O trabalho prático como instrumento para a melhoria da aprendizagem das ciências: um estudo com alunos do 5.º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6945 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio, indispensável para a obtenção do grau de Mestre do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, teve por base o Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica 2.º e 3.ºciclos Diogo Cão – Vila Real. Este Estágio foi realizado no âmbito de distintas disciplinas (Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências da Natureza). Tendo em conta a nossa temática de investigação, este Relatório Dissertativo incidiu, predominantemente, na prática pedagógica realizada no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza do 2.º CEB, em que o trabalho prático assumiu um papel fundamental. Pretendeu-se, então, ao longo deste Relatório refletir sobre o trabalho prático como instrumento para a melhoria da aprendizagem das Ciências no 2.º CEB. Para isso foi realizado um estudo, de natureza qualitativa, ao nível do 2.º CEB (5.º ano), que permitiu demonstrar a importância do trabalho prático no Ensino das Ciências e na aprendizagem dos alunos, em contexto sala de aula. Neste trabalho fundamentamos bibliograficamente o trabalho prático no Ensino das Ciências do 2.º CEB. É também realizada uma revisão bibliográfica para aprofundar os conhecimentos sobre as unidades didáticas lecionadas, nomeadamente “as plantas e os fatores do meio”. Apresentam-se também as planificações das unidades de ensino, de acordo com o Programa Nacional e Metas curriculares das Ciências da Natureza e uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida. Este Relatório constitui-se, como uma rica ferramenta de aprendizagem, reflexão e avaliação pedagógica, pois ele permitiu uma melhor e maior conscientização acerca do trabalho que foi realizado por nós na prática pedagógica, bem como estudar e apresentar pistas para a melhoria da mesma no futuro, de uma forma clara, objetiva e concisa. |
id |
RCAP_d6d846d5007759d7dc5615e85d905290 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6945 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O trabalho prático como instrumento para a melhoria da aprendizagem das ciências: um estudo com alunos do 5.º anoEstágios pedagógicosEnsino das ciênciasTrabalhos práticosInvestigaçãoO presente Relatório de Estágio, indispensável para a obtenção do grau de Mestre do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, teve por base o Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica 2.º e 3.ºciclos Diogo Cão – Vila Real. Este Estágio foi realizado no âmbito de distintas disciplinas (Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências da Natureza). Tendo em conta a nossa temática de investigação, este Relatório Dissertativo incidiu, predominantemente, na prática pedagógica realizada no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza do 2.º CEB, em que o trabalho prático assumiu um papel fundamental. Pretendeu-se, então, ao longo deste Relatório refletir sobre o trabalho prático como instrumento para a melhoria da aprendizagem das Ciências no 2.º CEB. Para isso foi realizado um estudo, de natureza qualitativa, ao nível do 2.º CEB (5.º ano), que permitiu demonstrar a importância do trabalho prático no Ensino das Ciências e na aprendizagem dos alunos, em contexto sala de aula. Neste trabalho fundamentamos bibliograficamente o trabalho prático no Ensino das Ciências do 2.º CEB. É também realizada uma revisão bibliográfica para aprofundar os conhecimentos sobre as unidades didáticas lecionadas, nomeadamente “as plantas e os fatores do meio”. Apresentam-se também as planificações das unidades de ensino, de acordo com o Programa Nacional e Metas curriculares das Ciências da Natureza e uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida. Este Relatório constitui-se, como uma rica ferramenta de aprendizagem, reflexão e avaliação pedagógica, pois ele permitiu uma melhor e maior conscientização acerca do trabalho que foi realizado por nós na prática pedagógica, bem como estudar e apresentar pistas para a melhoria da mesma no futuro, de uma forma clara, objetiva e concisa.The present Training Report, indispensable to the acquisition of the Master degree of the 5th and 6th grades of Elementary School in a Pedagogic Training carried out at Diogo Cão Elementary School in Vila Real. This Training was realized in the bounds of different subjects (Portuguese, History and Geography of Portugal, Maths and Science). Taking into account our investigation theme, this Dissertative Report fell upon predominantly, in the pedagogical practice carried out at Science in the 5th and 6th grades of Elementary School, in which the pratical work took a very important role. Along this report, we intended to think over the pratical work as a tool to the learning improvement