O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, João Paulo Lourenço
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/66160
Resumo: O presente relatório descreve e analisa a experiência do seu autor durante o respetivo estágio de ensino de Inglês e de Espanhol na Escola Secundária da Ramada, Odivelas, no ano letivo de 2017/2018. Num contexto histórico em que há uma desconfiança em relação aos migrantes assim como uma emergência de sentimentos nativistas e nacionalistas na maioria dos países ocidentais, o presente relatório propõe um modelo em que a abordagem do texto literário através de alguns princípios da teoria de resposta do leitor e do content-based approach pode promover alguns dos objetivos do quadro teórico de competência comunicativa intercultural de Byram, bem como do seu modelo de educação para a cidadania intercultural. O marco teórico norteou a prática de investigação-ação com turmas do 7.º ao 12.º ano de escolaridade. Os resultados qualitativos do estudo revelam que a maioria dos estudantes desenvolveram principalmente atividades da língua como a compreensão e a expressão escrita, adquiriram competências para o mercado de trabalho como o pensamento crítico e o trabalho cooperativo, e desenvolveram empatia em relação a outros grupos sociais enquanto desenvolviam uma consciencialização crítica (inter)cultural sobre a própria cultura.
id RCAP_822074c74d3ac243e82f0551c329fb27
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/66160
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aulaTexto literárioEducação para a Cidadania Intercultural,Competência Comunicativa InterculturalTeoria de resposta do leitorContent-based approachInvestigação-açãoLiterary textIntercultural Communicative CompetenceIntercultural Citizenship EducationReader-response criticismAction researchDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente relatório descreve e analisa a experiência do seu autor durante o respetivo estágio de ensino de Inglês e de Espanhol na Escola Secundária da Ramada, Odivelas, no ano letivo de 2017/2018. Num contexto histórico em que há uma desconfiança em relação aos migrantes assim como uma emergência de sentimentos nativistas e nacionalistas na maioria dos países ocidentais, o presente relatório propõe um modelo em que a abordagem do texto literário através de alguns princípios da teoria de resposta do leitor e do content-based approach pode promover alguns dos objetivos do quadro teórico de competência comunicativa intercultural de Byram, bem como do seu modelo de educação para a cidadania intercultural. O marco teórico norteou a prática de investigação-ação com turmas do 7.º ao 12.º ano de escolaridade. Os resultados qualitativos do estudo revelam que a maioria dos estudantes desenvolveram principalmente atividades da língua como a compreensão e a expressão escrita, adquiriram competências para o mercado de trabalho como o pensamento crítico e o trabalho cooperativo, e desenvolveram empatia em relação a outros grupos sociais enquanto desenvolviam uma consciencialização crítica (inter)cultural sobre a própria cultura.This report describes and analyses its author’s experience in his practicum in teaching English and Spanish at Escola Secundária da Ramada, Odivelas, during the school year 2017/2018. In a historical context in which there is a distrust of migrants, and an emergence of a nativist and nationalistic sentiment among most Western countries, this report proposes a model in which a reader-response and content-based approach to literary texts in the foreign language classroom may promote some of the goals of Byram’s intercultural communicative competence framework as well as his model of intercultural citizenship education. The theoretical framework was used to support action research in classrooms ranging from the 7th to the 12th year. The qualitative results of the study show that most of the students developed particularly their reading and writing skills, acquired essential competences for the job market such as critical thinking and collaborative work, and developed empathy towards other social groups while developing an (inter)cultural awareness about their own culture.Matos, Ana Alexandra Gonçalves Veloso eVila, Maria Neus LagunasRUNFerreira, João Paulo Lourenço2022-03-13T01:30:46Z2019-03-132019-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/66160TID:202209750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:31:31Zoai:run.unl.pt:10362/66160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:34:28.791661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aula
title O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aula
spellingShingle O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aula
Ferreira, João Paulo Lourenço
Texto literário
Educação para a Cidadania Intercultural,
Competência Comunicativa Intercultural
Teoria de resposta do leitor
Content-based approach
Investigação-ação
Literary text
Intercultural Communicative Competence
Intercultural Citizenship Education
Reader-response criticism
Action research
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aula
title_full O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aula
title_fullStr O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aula
title_full_unstemmed O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aula
title_sort O texto literário na promoção da competência comunicativa intercultural em sala de aula
author Ferreira, João Paulo Lourenço
author_facet Ferreira, João Paulo Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Ana Alexandra Gonçalves Veloso e
Vila, Maria Neus Lagunas
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, João Paulo Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Texto literário
Educação para a Cidadania Intercultural,
Competência Comunicativa Intercultural
Teoria de resposta do leitor
Content-based approach
Investigação-ação
Literary text
Intercultural Communicative Competence
Intercultural Citizenship Education
Reader-response criticism
Action research
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Texto literário
Educação para a Cidadania Intercultural,
Competência Comunicativa Intercultural
Teoria de resposta do leitor
Content-based approach
Investigação-ação
Literary text
Intercultural Communicative Competence
Intercultural Citizenship Education
Reader-response criticism
Action research
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O presente relatório descreve e analisa a experiência do seu autor durante o respetivo estágio de ensino de Inglês e de Espanhol na Escola Secundária da Ramada, Odivelas, no ano letivo de 2017/2018. Num contexto histórico em que há uma desconfiança em relação aos migrantes assim como uma emergência de sentimentos nativistas e nacionalistas na maioria dos países ocidentais, o presente relatório propõe um modelo em que a abordagem do texto literário através de alguns princípios da teoria de resposta do leitor e do content-based approach pode promover alguns dos objetivos do quadro teórico de competência comunicativa intercultural de Byram, bem como do seu modelo de educação para a cidadania intercultural. O marco teórico norteou a prática de investigação-ação com turmas do 7.º ao 12.º ano de escolaridade. Os resultados qualitativos do estudo revelam que a maioria dos estudantes desenvolveram principalmente atividades da língua como a compreensão e a expressão escrita, adquiriram competências para o mercado de trabalho como o pensamento crítico e o trabalho cooperativo, e desenvolveram empatia em relação a outros grupos sociais enquanto desenvolviam uma consciencialização crítica (inter)cultural sobre a própria cultura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-13
2019-03-13T00:00:00Z
2022-03-13T01:30:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/66160
TID:202209750
url http://hdl.handle.net/10362/66160
identifier_str_mv TID:202209750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137966501658624