocha Marques Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:50:53Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:10.059839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, Leiria
title Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, Leiria
spellingShingle Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, Leiria
Abrantes, João Bernardo Rocha Marques Martins
Gestão de marketing
Comunicação
Gestão da marca
Fidelidade à marca
Satisfação do cliente
Comunication
Brand management
Direito do marketing
Customer retention
title_short Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, Leiria
title_full Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, Leiria
title_fullStr Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, Leiria
title_full_unstemmed Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, Leiria
title_sort Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, Leiria
author Abrantes, João Bernardo Rocha Marques Martins
author_facet Abrantes, João Bernardo Rocha Marques Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes, João Bernardo Rocha Marques Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de marketing
Comunicação
Gestão da marca
Fidelidade à marca
Satisfação do cliente
Comunication
Brand management
Direito do marketing
Customer retention
topic Gestão de marketing
Comunicação
Gestão da marca
Fidelidade à marca
Satisfação do cliente
Comunication
Brand management
Direito do marketing
Customer retention
description O presente projecto tem como objectivo a elaboração de uma estratégia de marketing, adaptado à realidade do mercado e concretamente à empresa F.H. da Rocha Marques, concessionário KIA de Leiria, especializado no comércio de automóveis ligeiros de passageiros e na sua manutenção e também no comércio de peças para automóveis. Inicialmente foi elaborada uma análise externa através da realização de uma análise PESTAL, do modelo das 5 Forças de Porter e também do estudo do mercado, consumidores e concorrência. Deste estudo resultaram ameaças e oportunidades. Da análise interna à empresa, através da estrutura organizacional e da cadeia de valores, resultaram pontos fortes e fracos. Feito o cruzamento entre ambos, através de uma SWOT dinâmica, obtiveram-se directrizes estratégicas para o desenvolvimento de acções concretas, a aplicar pela empresa. O projecto termina com a apresentação das acções, plano de contingência e uma avaliação de viabilidade económico-financeira das mesmas, na perspectiva de que a sua implementação terá frutos não só no imediato como ao longo do tempo permitindo à empresa crescer.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18T00:00:00Z
2017-12-18
2017-10
2018-06-14T17:33:01Z
2021-06-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/16139
TID:201808854
url http://hdl.handle.net/10071/16139
identifier_str_mv TID:201808854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134813871931392