Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30068 |
Resumo: | Este relatório enquadra-se na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, e centrou-se na questão: “Como promover uma ação educativa centrada na diferenciação pedagógica?”. Procurei planear e refletir sobre a minha prática, numa perspetiva de investigação-ação. Para recolher os dados e responder aos objetivos recorri a instrumentos como notas de campo, planificações e reflexões. No 1ºciclo foi possível realizar mudanças ao nível da reorganização do espaço da sala de aula, tornando-o mais flexível para permitir diferentes tipos de organização da turma e consequentemente criar dinâmicas mais participativas e colaborativas por parte dos alunos. No jardim de infância, o trabalho de projeto foi a proposta de diferenciação pedagógica mais significativa. Os constrangimentos, mais visíveis no 1º ciclo, prendem-se com a dificuldade em diferenciar conteúdos, processos e produtos, pois predomina a conceção de que todos os alunos têm de realizar as aprendizagens dos mesmos conteúdos ao mesmo tempo; Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Primary Education: Building Differentiated Instruction in Preschool and Primary School Abstrat: This report is part of the Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Primary Education, and its main objective is to understand and promote differentiated instruction. I tried to plan and reflect on my practice using an action-research perspective. I used research instruments such as field notes, plans and reflections in order to collect data and achieve the objectives. In primary school, it was possible to make changes concerning the reorganisation of the classroom physical environment, making it more flexible so as to allow different types of class organization, and therefore to create more participative and collaborative dynamics by students. In preschool, the project work was the most significant differentiation proposal. The constraints, most visible in primary school, were found in the difficulty in differentiating contents, processes and products, since there is a predominant idea according to which all pupils must learn the same contents at the same time. |
id |
RCAP_1dabdd09232a5a8f6850222523d29021 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/30068 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º cicloAprendizagensAvaliaçãoCriançasDiferenciação pedagógicaFlexibilidade curricularLearningAssessmentChildrenDifferentiated instructionCurriculum flexibilityEste relatório enquadra-se na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, e centrou-se na questão: “Como promover uma ação educativa centrada na diferenciação pedagógica?”. Procurei planear e refletir sobre a minha prática, numa perspetiva de investigação-ação. Para recolher os dados e responder aos objetivos recorri a instrumentos como notas de campo, planificações e reflexões. No 1ºciclo foi possível realizar mudanças ao nível da reorganização do espaço da sala de aula, tornando-o mais flexível para permitir diferentes tipos de organização da turma e consequentemente criar dinâmicas mais participativas e colaborativas por parte dos alunos. No jardim de infância, o trabalho de projeto foi a proposta de diferenciação pedagógica mais significativa. Os constrangimentos, mais visíveis no 1º ciclo, prendem-se com a dificuldade em diferenciar conteúdos, processos e produtos, pois predomina a conceção de que todos os alunos têm de realizar as aprendizagens dos mesmos conteúdos ao mesmo tempo; Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Primary Education: Building Differentiated Instruction in Preschool and Primary School Abstrat: This report is part of the Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Primary Education, and its main objective is to understand and promote differentiated instruction. I tried to plan and reflect on my practice using an action-research perspective. I used research instruments such as field notes, plans and reflections in order to collect data and achieve the objectives. In primary school, it was possible to make changes concerning the reorganisation of the classroom physical environment, making it more flexible so as to allow different types of class organization, and therefore to create more participative and collaborative dynamics by students. In preschool, the project work was the most significant differentiation proposal. The constraints, most visible in primary school, were found in the difficulty in differentiating contents, processes and products, since there is a predominant idea according to which all pupils must learn the same contents at the same time.Universidade de Évora2021-07-21T15:57:49Z2021-07-212021-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/30068http://hdl.handle.net/10174/30068TID:202746038porDepartamento de Pedagogia e Educaçãobeatriz.rabaca@hotmail.com672Madeira, Beatriz Mota Rabaçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:32.252401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º ciclo |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º ciclo |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º ciclo Madeira, Beatriz Mota Rabaça Aprendizagens Avaliação Crianças Diferenciação pedagógica Flexibilidade curricular Learning Assessment Children Differentiated instruction Curriculum flexibility |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º ciclo |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º ciclo |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º ciclo |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º ciclo |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: construindo a diferenciação pedagógica na educação pré-escolar e no 1º ciclo |
author |
Madeira, Beatriz Mota Rabaça |
author_facet |
Madeira, Beatriz Mota Rabaça |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madeira, Beatriz Mota Rabaça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagens Avaliação Crianças Diferenciação pedagógica Flexibilidade curricular Learning Assessment Children Differentiated instruction Curriculum flexibility |
topic |
Aprendizagens Avaliação Crianças Diferenciação pedagógica Flexibilidade curricular Learning Assessment Children Differentiated instruction Curriculum flexibility |
description |
Este relatório enquadra-se na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, e centrou-se na questão: “Como promover uma ação educativa centrada na diferenciação pedagógica?”. Procurei planear e refletir sobre a minha prática, numa perspetiva de investigação-ação. Para recolher os dados e responder aos objetivos recorri a instrumentos como notas de campo, planificações e reflexões. No 1ºciclo foi possível realizar mudanças ao nível da reorganização do espaço da sala de aula, tornando-o mais flexível para permitir diferentes tipos de organização da turma e consequentemente criar dinâmicas mais participativas e colaborativas por parte dos alunos. No jardim de infância, o trabalho de projeto foi a proposta de diferenciação pedagógica mais significativa. Os constrangimentos, mais visíveis no 1º ciclo, prendem-se com a dificuldade em diferenciar conteúdos, processos e produtos, pois predomina a conceção de que todos os alunos têm de realizar as aprendizagens dos mesmos conteúdos ao mesmo tempo; Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Primary Education: Building Differentiated Instruction in Preschool and Primary School Abstrat: This report is part of the Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Primary Education, and its main objective is to understand and promote differentiated instruction. I tried to plan and reflect on my practice using an action-research perspective. I used research instruments such as field notes, plans and reflections in order to collect data and achieve the objectives. In primary school, it was possible to make changes concerning the reorganisation of the classroom physical environment, making it more flexible so as to allow different types of class organization, and therefore to create more participative and collaborative dynamics by students. In preschool, the project work was the most significant differentiation proposal. The constraints, most visible in primary school, were found in the difficulty in differentiating contents, processes and products, since there is a predominant idea according to which all pupils must learn the same contents at the same time. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-21T15:57:49Z 2021-07-21 2021-07-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/30068 http://hdl.handle.net/10174/30068 TID:202746038 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/30068 |
identifier_str_mv |
TID:202746038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação beatriz.rabaca@hotmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136677030002688 |