Avaliação das aprendizagens nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de nível secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/3142 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 |
id |
RCAP_1dca3baf11856022cade77b119badf64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/3142 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação das aprendizagens nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de nível secundárioAvaliação sumativaAvaliação formativaPortefóliosAvaliação das aprendizagensRelatórios de estágio de mestrado - 2010Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010A avaliação das aprendizagens continua a ser um tema muito actual e é ainda alvo de inúmeros estudos. Este relatório descreve o estágio curricular, realizado na Agência Nacional para a Qualificação I.P, em que foi desenvolvido um estudo sobre a avaliação das aprendizagens nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário. O objectivo principal era conhecer e compreender as práticas de avaliação das aprendizagens nos referidos cursos. Para isso, criaram-se e aplicaram-se três questionários, um a cada grupo de stakeholders envolvidos no estudo (Mediadores, Formadores e Formandos). As respostas obtidas indicam que as concepções dos profissionais de formação já estão mais orientadas para o processo que para os resultados de aprendizagem. No entanto, as práticas de avaliação ainda estão muito associadas ao ensino “tradicional”. Isto é, à procura da quantificação e da objectividade no pressuposto de que a avaliação é uma ciência exacta.The learning evaluation remains a very typical issue and is still the subject of numerous studies. This report describes a study of learning and training evaluation in a secondary level. The main objective was to know and understand the practices of learning evaluation in those courses. For this, were created and applied three questionnaires, one for each group of stakeholders (Mediators, Trainers and Trainees). The answers indicate that the professional training conception of evaluation have become more oriented to the process that to the results. However, assessment practices are still associated to the “traditional” teaching.Fernandes, Domingos, 1953-Repositório da Universidade de LisboaGaspar, Andreia Carina Mourato, 1983-2011-04-19T12:23:19Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3142porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:14.200800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação das aprendizagens nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de nível secundário |
title |
Avaliação das aprendizagens nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de nível secundário |
spellingShingle |
Avaliação das aprendizagens nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de nível secundário Gaspar, Andreia Carina Mourato, 1983- Avaliação sumativa Avaliação formativa Portefólios Avaliação das aprendizagens Relatórios de estágio de mestrado - 2010 |
title_short |
Avaliação das aprendizagens nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de nível secundário |
title_full |
Avaliação das aprendizagens nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de nível secundário |
title_fullStr |
Avaliação das aprendizagens nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de nível secundário |
title_full_unstemmed |
Avaliação das aprendizagens nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de nível secundário |
title_sort |
Avaliação das aprendizagens nos Cursos de Educação e Formação de Adultos de nível secundário |
author |
Gaspar, Andreia Carina Mourato, 1983- |
author_facet |
Gaspar, Andreia Carina Mourato, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Domingos, 1953- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaspar, Andreia Carina Mourato, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação sumativa Avaliação formativa Portefólios Avaliação das aprendizagens Relatórios de estágio de mestrado - 2010 |
topic |
Avaliação sumativa Avaliação formativa Portefólios Avaliação das aprendizagens Relatórios de estágio de mestrado - 2010 |
description |
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-04-19T12:23:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/3142 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/3142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/msword application/msword application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134177264664576 |