O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar : o caso do Lidl Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Inês Duarte
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43719
Resumo: Numa era marcada pela amplificação da consciência social global e por imperativas éticas, mais do que olharem e pensarem o exterior de modo ético urge que as organizações priorizem os seus colaboradores nesta missão tão importante que é o compromisso de cuidar e apoiar aqueles que todos os dias dão a cara por si. As culturas organizacionais voltadas para a responsabilidade social corporativa interna (RSCI) ganham vida através da comunicação interna estratégica e integrada, num processo interativo de dentro para fora da organização que incentiva o diálogo e a recolha de feedback entre as duas partes. Quando este comprometimento é sentido, os colaboradores estão motivados, comprometidos e o employee engagement surge como outcome. Contudo, mantém-se a existência de uma lacuna na literatura referente à RSCI e, com ela, uma consequente lacuna na forma como a comunicação interna pode contribuir especificamente para este tipo de responsabilidade social corporativa. É neste sentido que surge a presente investigação, com o intuito de compreender o impacto da comunicação interna no reforço de culturas socialmente responsáveis internamente e de que modo os colaboradores do retalho alimentar percecionam esse mesmo impacto. Tendo por base uma análise mista metodológica, o presente estudo conjuga, a nível qualitativo, a aplicação de entrevistas exploratórias a dois responsáveis do Lidl Portugal com análise documental, e a nível quantitativo, a aplicação de um inquérito por questionário aos colaboradores da organização. Os resultados apurados na presente investigação confirmam o papel decisivo da comunicação interna no reforço das perceções e engagement dos colaboradores com os temas da RSCI, com estes a percecionarem esta relação de modo largamente positivo no Lidl Portugal, ainda que se destaque a necessidade de reforçar a comunicação presencial como prioritária. Os resultados oferecem implicações práticas para todas as organizações que procurem melhorar os seus esforços de RSCI e engagement com os respetivos temas, destacando o potencial que as mesmas possuem na criação de forças de trabalho socialmente mais responsáveis e engaged no atual cenário organizacional em constante evolução.
id RCAP_1db73538669af795d18170e8f75551eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43719
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar : o caso do Lidl PortugalComunicação internaResponsabilidade social corporativa internaEmployee engagementRetalho alimentarInternal communicationsInternal corporate social responsibilityEmployee engagementFood retailDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoNuma era marcada pela amplificação da consciência social global e por imperativas éticas, mais do que olharem e pensarem o exterior de modo ético urge que as organizações priorizem os seus colaboradores nesta missão tão importante que é o compromisso de cuidar e apoiar aqueles que todos os dias dão a cara por si. As culturas organizacionais voltadas para a responsabilidade social corporativa interna (RSCI) ganham vida através da comunicação interna estratégica e integrada, num processo interativo de dentro para fora da organização que incentiva o diálogo e a recolha de feedback entre as duas partes. Quando este comprometimento é sentido, os colaboradores estão motivados, comprometidos e o employee engagement surge como outcome. Contudo, mantém-se a existência de uma lacuna na literatura referente à RSCI e, com ela, uma consequente lacuna na forma como a comunicação interna pode contribuir especificamente para este tipo de responsabilidade social corporativa. É neste sentido que surge a presente investigação, com o intuito de compreender o impacto da comunicação interna no reforço de culturas socialmente responsáveis internamente e de que modo os colaboradores do retalho alimentar percecionam esse mesmo impacto. Tendo por base uma análise mista metodológica, o presente estudo conjuga, a nível qualitativo, a aplicação de entrevistas exploratórias a dois responsáveis do Lidl Portugal com análise documental, e a nível quantitativo, a aplicação de um inquérito por questionário aos colaboradores da organização. Os resultados apurados na presente investigação confirmam o papel decisivo da comunicação interna no reforço das perceções e engagement dos colaboradores com os temas da RSCI, com estes a percecionarem esta relação de modo largamente positivo no Lidl Portugal, ainda que se destaque a necessidade de reforçar a comunicação presencial como prioritária. Os resultados oferecem implicações práticas para todas as organizações que procurem melhorar os seus esforços de RSCI e engagement com os respetivos temas, destacando o potencial que as mesmas possuem na criação de forças de trabalho socialmente mais responsáveis e engaged no atual cenário organizacional em constante evolução.In an era marked by a heightened social global consciousness and ethical imperatives, more than looking and thinking ethically about the outside world, it is urgent that organizations prioritize their employees in this crucial mission, which is the commitment to care for and support those who stand up for them every day. Organizational cultures focused on internal corporate social responsibility (RSCI) come to life through strategic and integrated internal communication, in an interactive process from within the organization that encourages dialogue and the collection of feedback between the two parties. When this commitment is felt, employees are motivated, committed and employee engagement emerges as an outcome. However, a gap remains in the literature regarding RSCI and, with it, a