Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, Leiria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/16139 |
Resumo: | O presente projecto tem como objectivo a elaboração de uma estratégia de marketing, adaptado à realidade do mercado e concretamente à empresa F.H. da Rocha Marques, concessionário KIA de Leiria, especializado no comércio de automóveis ligeiros de passageiros e na sua manutenção e também no comércio de peças para automóveis. Inicialmente foi elaborada uma análise externa através da realização de uma análise PESTAL, do modelo das 5 Forças de Porter e também do estudo do mercado, consumidores e concorrência. Deste estudo resultaram ameaças e oportunidades. Da análise interna à empresa, através da estrutura organizacional e da cadeia de valores, resultaram pontos fortes e fracos. Feito o cruzamento entre ambos, através de uma SWOT dinâmica, obtiveram-se directrizes estratégicas para o desenvolvimento de acções concretas, a aplicar pela empresa. O projecto termina com a apresentação das acções, plano de contingência e uma avaliação de viabilidade económico-financeira das mesmas, na perspectiva de que a sua implementação terá frutos não só no imediato como ao longo do tempo permitindo à empresa crescer. |
id |
RCAP_1d7e0648301f596dcccfe305eee96323 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16139 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, LeiriaGestão de marketingComunicaçãoGestão da marcaFidelidade à marcaSatisfação do clienteComunicationBrand managementDireito do marketingCustomer retentionO presente projecto tem como objectivo a elaboração de uma estratégia de marketing, adaptado à realidade do mercado e concretamente à empresa F.H. da Rocha Marques, concessionário KIA de Leiria, especializado no comércio de automóveis ligeiros de passageiros e na sua manutenção e também no comércio de peças para automóveis. Inicialmente foi elaborada uma análise externa através da realização de uma análise PESTAL, do modelo das 5 Forças de Porter e também do estudo do mercado, consumidores e concorrência. Deste estudo resultaram ameaças e oportunidades. Da análise interna à empresa, através da estrutura organizacional e da cadeia de valores, resultaram pontos fortes e fracos. Feito o cruzamento entre ambos, através de uma SWOT dinâmica, obtiveram-se directrizes estratégicas para o desenvolvimento de acções concretas, a aplicar pela empresa. O projecto termina com a apresentação das acções, plano de contingência e uma avaliação de viabilidade económico-financeira das mesmas, na perspectiva de que a sua implementação terá frutos não só no imediato como ao longo do tempo permitindo à empresa crescer.This project main goal is to create a marketing strategy, adapted to the market reality and to F.H. da Rocha Marques company, the KIA dealer in Leiria, Portugal, which is specialized in passenger's cars commerce and service and, also, car parts commerce. Initially, an external analysis was made, which included a PESTEL and a 5 Forces of Porter analyses and, also, a market, consumer and market competition studies. The result of this external study was a list of Threats and Opportunities. From the internal analyse, through the study of the organization structure and the value chain, results a list of strengths and weaknesses. Using a dynamic SWOT matrix, the strategic guidelines to develop concrete actions to be used by the company were obtained. This project ends with the presentation of the actions, its contingency and economic-financial viability plan, under the perspective that the implementation of them will bring success not only in the present but also in the future.2018-06-14T17:33:01Z2021-06-14T00:00:00Z2017-12-18T00:00:00Z2017-12-182017-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/16139TID:201808854porAbrantes, João Bernardo Rocha Marques Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:50:53Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:10.059839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, Leiria |
title |
Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, Leiria |
spellingShingle |
Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, Leiria Abrantes, João Bernardo Rocha Marques Martins Gestão de marketing Comunicação Gestão da marca Fidelidade à marca Satisfação do cliente Comunication Brand management Direito do marketing Customer retention |
title_short |
Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, Leiria |
title_full |
Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, Leiria |
title_fullStr |
Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, Leiria |
title_full_unstemmed |
Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, Leiria |
title_sort |
Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, Leiria |
author |
Abrantes, João Bernardo Rocha Marques Martins |
author_facet |
Abrantes, João Bernardo Rocha Marques Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrantes, João Bernardo Rocha Marques Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de marketing Comunicação Gestão da marca Fidelidade à marca Satisfação do cliente Comunication Brand management Direito do marketing Customer retention |
topic |
Gestão de marketing Comunicação Gestão da marca Fidelidade à marca Satisfação do cliente Comunication Brand management Direito do marketing Customer retention |
description |
O presente projecto tem como objectivo a elaboração de uma estratégia de marketing, adaptado à realidade do mercado e concretamente à empresa F.H. da Rocha Marques, concessionário KIA de Leiria, especializado no comércio de automóveis ligeiros de passageiros e na sua manutenção e também no comércio de peças para automóveis. Inicialmente foi elaborada uma análise externa através da realização de uma análise PESTAL, do modelo das 5 Forças de Porter e também do estudo do mercado, consumidores e concorrência. Deste estudo resultaram ameaças e oportunidades. Da análise interna à empresa, através da estrutura organizacional e da cadeia de valores, resultaram pontos fortes e fracos. Feito o cruzamento entre ambos, através de uma SWOT dinâmica, obtiveram-se directrizes estratégicas para o desenvolvimento de acções concretas, a aplicar pela empresa. O projecto termina com a apresentação das acções, plano de contingência e uma avaliação de viabilidade económico-financeira das mesmas, na perspectiva de que a sua implementação terá frutos não só no imediato como ao longo do tempo permitindo à empresa crescer. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18T00:00:00Z 2017-12-18 2017-10 2018-06-14T17:33:01Z 2021-06-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/16139 TID:201808854 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/16139 |
identifier_str_mv |
TID:201808854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134813871931392 |