O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar : o caso do Lidl Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/43719 |
Resumo: | Numa era marcada pela amplificação da consciência social global e por imperativas éticas, mais do que olharem e pensarem o exterior de modo ético urge que as organizações priorizem os seus colaboradores nesta missão tão importante que é o compromisso de cuidar e apoiar aqueles que todos os dias dão a cara por si. As culturas organizacionais voltadas para a responsabilidade social corporativa interna (RSCI) ganham vida através da comunicação interna estratégica e integrada, num processo interativo de dentro para fora da organização que incentiva o diálogo e a recolha de feedback entre as duas partes. Quando este comprometimento é sentido, os colaboradores estão motivados, comprometidos e o employee engagement surge como outcome. Contudo, mantém-se a existência de uma lacuna na literatura referente à RSCI e, com ela, uma consequente lacuna na forma como a comunicação interna pode contribuir especificamente para este tipo de responsabilidade social corporativa. É neste sentido que surge a presente investigação, com o intuito de compreender o impacto da comunicação interna no reforço de culturas socialmente responsáveis internamente e de que modo os colaboradores do retalho alimentar percecionam esse mesmo impacto. Tendo por base uma análise mista metodológica, o presente estudo conjuga, a nível qualitativo, a aplicação de entrevistas exploratórias a dois responsáveis do Lidl Portugal com análise documental, e a nível quantitativo, a aplicação de um inquérito por questionário aos colaboradores da organização. Os resultados apurados na presente investigação confirmam o papel decisivo da comunicação interna no reforço das perceções e engagement dos colaboradores com os temas da RSCI, com estes a percecionarem esta relação de modo largamente positivo no Lidl Portugal, ainda que se destaque a necessidade de reforçar a comunicação presencial como prioritária. Os resultados oferecem implicações práticas para todas as organizações que procurem melhorar os seus esforços de RSCI e engagement com os respetivos temas, destacando o potencial que as mesmas possuem na criação de forças de trabalho socialmente mais responsáveis e engaged no atual cenário organizacional em constante evolução. |
id |
RCAP_1db73538669af795d18170e8f75551eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43719 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar : o caso do Lidl PortugalComunicação internaResponsabilidade social corporativa internaEmployee engagementRetalho alimentarInternal communicationsInternal corporate social responsibilityEmployee engagementFood retailDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoNuma era marcada pela amplificação da consciência social global e por imperativas éticas, mais do que olharem e pensarem o exterior de modo ético urge que as organizações priorizem os seus colaboradores nesta missão tão importante que é o compromisso de cuidar e apoiar aqueles que todos os dias dão a cara por si. As culturas organizacionais voltadas para a responsabilidade social corporativa interna (RSCI) ganham vida através da comunicação interna estratégica e integrada, num processo interativo de dentro para fora da organização que incentiva o diálogo e a recolha de feedback entre as duas partes. Quando este comprometimento é sentido, os colaboradores estão motivados, comprometidos e o employee engagement surge como outcome. Contudo, mantém-se a existência de uma lacuna na literatura referente à RSCI e, com ela, uma consequente lacuna na forma como a comunicação interna pode contribuir especificamente para este tipo de responsabilidade social corporativa. É neste sentido que surge a presente investigação, com o intuito de compreender o impacto da comunicação interna no reforço de culturas socialmente responsáveis internamente e de que modo os colaboradores do retalho alimentar percecionam esse mesmo impacto. Tendo por base uma análise mista metodológica, o presente estudo conjuga, a nível qualitativo, a aplicação de entrevistas exploratórias a dois responsáveis do Lidl Portugal com análise documental, e a nível quantitativo, a aplicação de um inquérito por questionário aos colaboradores da organização. Os resultados apurados na presente investigação confirmam o papel decisivo da comunicação interna no reforço das perceções e engagement dos colaboradores com os temas da RSCI, com estes a percecionarem esta relação de modo largamente positivo no Lidl Portugal, ainda que se destaque a necessidade de reforçar a comunicação presencial como prioritária. Os resultados oferecem implicações práticas para todas as organizações que procurem melhorar os seus esforços de RSCI e engagement com os respetivos temas, destacando o potencial que as mesmas possuem na criação de forças de trabalho socialmente mais responsáveis e engaged no atual cenário organizacional em constante evolução.In an era marked by a heightened social global consciousness and ethical imperatives, more than looking and thinking ethically about the outside world, it is urgent that organizations prioritize their employees in this crucial mission, which is the commitment to care for and support those who stand up for them every day. Organizational cultures focused on internal corporate social responsibility (RSCI) come to life through strategic and integrated internal communication, in an interactive process from within the organization that encourages dialogue and the collection of feedback between the two parties. When this commitment is felt, employees are motivated, committed and employee engagement emerges as an outcome. However, a gap remains in the literature regarding RSCI and, with it, a consequent gap in the way in which internal communication can specifically contribute to this type of