consequent gap in the way in which internal communication can specifically contribute to this type of corporate social responsibility. It is in this sense that this research arises, with the aim of understanding the impact of internal communication on reinforcing socially responsible cultures internally and how food retail employees perceive this same impact. Based on a mixed methodological analysis, the present study combines, at a qualitative level, the application of exploratory interviews with two managers of Lidl Portugal with documentary analysis, and at a quantitative level, the application of a questionnaire survey to the organization's employees. The results achieved in the present investigation confirm the decisive role of internal communication in reinforcing employees' perceptions and engagement with RSCI themes, with employees perceiving this relationship in a largely positive way at Lidl Portugal, although the reinforcement of face-to-face communication as a priority remains a necessity. The results offer practical implications for all organizations that seek to improve their RSCI efforts and engagement levels with the respective themes, highlighting the potential for organizations to create more socially responsible and engaged workforces in today's ever-evolving corporate landscape.Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaQueiroz, Inês Duarte2024-01-24T14:52:51Z2023-12-182023-092023-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43719TID:203475461porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T01:37:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:49.933228Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar : o caso do Lidl Portugal
title O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar : o caso do Lidl Portugal
spellingShingle O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar : o caso do Lidl Portugal
Queiroz, Inês Duarte
Comunicação interna
Responsabilidade social corporativa interna
Employee engagement
Retalho alimentar
Internal communications
Internal corporate social responsibility
Employee engagement
Food retail
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar : o caso do Lidl Portugal
title_full O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar : o caso do Lidl Portugal
title_fullStr O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar : o caso do Lidl Portugal
title_full_unstemmed O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar : o caso do Lidl Portugal
title_sort O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar : o caso do Lidl Portugal
author Queiroz, Inês Duarte
author_facet Queiroz, Inês Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Nuno Manuel Coelho de Goulart
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Inês Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação interna
Responsabilidade social corporativa interna
Employee engagement
Retalho alimentar
Internal communications
Internal corporate social responsibility
Employee engagement
Food retail
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação interna
Responsabilidade social corporativa interna
Employee engagement
Retalho alimentar
Internal communications
Internal corporate social responsibility
Employee engagement
Food retail
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Numa era marcada pela amplificação da consciência social global e por imperativas éticas, mais do que olharem e pensarem o exterior de modo ético urge que as organizações priorizem os seus colaboradores nesta missão tão importante que é o compromisso de cuidar e apoiar aqueles que todos os dias dão a cara por si. As culturas organizacionais voltadas para a responsabilidade social corporativa interna (RSCI) ganham vida através da comunicação interna estratégica e integrada, num processo interativo de dentro para fora da organização que incentiva o diálogo e a recolha de feedback entre as duas partes. Quando este comprometimento é sentido, os colaboradores estão motivados, comprometidos e o employee engagement surge como outcome. Contudo, mantém-se a existência de uma lacuna na literatura referente à RSCI e, com ela, uma consequente lacuna na forma como a comunicação interna pode contribuir especificamente para este tipo de responsabilidade social corporativa. É neste sentido que surge a presente investigação, com o intuito de compreender o impacto da comunicação interna no reforço de culturas socialmente responsáveis internamente e de que modo os colaboradores do retalho alimentar percecionam esse mesmo impacto. Tendo por base uma análise mista metodológica, o presente estudo conjuga, a nível qualitativo, a aplicação de entrevistas exploratórias a dois responsáveis do Lidl Portugal com análise documental, e a nível quantitativo, a aplicação de um inquérito por questionário aos colaboradores da organização. Os resultados apurados na presente investigação confirmam o papel decisivo da comunicação interna no reforço das perceções e engagement dos colaboradores com os temas da RSCI, com estes a percecionarem esta relação de modo largamente positivo no Lidl Portugal, ainda que se destaque a necessidade de reforçar a comunicação presencial como prioritária. Os resultados oferecem implicações práticas para todas as organizações que procurem melhorar os seus esforços de RSCI e engagement com os respetivos temas, destacando o potencial que as mesmas possuem na criação de forças de trabalho socialmente mais responsáveis e engaged no atual cenário organizacional em constante evolução.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18
2023-09
2023-12-18T00:00:00Z
2024-01-24T14:52:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/43719
TID:203475461
url http://hdl.handle.net/10400.14/43719
identifier_str_mv TID:203475461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137072671358976