Estratégias de consolidação da aprendizagem dos modos da escala maior no contexto da improvisação aplicadas à guitarra jazz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Mauro Joaquim Torres
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27433
Resumo: Improvisação. Este é o termo que simultaneamente torna o jazz único, irreverente e desafiante, e por outro lado constitui um pretexto para a procura de uma metodologia eficaz no contexto letivo. Capacitar um aluno de ferramentas técnicas e teóricas, estimulando em simultâneo as suas capacidades criativas, constitui uma dança metodológica cujo resultado se deve refletir na independência e destreza do executante. O desenvolvimento de estratégias que permitam ao aluno assimilar os conteúdos lecionados e posterior integração com outras estruturas técnicas e cognitivas é um processo contínuo e que deve passar muitas vezes pelo estudo de metodologias de outros docentes. Nem sempre a exploração metodológica se deve resumir a um caminho singular, mas resultar duma amálgama de diferentes processos oriundos de fontes distintas. O presente trabalho advém de uma recolha de diferentes estratégias metodológicas do ensino da improvisação no jazz modal aplicadas à guitarra jazz. Propõe-se aqui que essas estratégias permitem em particular a consolidação da aprendizagem dos modos da escala maior. Este trabalho consiste, assim, no estudo de diferentes metodologias e posterior recolha e integração de estratégias, com o objetivo de desenvolver um método único e eficaz
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