of the Sciences at the Elementary School. For that a research has been carried out a research of qualitative nature, at this level of teaching, to show the importance of the pratical work in the Sciences Teaching and at the students’ learning in the classroom. In this work we support bibliographically the pratical work at the Sciences Teaching at the 5th and 6th grades of Elementary School. It also has been made a bibliographical revision to improve the know ledges on the didactic units taught, namely «the plants» and «the environment agents». We also show up the plannings of the Teaching Units, according to the National Programme and the Curricular Goals of Science and a mull about the advanced pedagogical practice. This report sets up as a rich instrument of learning, reflexion and pedagogical assessment, because it made possible a better and a bigger consciousness about all the work done by us at the pedagogical practice, as well as to study and to present tracks to improve it in the future, in a clear, objective and concise way.2016-11-29T13:46:05Z2016-11-29T00:00:00Z2016-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6945porDias, Sara Catarina Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:03Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:34.111302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho prático como instrumento para a melhoria da aprendizagem das ciências: um estudo com alunos do 5.º ano |
title |
O trabalho prático como instrumento para a melhoria da aprendizagem das ciências: um estudo com alunos do 5.º ano |
spellingShingle |
O trabalho prático como instrumento para a melhoria da aprendizagem das ciências: um estudo com alunos do 5.º ano Dias, Sara Catarina Fernandes Estágios pedagógicos Ensino das ciências Trabalhos práticos Investigação |
title_short |
O trabalho prático como instrumento para a melhoria da aprendizagem das ciências: um estudo com alunos do 5.º ano |
title_full |
O trabalho prático como instrumento para a melhoria da aprendizagem das ciências: um estudo com alunos do 5.º ano |
title_fullStr |
O trabalho prático como instrumento para a melhoria da aprendizagem das ciências: um estudo com alunos do 5.º ano |
title_full_unstemmed |
O trabalho prático como instrumento para a melhoria da aprendizagem das ciências: um estudo com alunos do 5.º ano |
title_sort |
O trabalho prático como instrumento para a melhoria da aprendizagem das ciências: um estudo com alunos do 5.º ano |
author |
Dias, Sara Catarina Fernandes |
author_facet |
Dias, Sara Catarina Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Sara Catarina Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágios pedagógicos Ensino das ciências Trabalhos práticos Investigação |
topic |
Estágios pedagógicos Ensino das ciências Trabalhos práticos Investigação |
description |
O presente Relatório de Estágio, indispensável para a obtenção do grau de Mestre do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, teve por base o Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica 2.º e 3.ºciclos Diogo Cão – Vila Real. Este Estágio foi realizado no âmbito de distintas disciplinas (Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências da Natureza). Tendo em conta a nossa temática de investigação, este Relatório Dissertativo incidiu, predominantemente, na prática pedagógica realizada no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza do 2.º CEB, em que o trabalho prático assumiu um papel fundamental. Pretendeu-se, então, ao longo deste Relatório refletir sobre o trabalho prático como instrumento para a melhoria da aprendizagem das Ciências no 2.º CEB. Para isso foi realizado um estudo, de natureza qualitativa, ao nível do 2.º CEB (5.º ano), que permitiu demonstrar a importância do trabalho prático no Ensino das Ciências e na aprendizagem dos alunos, em contexto sala de aula. Neste trabalho fundamentamos bibliograficamente o trabalho prático no Ensino das Ciências do 2.º CEB. É também realizada uma revisão bibliográfica para aprofundar os conhecimentos sobre as unidades didáticas lecionadas, nomeadamente “as plantas e os fatores do meio”. Apresentam-se também as planificações das unidades de ensino, de acordo com o Programa Nacional e Metas curriculares das Ciências da Natureza e uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida. Este Relatório constitui-se, como uma rica ferramenta de aprendizagem, reflexão e avaliação pedagógica, pois ele permitiu uma melhor e maior conscientização acerca do trabalho que foi realizado por nós na prática pedagógica, bem como estudar e apresentar pistas para a melhoria da mesma no futuro, de uma forma clara, objetiva e concisa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-29T13:46:05Z 2016-11-29T00:00:00Z 2016-11-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6945 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137154046099456 |