Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Beatriz Mota Rabaça
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30068
Resumo: Este relatório enquadra-se na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, e centrou-se na questão: “Como promover uma ação educativa centrada na diferenciação pedagógica?”. Procurei planear e refletir sobre a minha prática, numa perspetiva de investigação-ação. Para recolher os dados e responder aos objetivos recorri a instrumentos como notas de campo, planificações e reflexões. No 1ºciclo foi possível realizar mudanças ao nível da reorganização do espaço da sala de aula, tornando-o mais flexível para permitir diferentes tipos de organização da turma e consequentemente criar dinâmicas mais participativas e colaborativas por parte dos alunos. No jardim de infância, o trabalho de projeto foi a proposta de diferenciação pedagógica mais significativa. Os constrangimentos, mais visíveis no 1º ciclo, prendem-se com a dificuldade em diferenciar conteúdos, processos e produtos, pois predomina a conceção de que todos os alunos têm de realizar as aprendizagens dos mesmos conteúdos ao mesmo tempo; Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Primary Education: Building Differentiated Instruction in Preschool and Primary School Abstrat: This report is part of the Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Primary Education, and its main objective is to understand and promote differentiated instruction. I tried to plan and reflect on my practice using an action-research perspective. I used research instruments such as field notes, plans and reflections in order to collect data and achieve the objectives. In primary school, it was possible to make changes concerning the reorganisation of the classroom physical environment, making it more flexible so as to allow different types of class organization, and therefore to create more participative and collaborative dynamics by students. In preschool, the project work was the most significant differentiation proposal. The constraints, most visible in primary school, were found in the difficulty in differentiating contents, processes and products, since there is a predominant idea according to which all pupils must learn the same contents at the same time.
id RCAP_1dabdd09232a5a8f6850222523d29021
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/30068
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º cicloAprendizagensAvaliaçãoCriançasDiferenciação pedagógicaFlexibilidade curricularLearningAssessmentChildrenDifferentiated instructionCurriculum flexibilityEste relatório enquadra-se na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, e centrou-se na questão: “Como promover uma ação educativa centrada na diferenciação pedagógica?”. Procurei planear e refletir sobre a minha prática, numa perspetiva de investigação-ação. Para recolher os dados e responder aos objetivos recorri a instrumentos como notas de campo, planificações e reflexões. No 1ºciclo foi possível realizar mudanças ao nível da reorganização do espaço da sala de aula, tornando-o mais flexível para permitir diferentes tipos de organização da turma e consequentemente criar dinâmicas mais participativas e colaborativas por parte dos alunos. No jardim de infância, o trabalho de projeto foi a proposta de diferenciação pedagógica mais significativa. Os constrangimentos, mais visíveis no 1º ciclo, prendem-se com a dificuldade em diferenciar conteúdos, processos e produtos, pois predomina a conceção de que todos os alunos têm de realizar as aprendizagens dos mesmos conteúdos ao mesmo tempo; Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Primary Education: Building Differentiated Instruction in Preschool and Primary School Abstrat: This report is part of the Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Primary Education, and its main objective is to understand and promote differentiated instruction. I tried to plan and reflect on my practice using an action-research perspective. I used research instruments such as field notes, plans and reflections in order to collect data and achieve the objectives. In primary school, it was possible to make changes concerning the reorganisation of the classroom physical environment, making it more flexible so as to allow different types of class organization, and therefore to create more participative and collaborative dynamics by students. In preschool, the project work was the most significant differentiation proposal. The constraints, most visible in primary school, were found in the difficulty in differentiating contents, processes and products, since there is a predominant idea according to which all pupils must learn the same contents at the same time.Universidade de Évora2021-07-21T15:57:49Z2021-07-212021-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/30068http://hdl.handle.net/10174/30068TID:202746038porDepartamento de Pedagogia e Educaçãobeatriz.rabaca@hotmail.com672Madeira, Beatriz Mota Rabaçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:32.252401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º ciclo
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º ciclo
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º ciclo
Madeira, Beatriz Mota Rabaça
Aprendizagens
Avaliação
Crianças
Diferenciação pedagógica
Flexibilidade curricular
Learning
Assessment
Children
Differentiated instruction
Curriculum flexibility
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º ciclo
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º ciclo
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º ciclo
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º ciclo
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º ciclo
author Madeira, Beatriz Mota Rabaça
author_facet Madeira, Beatriz Mota Rabaça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Beatriz Mota Rabaça
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagens
Avaliação
Crianças
Diferenciação pedagógica
Flexibilidade curricular
Learning
Assessment
Children
Differentiated instruction
Curriculum flexibility
topic Aprendizagens
Avaliação
Crianças
Diferenciação pedagógica
Flexibilidade curricular
Learning
Assessment
Children
Differentiated instruction
Curriculum flexibility
description Este relatório enquadra-se na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, e centrou-se na questão: “Como promover uma ação educativa centrada na diferenciação pedagógica?”. Procurei planear e refletir sobre a minha prática, numa perspetiva de investigação-ação. Para recolher os dados e responder aos objetivos recorri a instrumentos como notas de campo, planificações e reflexões. No 1ºciclo foi possível realizar mudanças ao nível da reorganização do espaço da sala de aula, tornando-o mais flexível para permitir diferentes tipos de organização da turma e consequentemente criar dinâmicas mais participativas e colaborativas por parte dos alunos. No jardim de infância, o trabalho de projeto foi a proposta de diferenciação pedagógica mais significativa. Os constrangimentos, mais visíveis no 1º ciclo, prendem-se com a dificuldade em diferenciar conteúdos, processos e produtos, pois predomina a conceção de que todos os alunos têm de realizar as aprendizagens dos mesmos conteúdos ao mesmo tempo; Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Primary Education: Building Differentiated Instruction in Preschool and Primary School Abstrat: This report is part of the Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Primary Education, and its main objective is to understand and promote differentiated instruction. I tried to plan and reflect on my practice using an action-research perspective. I used research instruments such as field notes, plans and reflections in order to collect data and achieve the objectives. In primary school, it was possible to make changes concerning the reorganisation of the classroom physical environment, making it more flexible so as to allow different types of class organization, and therefore to create more participative and collaborative dynamics by students. In preschool, the project work was the most significant differentiation proposal. The constraints, most visible in primary school, were found in the difficulty in differentiating contents, processes and products, since there is a predominant idea according to which all pupils must learn the same contents at the same time.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-21T15:57:49Z
2021-07-21
2021-07-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/30068
http://hdl.handle.net/10174/30068
TID:202746038
url http://hdl.handle.net/10174/30068
identifier_str_mv TID:202746038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
beatriz.rabaca@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136677030002688