Employee Advocacy: O Estudo de Caso do Projeto Connectors no BNP Paribas em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Sofia de Melo e Silva Teixeira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/129601
Resumo: Vivemos uma nova era da comunicação interna, especialmente marcada pelo empoderamento dos colaboradores e pelo seu maior envolvimento na organização (Raposo, 2017) (Theaker, 2008), sendo estes atualmente reconhecidos como “os principais criadores ou destruidores de reputação” (Frank, 2015, p.1). Neste contexto, os social media e a importância do envolvimento dos colaboradores, ambos consequência da evolução exponencial a nível tecnológico e dos modelos de gestão de pessoas na primeira década do milénio (Raposo, 2017), transformaram a forma como as organizações comunicam, quer com o exterior quer com o interior, e, por consequência, surgiram novas estratégias de comunicação interna, nomeadamente, através de programas de employee advocacy. Com o propósito de compreender se este tipo programas tem impacto tanto no nível de envolvimento dos colaboradores como no nível de envolvimento dos employee advocates, foi conduzido um estudo de caso do programa de employee advocacy no BNP Paribas em Portugal, com o nome Connectors, lançado em maio de 2020. Nesse sentido, realizaram-se inquéritos por questionário e inquéritos por entrevista, entre setembro de 2020 e junho de 2021, tendo sido feita posteriormente uma análise de dados quantitativa e qualitativa. A amostra é constituída por 23 indivíduos, sendo eles: os employee advocates que fazem parte do programa, a atual e a anterior Head of Communications of BNP Paribas in Portugal e a Chief of Staff at Human Resources Portugal of BNP Paribas Os resultados demonstraram que o impacto de uma estratégia de employee advocacy no nível de engagement dos colaboradores (os employee advocates, inclusive) é positivo. Além disso, o estudo permitiu identificar as componentes essenciais deste tipo de programas, a importância da sua implementação nas organizações do século XXI e definir o perfil ideal de um employee advocate.
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