Diagnóstico Social – Teoria, Metodologia e Casos Práticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Joaquim
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Carlos, Saragoça, José
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17795
Resumo: A construção de um diagnóstico social no quadro de um processo de intervenção social assume um papel de primordial importância. A crescente complexidade das realidades coloca aos interventores sociais um conjunto de desafios que deverão cartografar e compreender para construir diagnósticos cuja acurácia conduza a estratégias interventivas capazes de alcançar os objetivos propostos. Neste livro, baseado na experiência dos autores nos domínios da intervenção social, é apresentado um processo reflexivo e prático sobre a construção de diagnósticos sociais. Começando por apresentar a componente reflexiva e teórica, aborda depois a operacionalização (como fazer?) dos conceitos discutidos e termina com um conjunto de casos práticos. No primeiro capítulo é feita uma contextualização do diagnóstico social no processo de planeamento, clarificam-se conceitos, perspetivas e inventariam-se tipos de diagnósticos sociais. Trata-se de um capítulo introdutório que familiariza o leitor com os conceitos, a teoria e os modelos de atuação. No segundo capítulo apresenta-se e discute-se a aplicação do diagnóstico social em contexto organizacional. No terceiro capítulo explicita-se o processo de construção do diagnóstico social: as etapas e como se deve agir na sua construção. No quarto capítulo, que complementa o terceiro, os autores apresentam uma «caixa de ferramentas» de suporte e apoio à construção do diagnóstico. No quinto e último capítulo são expostos diversos casos práticos nos quais foram aplicadas diversas ferramentas e técnicas de diagnóstico. Poderão recorrer a este livro com vantagens todos os profissionais de intervenção social, bem como todos aqueles que pretendam iniciar-se no estudo destas matérias.
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