corporate social responsibility. It is in this sense that this research arises, with the aim of understanding the impact of internal communication on reinforcing socially responsible cultures internally and how food retail employees perceive this same impact. Based on a mixed methodological analysis, the present study combines, at a qualitative level, the application of exploratory interviews with two managers of Lidl Portugal with documentary analysis, and at a quantitative level, the application of a questionnaire survey to the organization's employees. The results achieved in the present investigation confirm the decisive role of internal communication in reinforcing employees' perceptions and engagement with RSCI themes, with employees perceiving this relationship in a largely positive way at Lidl Portugal, although the reinforcement of face-to-face communication as a priority remains a necessity. The results offer practical implications for all organizations that seek to improve their RSCI efforts and engagement levels with the respective themes, highlighting the potential for organizations to create more socially responsible and engaged workforces in today's ever-evolving corporate landscape.Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaQueiroz, Inês Duarte2024-01-24T14:52:51Z2023-12-182023-092023-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43719TID:203475461porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T01:37:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:49.933228Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar : o caso do Lidl Portugal |
title |
O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar : o caso do Lidl Portugal |
spellingShingle |
O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar : o caso do Lidl Portugal Queiroz, Inês Duarte Comunicação interna Responsabilidade social corporativa interna Employee engagement Retalho alimentar Internal communications Internal corporate social responsibility Employee engagement Food retail Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar : o caso do Lidl Portugal |
title_full |
O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar : o caso do Lidl Portugal |
title_fullStr |
O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar : o caso do Lidl Portugal |
title_full_unstemmed |
O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar : o caso do Lidl Portugal |
title_sort |
O papel da comunicação interna no reforço da responsabilidade social corporativa interna das organizações de retalho alimentar : o caso do Lidl Portugal |
author |
Queiroz, Inês Duarte |
author_facet |
Queiroz, Inês Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brandão, Nuno Manuel Coelho de Goulart Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Inês Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação interna Responsabilidade social corporativa interna Employee engagement Retalho alimentar Internal communications Internal corporate social responsibility Employee engagement Food retail Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Comunicação interna Responsabilidade social corporativa interna Employee engagement Retalho alimentar Internal communications Internal corporate social responsibility Employee engagement Food retail Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Numa era marcada pela amplificação da consciência social global e por imperativas éticas, mais do que olharem e pensarem o exterior de modo ético urge que as organizações priorizem os seus colaboradores nesta missão tão importante que é o compromisso de cuidar e apoiar aqueles que todos os dias dão a cara por si. As culturas organizacionais voltadas para a responsabilidade social corporativa interna (RSCI) ganham vida através da comunicação interna estratégica e integrada, num processo interativo de dentro para fora da organização que incentiva o diálogo e a recolha de feedback entre as duas partes. Quando este comprometimento é sentido, os colaboradores estão motivados, comprometidos e o employee engagement surge como outcome. Contudo, mantém-se a existência de uma lacuna na literatura referente à RSCI e, com ela, uma consequente lacuna na forma como a comunicação interna pode contribuir especificamente para este tipo de responsabilidade social corporativa. É neste sentido que surge a presente investigação, com o intuito de compreender o impacto da comunicação interna no reforço de culturas socialmente responsáveis internamente e de que modo os colaboradores do retalho alimentar percecionam esse mesmo impacto. Tendo por base uma análise mista metodológica, o presente estudo conjuga, a nível qualitativo, a aplicação de entrevistas exploratórias a dois responsáveis do Lidl Portugal com análise documental, e a nível quantitativo, a aplicação de um inquérito por questionário aos colaboradores da organização. Os resultados apurados na presente investigação confirmam o papel decisivo da comunicação interna no reforço das perceções e engagement dos colaboradores com os temas da RSCI, com estes a percecionarem esta relação de modo largamente positivo no Lidl Portugal, ainda que se destaque a necessidade de reforçar a comunicação presencial como prioritária. Os resultados oferecem implicações práticas para todas as organizações que procurem melhorar os seus esforços de RSCI e engagement com os respetivos temas, destacando o potencial que as mesmas possuem na criação de forças de trabalho socialmente mais responsáveis e engaged no atual cenário organizacional em constante evolução. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18 2023-09 2023-12-18T00:00:00Z 2024-01-24T14:52:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/43719 TID:203475461 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/43719 |
identifier_str_mv |
TID:203475461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137072671358976 |